América, Abc e Governo do Estado chegaram a um acordo sobre a parceria para distribuição de ingressos nos jogos das séries C e D de 2019, em Natal, bancados pelo programa Nota Fiscal Potiguar. Cada clube terá direito a uma cota de 1.000 ingressos por jogo, segundo informação do jornalista Dionísio Outeda.
Para ter direito ao ingresso, neste primeiro momento, basta o torcedor baixar o aplicativo no celular e procurar os postos de troca, cujos locais serão divulgados posteriormente. A troca será limitada a um ingresso por CPF.
Ficou definido que o primeiro jogo do América contemplado pelo programa é contra o Bahia de Feira de Santana, no dia 18 de maio.
Árbitro: José Reinaldo Figueiredo da Silva Filho - AL (CBF) Árbitro Assistente 1: Claudio Camilo da Silva - AL (CBF) Árbitro Assistente 2: Maxwell Rocha da Silva - AL (CBF) Quarto Árbitro: Clizaldo Luiz Maroja Di Pace França - PB (CBF) Analista de Campo: Arthur Alves Júnior - SP (CBF)
Em 2015, a diretoria do Abc enviou ofício para o América exigindo o pagamento de mais de R$ 4 mil reais para conserto do alambrado que foi danificado pelos torcedores americanos na comemoração do título do Centenário (aquele da voadora de Flávio Boa Ventura).
Cabe agora repetir o procedimento feito pelo Abc e cobrar a reparação pelos danos causados na última quarta-feira na Arena das Dunas. Vamos aguardar!!!!!
O
América ainda não recebeu a sua parte na renda da final do estadual. A Arena
das Dunas não concluiu o relatório sobre os incidentes provocados pela torcida
do Abc.
Quando
a renda líquida for liberada, o América ficará com 50% e a Arena das Dunas com
os outros 50%, tudo de acordo com os termos do contrato.
Pelo
que fiquei sabendo, a direção do América espera uma manifestação do Ministério
Público sobre os incidentes ocorridos na Arena das Dunas.
Se a
Arena das Dunas descontar da cota líquida do América os prejuízos causados pela
torcida adversária, a direção americana vai ajuizar ação(ões) contra os
torcedores infratores, que serão identificados pelas imagens amplamente
divulgadas pelas TVs.
Estranho
o assunto torcida única não ser debatido nessas horas.
A diretoria alvirrubra segue trabalhando para fortalecer o grupo para a disputa do Campeonato Brasileiro e a bola da vez é o volante Makelele, de 23 anos.
O atleta disputou o Gauchão pelo Pelotas-RS e se apresenta na tarde de hoje (30), ao técnico Moacir Júnior.
FICHA TÉCNICA: MAKELELE
Nome completo: Fábio Gonçalves de Souza
Data de Nascimento: 09/04/1996
Naturalidade: Santo Antônio de Pádua (RJ)
Altura/Peso: 1,78cm/71Kg
Posição: volante
Clubes por onde passou: Ferroviária-SP, Noroeste-SP, Marília-SP, Cuiabá-MT e Pelotas-RS.
O vídeo dos bastidores da conquista do título de 2019 é uma relíquia que precisa ser preservada não só pelos torcedores mas pelo próprio clube. A preciosidade é obra do craque Carlos Augusto, que mais uma vez de um show de competência.
Alguns detalhes do conteúdo do vídeo, que já tem mais de 10.500 visualizações: a fortíssima harmonia do grupo, o sangue nos olhos de cada jogador e a liderança do volante Leandro Melo e do zagueiro Alisson.
Uma frase disparada pelo zagueiro Alison, o herói do título, também chamou a atenção: "o vestiário é sagrado". E pelo jeito foi mesmo. Pelo menos na hora que o grupo fechou a roda antes do início da partida, é possível verificar a presença apenas dos jogadores e comissão técnica. Não tinha dirigente.
Nas últimas duas estreias no Campeonato Brasileiro da Série D, o América conquistou uma vitória e um empate. Em 2017, o time estreou na Arena das Dunas e bateu o Murici/AL por 3x0. Os gols foram anotados Danilo, Lucão e Geovani.
Para vencer os alagoanos, o técnico Leandro Campos utilizou o futebol de Fred, Marcos Júnior, Cleyton, Paulão e Danilo; Guto (Juninho), Jonathas, Robson e Cascata (Geovani); Jean Silva e Lucão (Beleu).
No ano passado, fora de casa, o adversário de estreia foi o Imperatriz/MA e o placar terminou empatado sem gols. O América atuou com Daniel, Guilherme, Negretti, André Santos e Gilton; Gercimar, Sapé, Jonathas (Rodney) e Luiz Fernando (Cascata); Flávio Carioca e Pardal (Wandinho). O técnico era Ney da Matta.
Um grupo de torcedores denominados “Amigos Americanos”, realizou na noite desta segunda-feira(29), o jantar de comemoração do título do Campeonato Potiguar 2019. Estiveram presentes além de torcedores tradicionais do nosso Mecão, o técnico Moacir Júnior e parte da comissão técnica.
O Serrano, adversário do América no próximo sábado, é um velho conhecido do goleiro Rafael Copetti. Em 2017, ele defendeu a equipe paraibana em doze partidas do campeonato estadual.
Pelo América, Copetti entrou em campo quatro vezes. Nas vitórias sobre Abc, Palmeira e Força e Luz, além da derrota para o Globo no Barrettão, todas pelo segundo turno.
O volante Luiz Henrique, 26 anos, que estava atuando pelo Vitória da Conquista/BA, foi confirmado oficialmente pela direção do América na manhã desta segunda-feira como reforço para a Série D do Campeonato Brasileiro da Série D.
Tanto Luiz Henrique como Mikael foram antecipados ontem no twitter do Vermelho de Paixão:
Levantamento do Vermelho de Paixão mostra que dos vinte e nove gols que o América marcou para conquistar o título estadual, nenhum foi feito de fora da área ou de falta. Apenas três foram assinalados de pênalti e vinte e seis com a bola rolando.
A turma com o pé esquerdo prevaleceu com quatorze gols, enquanto os destros anotaram nove. Outros seis foram feitos de cabeça.
A direção do América anunciou a contratação do meia Mikael, 26 anos, que atuou pelo São Luiz, da cidade de Ijuí/RS, durante o campeonato gaúcho, sendo titular e marcando dois gols.
O jogador atuou também pelas seguintes equipes: Lajeadense/RS, Aimoré/RS, Boa Esporte/MG, Uberlândia/MG, Ypiranga/RS, Passo Fundo/RS, Remo/PA e Caxias/RS.
Campeonato Potiguar: América
Campeonato Paulista: Corinthians
Campeonato Carioca: Flamengo
Campeonato Mineiro: Cruzeiro
Campeonato Gaúcho: Grêmio
Campeonato Catarinense: Avaí
Campeonato Paranaense: Atlhetico
Campeonato Brasiliense: Gama
Campeonato Mato-grossense: Cuiabá
Campeonato Goiano: Atlético
Campeonato Sul-Mato-Grossense: Águia Negra
Campeonato Baiano: Bahia
Campeonato Cearense: Fortaleza
Campeonato Pernambucano: Sport
Campeonato Alagoano: CSA
Campeonato Sergipano: Frei Paulistano
Campeonato Paraibano: Botafogo
Campeonato Maranhense: Imperatriz
Campeonato Piauiense: River
Campeonato Paraense: Remo
Campeonato Acreano: Atlético
Campeonato Amazonense: Manaus
Campeonato Capixaba: Vitória
Campeonato Rondoniense: Vilhense
Indefinidos: Roraima, Tocantins e Amapá (este último só começa em maio).
Para conquistar o título do Estadual de 2019, o América disputou dezoito partidas e utilizou vinte e nove jogadores. Os recordistas de participações são Jean Patric, Adenilson e Kaike, cada um com dezessete jogos. Por outro lado, Breno e Anthony entraram em campo apenas uma vez.
O meia Roger Gaúcho disputou somente oito partidas, porém é o único jogador com 100% de participação. Ele estreou no Estadual na vitória de 3x0 sobre o Abc, no Segundo Turno, marcando dois gols, e sempre foi titular da equipe. O seu primeiro jogo pelo América, no entanto, foi contra o Santos, na Copa do Brasil, no estádio do Pacaembu, em São Paulo.
O atacante Tony, que disputou apenas cinco partidas e não marcou gol, não vai ficar para o Campeonato Brasileiro da Série D. O contrato do jogador não será renovado pela diretoria.
A FNF promove já faz algum tempo promove a festa do "Prêmio Craque Potiguar". Esse tipo de evento existe em todo Brasil. A "boleirada" adora e o dirigente nem se fala.
A escolha dos premiados é feita pela imprensa esportiva, que atua em rádio, televisão e jornal. O resultado não costuma agradar o torcedor. É tipo convocação da Seleção Brasileira. Sempre vai faltar alguém ou um intruso foi escolhido sem merecer.
O "Prêmio Craque Potiguar" tem algumas situações realmente esquisitas. Exemplo: apesar de dividir com o Abc a hegemonia do futebol do RN nas últimas seis temporadas, o América não conseguiu emplacar um único treinador entre os premiados.
Em 2015, por exemplo, o técnico Roberto Fernandes levou o América ao título histórico do Centenário, mas acabou perdendo o prêmio para Josué Teixeira, do Abc. Como forma de protesto, os jogadores do América não pisaram na festa.
No quesito dirigente a situação não é diferente. Mesmo sendo campeão em 2014, 2015 e 2019, a escolha não passou nem perto da Rodrigues Alves. Se a praxe costuma ser a escolha do presidente do clube, em 2015 buscaram um cargo de patente inferior. O agraciado foi o superintendente de futebol do Abc, Rodrigo Pastana.
Na campanha do título do Campeonato Estadual, o América assinalou vinte e nove gols. Adriano Pardal terminou com o principal artilheiro da equipe com nove gols, sendo seguido por Max com cinco. O jogador Rafael Pit, do Potiguar, ajudou na soma com um gol contra.
09 - Pardal
05 - Max
02 - Diego, Adenilson, Roger Gaúcho, Hiltinho, Jean Patric
01 - Adriano Alves, Rafael Pit (contra), Gabirel Nunes, Luisinho e Alison
Como já era esperado, o árbitro Marcelo de Lima Henrique relatou na súmula do clássico da última quarta-feira a invasão da torcida no gramado da Arena das Dunas para comemorar o título de campeão de 2019.
Cá pra nós, uma conquista sobre o maior rival, com um gol aos 49 minutos do segundo tempo, merece uma invasão de gramado, né seu Marcelo?
Para finalizar, o arremesso de um tênis para o campo de jogo do local onde estava a torcida do Abc também constou também na súmula da partida.
O volante Gabriel Nunes não vai permanecer para o Campeonato Brasileiro da Série D. O jogador, inclusive, não participou das atividades com o restante do grupo nesta sexta-feira. Ele atuou em apenas seis partidas do Campeonato Estadual.
O Campeonato Brasileiro está chegando! No dia 4 de maio o Alvirrubro estreia na competição contra o Serrano-PB, em Campina Grande/PB.
Visando fortalecer ainda mais o campeão Estadual, a diretoria acertou a contratação do primeiro reforço, o volante Moreilândia, que já está em Natal, e será apresentado na tarde de hoje (26), no CT.
FICHA TÉCNICA: MOREILÂNDIA
Nome completo: José Jeffson Cordeiro de S
Data de Nascimento: 13/04/1989
Naturalidade: Moreilândia (PE)
Altura/Peso: 1,76cm/70Kg
Posição: volante
Clubes por onde passou: Salgueiro-PE, Trofense-Portugal, Catanduvense-SP, Mogi Mirim-SP e Fluminense de Feira-BA
Da renda bruta (R$ 343.705,00) da decisão da última quarta-feira, o América ficou com R$ 172.174,92. Pelo regulamento do Campeonato Estadual a renda é do clube mandante.
As despesas somaram quase a mesma cota do América: R$ 171.530,08. A FNF levou para casa R$ 27.496,40.
O custo total da arbitragem foi de R$ 35.294,50, sendo R$ 14.446,00 para árbitro, auxiliares, delegado e fiscais, R$ 2.889,20 de INSS e R$ 17.959,30 de transporte e diárias.
O técnico Moacir Júnior, que estreou no comando do América no empate fora de casa contra o Sobradinho/DF, na primeira fase da Copa do Brasil, depois de quatorze jogos tem 61,90% de aproveitamento. Com ele, o time conquistou oito vitórias, dois empates e sofreu quatro derrotas, dessas três foram fora de casa (Santos/SP, Globo e ASSU).
Depois de ficar dois anos ausente, com a conquista do título estadual o América volta a disputar a fase de grupos da Copa do Nordeste. A última vez que isso aconteceu foi em 2017. No ano passado o clube disputou a Pré-Copa, mas não obteve vaga para a edição deste ano. Confira abaixo os clubes que já estão garantidos na competição e os que vão disputar a a pré-copa:
Fase de Grupos:
MA: Imperatriz
PI: River
PE: Sport e Santa Cruz
BA: Bahia e Vitória
CE: Fortaleza e Ceará
SE: Frei Paulistano
RN: América
AL: CSA
PB: Botafogo Pré-Copa:
MA: Sampaio Corrêa
SE: Confiança
PI: Altos
RN: Abc
AL: CRB
PE: Náutico
BA: Juazeirense
PB: Campinense
Com a intenção de receber o apoio do torcedor, o técnico Moacir Júnior resolveu abrir os portões do CT Abílio Medeiros para o treino desta tarde (15 h). É intensa a movimentação de torcedores e a expectativa é que o CT receba um grande público na véspera da grande final do Estadual. Apoiar o elenco neste momento de decisão é fundamental.
O presidente Eduardo Rocha informou que o contrato do treinador Moacir Júnior foi renovado para que ele permaneça no comando da equipe no Campeonato Brasileiro da Série D.
O Vermelho de Paixão pesquisou o clube atual ou o último registro dos jogadores que iniciaram a partida final de 2015, quando o América conquistou o título do Centenário, dentro do Maria Lamas, com o gol do zagueiro Flávio Boaventura.
Para recordar, o time rubro começou a partida com Busatto, Diogo, Boaventura, Cléber e Álvaro; Judson, Zé Antônio Paulista, Thiago Potiguar e Cascata; Pardal e Max. O técnico era Roberto Fernandes.
Em 2014, o árbitro Marcelo de Lima Henrique, quando ainda integrava o quadro da FIFA, dirigiu o clássico do Segundo Turno entre Abc e América, na Arena das Dunas. O time rubro venceu com gol do lateral Walber, aos 45 minutos da etapa final.
Em termos de cartões, o árbitro carioca não foi nada econômico. Foram quatro cartões amarelos para o Abc e três para o América. O atacante Isac ainda recebeu o cartão vermelho, assim como o treinador Zé Teodoro, da equipe do Abc.
O América, que tinha no comando o técnico Oliveira Canindé, venceu a partida atuando com Andrey, Fabinho, Cléber, Edson Rocha e Alex Barros (Marcelinho); Thiago Dutra, Jean Cléber (Walber), Val e Arthur Maia; Max (Isac) e Rodrigo Pimpão.
A FNF divulgou agora há pouco que Marcelo de Lima Henrique, da Federação Carioca de Futebol, será o árbitro da grande final de quarta-feira. Ele será auxiliado por Márcio Austáquio S. Santos, de Minas Gerais, e Fábio Pereira, do Tocantins. Os três são da categoria Master. Zandick Gondim será o quarto árbitro e Carlos Alberto de Berto, o quinto.
A Comissão Estadual de Arbitragem divulga neste segunda-feira, às 15 h, o árbitro da final do Campeonato Estadual. Por conta de evento com o quadro de árbitros da FIFA, o trio deverá ser escolhido da categoria Master, que tem alguns nomes conhecidos como Leandro Pedro Vuaden, Marcelo de Lima Henrique, Pericles Bassols, Heber Roberto Lopes, Francisco Carlos do
Nascimento (Chicão) e Elmo Resende.
Para a grande final de quarta-feira, o América deverá entrar em campo com uma formação perto desta aqui: Ewerton, Joazi ou Vinícius, Adriano Alves, Alisson Brand ou Alison e Kaike; Leandro Melo, Adenilson, Hiltinho e Roger Gaúcho; Max e Pardal.
Como a final do Campeonato Estadual acontece somente na próxima quarta-feira, apenas o Rio Grande do Norte falta definir o representante na fase de grupos da Copa do Norte e na Pré-Copa. Com exceção de Maranhão e Piauí, os outros estados da região definiram os seus clubes no final de semana. Confira a situação atual da competição de 2020:
Pré-Copa:
MA: Sampaio Corrêa
SE: Confiança
PI: Altos
RN: Abc ou América
AL: CRB
PE: Náutico
BA: Juazeirense
PB: Campinense
Fase de Grupos:
MA: Imperatriz
PI: River
PE: Sport e Santa Cruz
BA: Bahia e Vitória
CE: Fortaleza e Ceará
SE: Frei Paulistano
RN: América ou Abc
AL: CSA
PB: Botafogo
O América estreia na Série D enfrentando a equipe do Serrano, que ontem perdeu por 3 a 2 para o Central em amistoso realizado, no Estádio Lacerdão, em Caruaru. Os gols da "Patativa" foram assinalado por Joelson, Leandro Costa e Pedro Maycon enquanto Ítalo e Ferreira descontaram para o time paraibano.
O Serrano, que é treinado por Jairo Santos e foi rebaixado para a Segunda Divisão da Paraíba, entrou em campo com a seguinte formação: Juci, Ferreira, Lucas Coelho, Weverson, Elton, Jonny, Amaral, Robertinho, ítalo, Neto e Cláudio.
O Central começou o amistoso com França, Allef, Rafael Araújo, Bruno Oliveira, Wendel, Duda, Fernando Pires, Raimundo Junior, Paulinho Mossoró, Leandro Costa e Joélson. O técnico do Central é Celso Teixeira.
O América estreia na Série D enfrentando a equipe do Serrano, no estádio Amigão, em Campina Grande, no dia 04 de maio.
Botafogo, Cruzeiro, Frei Paulistano e Gama se tornaram campeões, neste sábado, dos Campeonatos Paraibano, Mineiro, Sergipano e Brasiliense, respectivamente. O quarteto se juntou a outros três vencedores e os Estaduais chegaram a sete campeões. O Imperatriz foi o primeiro a dar a volta olímpica em 2019 ao faturar o Maranhense. O Ríver levou o título no Piauiense, enquanto o Grêmio faturou o bi de forma invicta no Gauchão.
A Diretoria de Competições da CBF informou que a equipe do Interporto-TO substitui o Gurupi-TO, que desistiu de participar da Série D do Campeonato Brasileiro. Ele vai se juntar ao Palmas Futebol e Regatas como um dos representantes do estado do Tocantins no campeonato.
O substituto foi indicado pela Federação Tocantinense de Futebol por critérios técnicos por conta do seu desempenho no campeonato local em 2018. O Interporto vai ficar no grupo A9, ao lado de Itabaiana, Juazeirense e Aparecidense.
A Diretoria de Competições da CBF divulgou a tabela detalhada com as datas, horários e locais dos jogos da competição. A primeira fase da Série D começa no dia 4 de maio (sábado) e segue até o dia 9 de junho (domingo). As partidas acontecem às sextas, sábados, domingos e também nas segundas-feiras, assim como nas Séries A e B.
O Brasileiro Série D é disputado em seis fases com 68 clubes de todos os estados do Brasil. A segunda-fase, com 32 clubes, está prevista para começar a partir do dia 16 de junho. As oitavas de final a partir do dia 30 de junho. Quartas a partir do dia 14 de julho. Semifinais no dia 28 de julho. Os dois jogos das finais estão marcados para os dias 11 e 18 de agosto.
Os quatro clubes que se classificarem para as semifinais da Série D estão garantidos no Brasileiro da Série C de 2020.
A CBF oferece os seguintes benefícios financeiros aos participantes da Série D: passagens aéreas para as delegações dos clubes, limitadas a 25 (vinte e cinco) pessoas por delegação em distâncias acima de 700km; passagens rodoviárias ou aluguel de ônibus para as delegações dos clubes para distâncias de até 700km; cobertura das despesas de hospedagem e alimentação, limitadas a 25 (vinte e cinco) pessoas por delegação; e despesas com taxas de arbitragem e exames antidoping.
Veja os jogos do América:
04/05 (sáb) - 16h00 - Serrano/PB x América - Amigão (Campina Grande)
11/05 (sáb) - 17h00 - América x América/PE - Arena das Dunas (Natal)
18/05 (sáb) - 17h00 - América x Bahia de Feira - Arena das Dunas (Natal)
25/05 (sáb) - 16h00 - Bahia de Feira x América - Arena Cajueiro (Feira de Santana)
02/06 (dom) - 16h00 - América/PE x América - Ademir Cunha (Paulista)
09/06 (dom) - 18h00 - América x Serrano - Arena das Dunas (Natal)
Para a grande decisão da próxima quarta-feira, o técnico Moacir Júnior vai contar com a dupla de atacantes que marcou 51,8% dos gols do América na temporada. Max e Pardal assinalaram 14 dos 27 gols.
Para se ter ideia do potencial de fogo dos dois, das dez vitórias da equipe em 2019 apenas contra o Potiguar, no Nogueirão, na fase classificatória do segundo turno, não houve gol de pelo menos um deles.
O "homem de pedra" ainda marcou um gol no empate contra o Potiguar na segunda rodada do primeiro turno, na Arena das Dunas.
Com 48 anos de clube, o médico do América(RN), Maeterlinck Rêgo lança sua biografia Doutor no Futebol e na Vida, no dia 8 de maio às 18 horas na sede do clube na Avenida Rodrigues Alves, 950, Tirol, Natal.
Menino nascido em Macau, Maeterlinck conta toda a sua vida em depoimento ao jornalista Rubens Lemos Filho, desde as peladas da infância às conquistas pelo América, com destaque para a Copa do Nordeste em 1998 e os acessos à Série A em 1996 e 2006.
O livro não se resume ao futebol, que aparece com novas histórias do emérito contador de “causos “ da bola. Mostra sua luta para conseguir estudar e concluir o curso de Medicina, além de revelar bastidores e intrigas do meio esportivo.
Coordenador Médico da Copa do Mundo em Natal em 2014 e médico da Seleção Brasileira SUB -20 seis anos antes, Maeterlinck é um pioneiro da Medicina Esportiva e reconhecido em todo o país.
A contracapa é assinada pelo médico José Luiz Runco, pentacampeão mundial pela seleção brasileira em 2012 e médico do escrete Pentacampeão em 2002 e ainda nos Mundiais de 2006/10/14. O prefácio é do advogado Carlos Roberto de Miranda Gomes e a orelha do livro tem o timbre do jornalista Cassiano Arruda Câmara. Edição 8 Editora.
Assim como aconteceu para o jogo de ontem, a diretoria do América vai pedir trio da FIFA para a grande decisão da próxima quarta-feira, na Arena das Dunas. A solicitação será protocolada agora pela manhã na FNF.
Os ingressos para a grande final da próxima quarta-feira, às 21h30, já estão sendo vendidos no site da Arena das Dunas (clique AQUI). Confira os valores dos ingressos
Até Domingo (21/04):
– Setor Sul (América): R$ 20 INTEIRA /R$ 10 MEIA E CONVÊNIOS
– Setor Leste (América): R$ 30 INTEIRA /R$ 15 MEIA E CONVÊNIOS
– Setor Norte (ABC): R$ 20 INTEIRA /R$ 10 MEIA E CONVÊNIOS
Numa partida fraca tecnicamente, o primeiro clássico da decisão do Campeonato Estadual acabou com um empate sem gols. Foram pouquíssimos lances de gol, muitos passes errados e faltas em excesso.
O América em nenhum momento perdeu o controle do jogo, mas não conseguiu acertar o tal do último passe. Ninguém errou mais que Pardal neste ponto, principalmente por algumas jogadas de absoluto individualismo. Mas não foi só ele, sejamos justos.
Por outro lado, tivemos também alguns leões: o volante Leandro Melo e a dupla de zaga com Adriano Alves e Alisson Bran. Além desses, o goleiro Ewerton foi o grande salvador da pátria, que no último minuto fez uma defesa monstruosa e acabou evitando o gol do adversário.
Como atuou fora de casa e desfalcado de Joazi e, principalmente, de Max, o América acabou saindo de campo mais satisfeito com o resultado e agora espera no jogo da volta, na próxima quarta-feira, na Arena das Dunas, para tentar conquistar o título ao lado do seu torcedor. Precisa dizer que vai ser casa cheia?
Um rápida espiada nas súmulas de algumas decisões do último final de semana é possível verificar que nos principais campeonatos da Região Nordeste houve a opção por arbitragem FIFA, o chamado árbitro de fora.
No clássico entre Náutico 0x1 Sport o comando foi do goiano Wilton Pereira Sampaio. Na vitória do Fortaleza sobre o Ceará a arbitragem foi do paulista Raphael Claus e no empate entre Bahia de Feira e Bahia a direção foi do mineiro Ricardo Marques Ribeiro. Já no estádio Rei Pelé, a vitória do CSA diante do CRB foi com arbitragem do gaúcho Anderson Daronco.
Saindo da Região Nordeste, observamos que em Minas Gerais houve a presença de um árbitro de outro estado. A primeira partida da decisão entre Cruzeiro e Atlético foi dirigida pelo carioca Wagner do Nascimento Magalhães.
Finais com árbitro de fora:
Náutico 0x1 Sport - Wilton Pereira Sampaio - FIFA - GO
Fortaleza 2x0 Ceará - Raphael Claus FIFA – SP
Bahia de Feira 1x1 Bahia - Ricardo Marques Ribeiro - FIFA - MG
CSA 1x0 CRB - Anderson Daronco - FIFA - RS
Cruzeiro 2x1 Atlético - Wagner do Nascimento Magalhães - FIFA - RJ
A diretoria do Vasco anunciou ontem a contratação do meia Marcos Júnior, que na temporada de 2017 vestiu a camisa do América. O jogador foi um dos destaques do Bangu no campeonato carioca.
Pelo América, Marcos Júnior disputou 31 partidas, sendo 12 pelo Estadual, 6 pela Copa do Nordeste, 1 pela Copa do Brasil e mais 12 pela Série D.
O acerto do jogador com o Vasco foi anunciado pelo twitter do Vermelho de Paixão no último domingo.
Total de jogos: 58
Vitórias dos mandantes: 23
Vitórias dos visitantes: 20
Empates: 15
Maior número de vitórias: América (10)
Menor número de vitórias: ASSU, Força e Luz e Santa Cruz (02)
Maior número de derrotas: Palmeira (09)
Menor número de derrotas: Globo (02)
Melhor ataque: América (27)
Pior ataque: Força e Luz (07)
Melhor defesa: Globo (07)
Pior defesa: Palmeira (26)
Total de gols: 127
Gols dos mandantes: 65
Gols dos visitantes: 62
Média de gols: 2,19
Placar mais frequente: 0x0 (08)
Total de público pagante: 79.783
Média/jogo: 1.400
Maior público (total): América (40.396)
Menor público (total): Força e Luz (1.912)
Maior renda bruta (total): América (R$ 666.380,00)
Menor renda bruta (total): Força e Luz (R$ 31.785,00)
Maior público pagante: América 1x2 Abc (18.573)
Quando o árbitro interrompe uma
partida por conta de meia dúzia de torcedores que resolve acender sinalizadores
o que deveria passar despercebido acaba sendo notado por todos. Enquanto a
fumaça não for embora o jogo não recomeça, independentemente de ter
"invadido" ou não a área do gramado. Resultado? Todo mundo de olho
nos sinalizadores.
A nota de repúdio do Sindicato
dos Árbitros, por conta da iniciativa da diretoria do América de solicitar
arbitragem do quadro da FIFA para o primeiro jogo da decisão do Estadual, é
algo que também merecia passar despercebida.
Deselegante, equivocada e
demagógica é o mínimo que a nota do SINDAFERN merece ser adjetivada.
Deselegante com o árbitro Luiz Flávio de Oliveira, equivocada quando mira o América
que apenas usou uma faculdade legal estabelecida pela própria FNF e, por fim,
demagógica quando se solidariza com torcedores que, segundo a nota,
"gastam seus poucos recursos com o clube de coração".
Que o sindicato queira defender a
categoria é louvável, mas sair atirando de forma irresponsável não me parece uma
maneira inteligente.
Resta saber se o SINDAFERN vai
repudiar a escolha de um árbitro local para comandar uma decisão de estadual
fora do RN. Vou pagar para ver.
NOTA DE REPÚDIO
Mais uma vez o SINDAFERN vem a público repudiar a atitude de uma agremiação solicitar arbitragem de fora do estado. Vale salientar que a arbitragem potiguar goza de prestígio pela sua qualidade e integridade. Tanto que, apenas em 2019, nossos representantes conduziram dois dos maiores clássicos do estado do Maranhão (Sampaio Correia x Moto Clube) e da Bahia (Bahia x Vitória), válidos pela Copa do Nordeste, bem como diversos outros jogos da mesma competição, e também outros duelos pela Copa do Brasil, saindo se muito bem em todos esses confrontos.
O SINDAFERN se solidariza com a categoria nesse momento de desprespeito e desvalorização, ao serem preteridos de exercerem suas funções numa partida de tamanha importância, mesmo após um brilhante campeonato e constante treinamento e aprimoramento.
Apesar da relação nem sempre amistosa entre torcedores e a arbitragem, o SINDAFERN também se solidariza com aqueles, pois em tempos de crise econômica é uma falta de respeito com esses abnegados que gastam seus poucos recursos com o clube de coração.
Só para se ter uma ideia, a federação investe em uma partida como essa, aproximadamente R$ 5.000,00 (cinco mil reais). Ao se pedir arbitragem de fora, o custo extra é do clube solicitante, e o montante fica em torno de R$ 25.000,00 (vinte e cinco mil reais). É do seu bolso, torcedor, que está saindo esse dinheiro.
O zagueiro Yago, 16 anos, que disputou a Copa São Paulo de Futebol Júnior deste ano pelo América e desde fevereiro estava no Palmeiras/SP, hoje assinou contrato com o time paulista.
A ida para o Palmeiras foi graças a uma parceria com o América, que ainda mantém vínculo com o jogador.