18 de abr. de 2023

Algumas informações sobre a SAF do América

Saiba o que é uma SAF e seus objetivos 
A SAF é uma empresa constituída na forma de sociedade anônima de capital fechado, quem tem como objeto principal administrar a prática de futebol masculino e feminino (o futebol feminino é uma obrigação. Não é opção da SAF). Além disso, a SAF tem como meta a formação de atleta profissional de futebol nas modalidades femininas e masculinas e obtenção de receitas decorrentes da transação dos seus direitos esportivos, no caso de propriedade intelectual relacionados à marca (games, espetáculos esportivos, sociais e culturais, etc), receita com negociação de jogadores, tempo de TV, transmissões, publicidades, etc. 

A SAF do América t
É preciso deixar claro que a SAF será criada pelo próprio América e poderá ser contratada com qualquer investidor. No momento, houve o interesse apenas da HI.PE – High Perfomance Capital em ser investidora, mas poderia ser outra pessoa jurídica. Entretanto, isso não é o caso atual. 

Os tipos de SAF 
Uma SAF pode ser constituída de três formas: por intermédio da transformação, constituição e cisão (desmembramento). A primeira delas, pela transformação do clube ou pessoa jurídica original em sociedade anônima do futebol. Exemplo disso aconteceu com o Cuiabá, que era uma sociedade limitada e foi transformada em SAF. 
A segunda modalidade de constituição é pela iniciativa de pessoa natural ou jurídica, ou de fundo de investimento, que resolvem diretamente constituir uma sociedade anônima de futebol. 
A terceira modalidade de constituição é pela cisão do departamento de futebol do clube (como no caso do América) e transferência do seu patrimônio relacionado à atividade futebol para a SAF. Nesse caso, apenas o departamento de futebol do clube (direitos econômicos e federativos dos atletas, comissão técnica, funcionários ligados ao futebol, receitas e obrigações, contratos ligados à atividade do departamento de futebol) é transferido para a Sociedade Anônima do Futebol, como aconteceu com o Cruzeiro. Em troca, o clube recebe as ações da empresa, ocorrendo o drop down

O clube 
 É importante pontuar que o América Futebol Clube continuará existindo normalmente, mas será criado um novo CNPJ para a SAF, que será denominada América Futebol Clube Sociedade Anônima do Futebol ou América Futebol Clube SAF. Para a SAF, somente migrará o que a lei chama de departamento de futebol. Ficam mantidas com o clube todas as receitas extras futebol (aluguéis de salas e academia, receita do estacionamento, mensalidades dos conselheiros). 

Sucessão contratual 
Outro ponto importante é com relação à chamada sucessão contratual. Todos os contratos relacionados aos atletas de futebol serão transferidos para a sociedade anônima de futebol, que passará a ter as relações com as entidades de administração (CBF e Federação). A sociedade anônima do futebol terá o direito de participar de campeonatos, copas ou torneios em substituição ao clube. 

Ações 
Na criação da sociedade anônima de futebol, a lei estabelece a criação obrigatória de uma classe de ações. As ações ordinárias de classe A, são aquelas ações que sempre terão direito de voto, e são de emissão obrigatória. A sociedade anônima do futebol emitirá ações ordinárias da classe A para subscrição exclusivamente pelo clube e integralização pelo sistema drop down. No nosso caso, o América manterá 10% dessas ações. Com esse percentual do capital social votante ou do capital social total, o clube terá o voto afirmativo, que na esfera da assembleia geral, será condição necessária para, por exemplo, uma cessão de uma propriedade intelectual. Isso somente será efetivado com a autorização do clube (voto afirmativo). A SAF não poderá modificar direitos relacionados à história do clube, como o nome, símbolo, brasão, o hino e cores. Até uma mudança de sede para outro município, isso somente será possível com a concordância do clube, que tem as ações de classe A. 

Arrendamento do CT 
 O Clube arrendará (não é venda) à SAF o CT Dr. Abílio Medeiros por um período de 20 anos renovável por mais 20 (vinte) anos. A SAF será responsável todos os custos, manutenção e operação do do CT, e, da mesma forma, a única entidade com direito à utilização do CT. A SAF se compromete a fazer um investimento no valor total de R$ 10.000.000,00 (dez milhões de Reais) em um período de 02 (dois) anos, para melhorias de estrutura e modernização do CT. Após o período de carência a ser negociado, a SAF pagará ao clube um valor pelo arrendamento. 

Governança 
O acionista controlador da sociedade anônima do futebol não poderá ter participação direta ou indireta em outra sociedade anônima. Se ele é acionista controlador de uma SAF não poderá ter participação em outra SAF, para que não haja conflito de interesses. 

Conselho de Administração e Conselho Fiscal 
São órgãos existência obrigatória e funcionamento permanente. No caso da SAF América, o Conselho de Administração será composto por 5 (cinco) membros, sendo e (quatro) membros, incluindo o Presidente do Conselho de Administração, nomeados pelo Investidor e 1 (membro) nomeado pelo Clube: a Diretoria da SAF será eleita pela maioria do Conselho de Administração. o Conselho Fiscal será composto por 3 (três) membros, sendo 2 (dois) membros, incluindo o Presidente do Conselho Fiscal, nomeados pelo Investidor e 1 (membro) nomeado pelo Clube. 

Dívidas do clube 
A SAF não responde pelas obrigações do clube anteriores e posteriores a data da sua constituição, exceto quanto às atividades específicas do seu objeto social. Então, o departamento de futebol, que é o objeto social da SAF, vai herdar as dívidas do clube. Como estas não existem, segundo consta na proposta assinada entre a HI.PE – High Perfomance Capital e o clube, não haverá problema. A SAF não será responsável por dívidas não relacionadas ao futebol. Se o clube resolve fazer um baile na sede social, vende ingressos e depois cancela, se for obrigado a pagar alguma indenização pela não realização do evento, a responsabilidade pelo pagamento não será da SAF.
Com você, o Mecão é ainda mais forte. Seja Sócio!

0 comentários:

Postar um comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.