Mesmo com o mando de campo sendo da FNF, o presidente Beto Santos saiu do camarote e foi ver in loco a entrada dos torcedores no jogo do último domingo contra o Globo. Viu o caos de perto e ficou estarrecido.
Além disso, designou previamente o diretor Heriberto Neto para monitorar a movimentação do público desde o momento da abertura do estádio. O Vermelho de Paixão teve acesso a esse controle (veja abaixo).
Heriberto Neto ficou no CCO (centro de controle do estádio) e disse que os responsáveis pela Arena das Dunas alegaram que o problema se deu pelo fato da necessidade de apresentação da carteira de estudante, idoso e também por causa da não abertura de mais um portão para o setor Leste Superior.
14:45 Portões abertos de maneira simultânea;
15:00 Número razoável de gente entrando no estádio, sem aglomeração;
15:15 Filas começam a ficar maiores;
15:25 Caos nos arredores dos portões "M" e "N";
15:40 Liberadas as catracas em modo manual (sem leitura do código de barra) a pedido de Beto;
15:44 No momento: 8.493 pessoas dentro da Arena;
16:49 São 9.8018 dentro;
15:56 São 11.547 dentro;
16:02 São 12.633 dentro. Jogo começou;
16:07 São 13.513 dentro. Nesse momento arrombaram o Portão "Q";
16:08 BOPE informado e se dirigindo ao local;
16:16 BOPE contornou a situação trancando o portão SEM UTILIZAR O USO DE FORÇA;
16:24 São 15.375 pessoas dentro. Nesse momento, finalizei o acompanhamento no CCO.
2 comentários:
Boa noite! Fui testemunha ocular no momento em que tudo aconteceu e não foi bem assim. Chegamos eu e meu pai com mais de meia hora de antecedência do jogo começar e nos dirigimos ao portão O, acesso ao setor leste superior. A fila dava voltas e simplesmente não andava. Quando o jogo já havia começado, talvez com quase 10 minutos, os funcionários liberaram o acesso pelo portão Q e permitiram o ingresso de diversas pessoas sem que se exigisse tickets. Não ocorreu arrombamento. Várias pessoas entraram inclusive com garrafas de vidro. Nesse momento começou um tumulto, as filas foram desfeitas e muitos se espremeram e entraram no estádio. Eu e meu pais fomos alguns deles. Tentamos ir ao setor leste superior, mas não havia qualquer acesso e então ficamos no inferior, naquela área que fica cercada por uma parede de vidro. A desorganização foi tremenda. Muitas crianças chorando, empurra-empurra, uma verdadeira vergonha o que aconteceu. Fico muito triste, tendo em vista que, à exemplo de minha noiva, muitos não vão mais ao estádio por causa de fatos como o ocorrido nesse jogo, se não é a violência, a falta de organização! Não bastasse isso, a bagunça nos bares era ainda maior, vi idosos, idosas, mulheres e crianças sendo esmagadas e assim como eu tomando banho de cerveja e refrigerante por não existir qualquer ordenamento nas filas, ou melhor, em razão da inexistência de filas. Enfim, creio que há muita coisa há de melhorar e que há de se lembrar que o clube só existe por causa de seu torcedor, respeitá-lo e tratá-lo com educação é o mínimo que deveria ocorrer. Abraço a todos e tenho fé de que as coisas melhorem no futuro.
Há muito tempo, deixei de ver América x time do lamão por causa da violência dos torcedores marginais. Na final do ano passado, a entrada também foi uma esculhambação e só consegui entrar após 30 minutos de jogo.Neste aspecto, acho que a Arena das Dunas ainda é pior do que o Machadão. Resolvam isso, pois quero voltar aos estádios e poder levar minha filha sem medo de violência e desorganização.
Postar um comentário
Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.