O técnico Leandro Sena renovou o seu contrato e seguirá à frente da equipe principal do América-RN para a temporada 2023. Diferente da atual temporada que já se encerrou, o treinador terá - pela primeira vez no clube - a oportunidade de iniciar um trabalho a partir da pré-temporada. Do grupo que ascendeu à Serie C e conquistou o Campeonato Brasileiro, nove atletas também já estenderam seus contratos com o Alvirrubro: Bruno Pianissolla, Everton, Jean Pierre, Edson Silva, Rômulo, Juninho, Allef, Araújo e Iago.
Entre idas e vindas como técnico interino e efetivo, Leandro Sena comandou a equipe americana em 28 partidas em 2022, somando 17 vitórias, sete empates e apenas quatro derrotas, um aproveitamento de 71%. Sob o seu comando a equipe marcou 53 gols e sofreu 19.
"Graças a Deus e ao empenho dos atletas conseguimos recuperar a auto estima do grupo e o respeito da torcida. Conversamos bastante e todos entenderam o que precisava acontecer e deu certo. Nada vence o trabalho e esse foi o nosso diferencial", disse.
O ano de 2022 não foi o primeiro em que Sena esteve à frente do time profissional. A primeira vez que o treinador assumiu a equipe foi em 2013, quando na oportunidade livrou a equipe do rebaixamento à Série C. Foi mantido em 2014, levando o América até a semifinal da Copa do Nordeste. Saiu e retornou como auxiliar técnico em 2015, cargo que voltou a exercer em 2020 após aceitar convites para trabalhar em outros clubes de 2016 a 2019. Em 2021, foi convidado para assumir interinamente o time nas últimas partidas do Campeonato Estadual mas as vitórias não garantiram a classificação, já que o América-RN não dependia só dele. Para a disputa do Brasileiro, veio Renatinho Potiguar.
"Nunca me neguei e jamais negaria ajudar quando convocado. Cheguei em Natal/RN como atleta em 2005 para atuar em poucos jogos pelo América-RN na Série C e estou até hoje. Aqui sou feliz, formei família e criou-se uma identificação sem explicação com esse clube e sua torcida. Não consigo mensurar a emoção que é poder trabalhar aqui e conquistar os objetivos. Espero poder proporcionar ainda mais alegrias para o torcedor americano que merece ver o seu clube alçando voos cada vez maiores", falou Sena.
Já a presente caminhada reservava fortes emoções. Leandro Sena voltou a assumir a equipe após a saída de Renatinho e sua comissão. Em 12 jogos, o time comandado por ele conquistou seis vitórias, quatro empates e duas derrotas. Foi mantido para o início do Campeonato Brasileiro, mas acabou sendo substituído na titularidade do comando após somar quatro pontos em dois jogos - vitórias sobre o Sousa-PB e empate com o Crato-CE.
Após as passagens de Edson Vieira - este só durou um jogo - e João Brigatti, Sena reassumiu a equipe a pedido dos próprios atletas com a missão de buscar a classificação para o "mata-mata", objetivo que já estava em descrédito com boa parte da torcida.
Na reestreia, empate sem gols com o Afogados da Ingazeira-PE, em Pernambuco, vitória espetacular de virada contra o Sousa-PB, a Paraíba e uma mudança total no time que passou a mostrar um futebol encantador que garantiu o acesso depois de seis anos após passar por Jacuipense-BA, Moto Club-MA e Caxias-RS, e o primeiro título nacional superando São Bernardo-SP na semifinal e Pouso Alegre-MG na decisão.
"Tinha que ser dessa forma e sou grato por isso. O trabalho desempenhado pela comissão, atletas e diretoria proporcionou tudo isso. Todos as fases que passamos este ano foram importantes para o nosso amadurecimento e o mais importante, para o nosso crescimento. Nunca que eu poderia escrever uma história mais incrível que essa, vai para o livro da bola, com certeza", brincou o Leandro Sena.
Em 2023 o América-RN terá "calendário cheio" com as disputas do Campeonato Estadual, Pré-Copa do Nordeste, Copa do Brasil e Série C do Campeonato Brasileiro.
Foto: Canindé Pereira/ AFC Oficial
0 comentários:
Postar um comentário
Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.