O Campeonato Paulista terminou há quase cinco meses, mas pelo menos 300 jogadores que disputaram o torneio ainda não receberam parte de seus salários no período. O levantamento é do Sindicato dos Atletas de São Paulo, que já ingressou com 178 ações na Justiça contra vários clubes.
Apesar disso, nenhum time perdeu pontos nesta edição do torneio. O regulamento da Federação Paulista de Futebol (FPF) prevê esse tipo de punição para os que não pagam em dia –é o chamado "fair play financeiro".
"O regulamento é bom, mas ainda tem pontos falhos, como não prever perda de ponto para dívida de direito de imagem", diz Filipe Rino, advogado do sindicato.
Segundo Rino, as denúncias foram feitas para o Tribunal de Justiça Desportiva (TJD) e não há explicações para ainda não terem ido a julgamento. Marília, Portuguesa, Santo André, Atlético Sorocaba, Comercial, Barbarense, Guaratinguetá, Guarani, Rio Branco, Grêmio Barueri e Cotia fazem parte da lista.
O presidente do TJD, Mauro Marcelo, confirmou que recebeu as queixas, mas disse que os atletas não querem se expor e, por isso, é difícil levar o julgamento adiante.
"Os atletas, quando são chamados para darem seus depoimentos, simplesmente não querem falar,porque têm medo", disse Marcelo.
"Nós tentamos encorajar os atletas. Eles devem, sim, falar. Não há como mudar as regras em relação a isso", completou, respondendo se não seria melhor fazer uma mudança no regulamento.
A FPF afirmou que repudia e trabalha para evitar os atrasos salariais de jogadores. Disse ainda que incluiu dispositivo no regulamento para tentar coibir a inadimplência e, para 2016, prometeu endurecer a norma com base no Profut.
Da Folha de São Paulo
0 comentários:
Postar um comentário
Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.