A edição deste ano da Copa do Nordeste chega a última rodada da primeira fase com uma discrepância de pontos entre os dois grupos que pode se tornar a maior da história da competição. Pelo regulamento, as equipes de uma chave enfrentam as da outra.
Até o momento, os times do Grupo A somaram 30 pontos a mais que os do Grupo B. Margem que pode subir para 54 caso todas as equipes, que serão mandantes na última rodada, vençam seus jogos.
Com isso, a diferença entre as pontuações dos dois grupos se igualaria a registrada em 2019, justamente quando essa fórmula foi adotada, e que desde então vem se mantendo como a maior.
Essa distorção entre os grupos vai gerar situações bem peculiares na última rodada. Como a que será vista no jogo entre América-RN e Náutico. Na lanterna do Grupo A, com oito pontos, o time potiguar entra em campo já sem chances de classificação, diante do clube pernambucano, que com sete pontos no Grupo B, depende apenas dele para avançar na classificação.
O Timbu também pode se classificar mesmo em caso de derrota, desde que Juazeirense e Treze percam seus jogos diante de Sport e Vitória, respectivamente, e que o ABC não vença o River-PI tirando uma desvantagem de cinco gols no saldo para os alvirrubros.
Caso consiga a classificação com apenas sete pontos, o Náutico se igualará ao Vitória como o time de menor pontuação a chegar nas quartas de final.
Não por acaso, o feito do time baiano aconteceu justamente em 2019, porém com um detalhe a mais. Foram sete empates (o Náutico soma uma vitória e quatro empates). Naquela edição, Bahia e ABC, que somaram 12 no outro grupo, ficaram de fora.
Outro dado curioso é que a discrepância deste ano vem justamente no ano seguinte ao maior equilíbrio entre a pontuação dos dois grupos, com ambos somando exatos 87 pontos.
A diferença de pontos entre os grupos ano a ano
2019
Grupo A (Fortaleza, Santa Cruz, CRB, Vitória, Salgueiro, Sampaio Corrêa, Sergipe e Altos) - 56 pontos
Grupo B - (Ceará, Botafogo, CSA, Náutico, Bahia, ABC, Moto Club e Confiança) - 110 pontos
Diferença - 54 pontos
2020
Grupo A (Fortaleza, Bahia, Botafogo-PB, Sport, ABC, CRB, Frei Paulistano e River-PI) - 83 pontos
Grupo B (Confiança, Ceará, Vitória, Santa Cruz, Náutico, CSA, Imperatriz e América-RN)- 86 pontos
Diferença - 3 pontos
2021
Grupo A (Ceará, Bahia, CRB, Sampaio Corrêa, Treze, Confiança, 4 de Julho e Santa Cruz)- 81 pontos
Grupo B (Fortaleza, Vitória, Altos, CSA, ABC, Salgueiro, Botafogo-PB e Sport)- 84 pontos
Diferença - 3 pontos
2022
Grupo A (Fortaleza, CSA, Sport, Atlético-BA, Sampaio Corrêa, Campinense, Globo e Sergipe)- 74 pontos
Grupo B - (Ceará, Botafogo-PB, Náutico, CRB, Bahia, Sousa, Altos e Floresta) 101 pontos
Diferença - 27 pontos
2023
Grupo A (Sport, Fortaleza, Ferroviário, CRB, Sampaio Corrêa, Atlético-BA, Vitória e Fluminense-PI) - 87 pontos
Grupo B (Ceará, ABC, Náutico, Sergipe, Santa Cruz, Bahia, Campinense e CSA) - 87 pontos
Diferença - 0 ponto
2024*
Grupo A (Sport, CRB, Ceará, Botafogo-PB, Vitória, Maranhão, River-PI e América-RN) - 90 pontos
Grupo B (Bahia, Fortaleza, Altos, Náutico, Juazeirense, Treze, ABC e Itabaiana)- 60 pontos
Diferença - 30 pontos
* Até a sétima rodada
0 comentários:
Postar um comentário
Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.