6 de jul. de 2015

Quatro estádios da Copa têm ocupação média inferior a 19% de suas capacidades

Neste ano, quatro dos 12 estádios que sediaram a Copa do Mundo de 2014 sofrem com a pouca presença de público. Construídos em cidades com baixa quantidade de torcedores nas partidas locais, Arena Pantanal, Arena da Amazônia, Arena das Dunas e Mané Garrincha operam, em média, com menos de 19% de suas capacidades. Por conta disso, os palcos são candidatos a se tornar "elefantes brancos", expressão popular usada para designar arenas esportivas pouco utilizadas.
Com capacidade para 39.000 pessoas, a Arena Pantanal registra a pior taxa de ocupação média dentre os quatro estádios abordados no post, somente 5,5%. Ao todo, 62.124 pessoas pagaram ingresso para assistir a 29 eventos em 2015 no principal estádio de Cuiabá, sendo em cinco competições diferentes: Mato-Grossense, Copa Verde, Copa do Brasil e Brasileirão Séries A e C.
O público tem deixado tanto a desejar que a capacidade total da Arena Pantanal só foi atingida no 26º evento (somando todos eles). Além disso, a média de 2.142 pagantes por jogo não caiu ainda mais porque houve seis rodadas duplas no Campeonato Estadual e partidas envolvendo clubes de grande expressão. Cuiabá 1 x 1 Vasco, pela segunda fase da Copa do Brasil, Cruzeiro 0 x 1 Corinthians, na abertura do Brasileirão, e Vasco 1 x 0 Flamengo, no último domingo, pela 9ª rodada do Brasileiro, foram realizados no estádio. Aliás, o clássico carioca (foto abaixo) registrou o maior público na Arena Pantanal:  14.010 pagantes.
Sem times nas quatro divisões do futebol brasileiro, a Arena da Amazônia tem a segunda pior marca na temporada. O estádio recebeu apenas três jogos oficiais em 2015: as finais do Campeonato Amazonense entre Nacional-AM x Princesa do Solimões, e uma partida do Naça contra o Vilhena, pela primeira fase da Copa Verde. O público total registrado foi de 10.222 pagantes (média de 3.407 por jogo). Isso representa apenas 7,6% de ocupação média da arena e 23% da sua capacidade atual, que é de 44.500 pessoas. Vale lembrar que o Torneio de Manaus disputado por Flamengo, São Paulo e Vasco, em janeiro, é considerado uma competição amistosa.
A Arena das Dunas contabilizou 59.077 pagantes na soma dos 16 jogos disputados no palco, média de 3.692 pagantes por partida. Por sinal, todos os jogos envolvendo o América-RN, que faz do estádio a sua nova casa. Foram nove jogos pelo Campeonato Potiguar, quatro pela Copa do Nordeste, um pela Copa do Brasil e dois pela Série C do Brasileirão.  Isso corresponde, em média, 11,8% de cadeiras ocupadas. Os números são tão preocupantes que para chegar na capacidade total de 31.375 torcedores foram necessários 11 jogos.
Por fim, o Mané Garrincha sediou apenas quatro jogos neste ano. Os dois jogos da final do Candangão entre Gama e Brasília, Atlético-MG x Fluminense, pela segunda rodada do Campeonato Brasileiro, e Atlético-GO x Botafogo, pela terceira rodada da Série B do Brasileirão. Em comparação com as três arenas, o estádio de Brasília foi o que teve a melhor média de público pagante (13.055 pessoas por jogo) e a maior taxa de ocupação média (18,3%). O somatório das quatro partidas ficou aquém da expectativa. Apenas 52.222 pagantes, bem abaixo da capacidade total de 71.500 torcedores. 

Do Blog Numerólogos


Com você, o Mecão é ainda mais forte. Seja Sócio!

0 comentários:

Postar um comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.