Tomei conhecimento que o jogo entre América e Cuiabá será antecipado para o sábado (11/7), às 19 horas, na Arena das Dunas. Pela tabela original, o jogo está marcado para o domingo (12/7).
A diretoria atende a um pedido da comissão técnica, que pretende ganhar mais um dia de descanso para a partida diante do Vasco, em São Januário, pela Copa do Brasil.
Neste momento, o técnico Roberto Fernandes comanda um trabalho de ataque contra defesa e arma o time considerado principal com 10 jogadores: Busatto, Lucas Newiton, Cléber, Edson Rocha e Maguinho; Judson, Zé Antônio Paulista, Álvaro, Cascata e Thiago Potiguar.
O lateral Rafael Estevam não participa do treino e realiza um trabalho isométrico.
04/07 - 20:00 h - Fortaleza x América (Série C)
12/07 - 16:00 h - América x Cuiabá (Série C)
15/07 - 21:00 h - Vasco x América (Copa do Brasil)
19/07 - 19:00 h - América x Confiança (Série C)
22/07 - 22:00 h - América x Vasco (Copa do Brasil)
26/07 - 19:00 h - Botafogo x América (Série C)
Do total de 50 jogos realizados até agora na Série C, os mandantes conseguiram 14 vitórias e os visitantes 16. Houve ainda 20 empates. No geral, a rede balançou 117 vezes. A competição tem 2,34 gols de média, com 59 gols dos mandantes e 58 dos visitantes. A Série A tem média de 2,22 e a Série B 2,37.
Os clubes brasileiros estão passando por sérios problemas financeiros. O momento é delicado. A crise financeira mostra que a situação não está fácil para ninguém. O todo poderoso São Paulo, por exemplo, completa quatro meses sem pagar os direitos de imagem dos seus jogadores no próximo dia 10 de julho.
Para o jogo contra o América no próximo sábado, o Fortaleza não irá contar com o lateral-direito Tinga. Ontem, logo após a vitória sobre o Salgueiro, o jogador seguiu direto para o Rio de Janeiro para se apresentar à Seleção sub-22, que disputará os Jogos Pan-Americanos, em julho, no Canadá.
No elenco leonino, o técnico Chamusca tem à disposição Hudson para ocupar o lado direito da defesa. No entanto, o lateral foi pouco utilizado pelo próprio treinador na atual temporada. Outra opção é improvisar Auremir na posição. Volante de origem, o jogador chegou a jogar na lateral em 2015. Pio é outro que pode ser descolado do meio-campo para a lateral direita.
Outra baixa no Fortaleza para o restante da temporada, após as saídas de Cassiano e Wanderson, é o atacante Uilliam. O jogador, de 20 anos, rompeu o ligamento cruzado posterior do joelho direito na partida de ontem contra o Salgueiro, e será submetido a cirurgia e o período previsto para recuperação é de seis a oito meses. Agora, o atacante só poderá voltar a atuar em 2016.
Sem Uilliam, o Fortaleza agora fica com apenas Lúcio Maranhão e Maranhão como opções de ataque, já que Romarinho também está no Departamento Médico.
O atacante Max, além de ser o principal artilheiro do América na temporada, é também o jogador que mais recebeu cartão amarelo em 2015. O cartão recebido sábado contra o Vila Nova, que o tira da partida diante do Fortaleza, foi o 11º. Quem mais se aproxima do "homem de pedra" é volante Judson, que já foi advertido 10 vezes.
No tocante ao número de cartões vermelhos, a lista é encabeçada pelo volante Maguinho, que já saiu de campo mais cedo em três oportunidades.
O canal Esporte Interativo confirmou a transmissão ao vivo para todo Brasil da partida entre Fortaleza e América, no próximo sábado, às 20 horas, direto da Arena Castelão.
A sessão do Pleno do TJD que julgaria nesta segunda-feira o recurso do América contra a decisão da 3ª Comissão Disciplinar, que aplicou uma punição de 05 partidas de perda de mando de campo e mais uma multa de R$ 10.000,00 por conta dos incidentes na final do estadual, foi adiada para a próxima quinta-feira.
O presidente Hermano Morais, que na semana passada foi submetido a uma cirurgia nas cordas vocais, no Hospital Albert Einstein, em São Paulo/SP, retorna para quarta-feira para Natal.
Para o jogo contra o Fortaleza, a delegação do América viaja na quinta-feira, de ônibus, logo após o almoço. O retorno para Natal acontecerá após a partida.
No sábado contra o Vila Nova, o América conquistou a 19ª vitória (a 8ª fora de casa) na temporada de 2015. O time agora tem um aproveitamento de 63%.
Em termos de comparação, o Fortaleza, atual líder do grupo A, tem aproveitamento de 68% no ano e o Sport, que ocupa a primeira colocação no Brasileirão, tem 65%.
Além das vitórias, a equipe rubra ainda obteve 8 empates e perdeu apenas 7 vezes. Foram assinalados 68 gols e tomados 37.
Pelo excelente resultado conquistado fora de casa diante do Vila Nova, o América conseguiu emplacar na seleção da 5ª rodada da Série C o meia Cascata, que marcou o golaço da vitória e comandou o meio de campo, e o técnico Roberto Fernandes, que armou a equipe com uma postura ofensiva e quando perdeu um homem conseguiu suportar a pressão do time da casa, trazendo para Natal três pontos preciosos.
A seleção da rodada ficou da seguinte maneira: Thiago Rodrigues (Caxias), Edson Pacujá (Icasa), Lima (Fortaleza), Dodô (Guaratinguetá) e Alex Cazumba (Botafogo-PB); Max Carrasco (ASA), Richardson (Confiança), Vacaria (Juventude), Lenon (Guarani) e Cascata (América-RN); Leandrão (Brasil-RS). Técnico: Roberto Fernandes (América-RN).
A comissão técnica alvirrubra redefiniu a programação da semana com destaque para os treinos na Arena das Dunas e o jogo contra o Fortaleza pelo Brasileirão da Série C sábado (4), às 20h, na Arena Castelão.
A delegação do América deixa Goiânia às 12h30, no voo da GOL 1783, com destino ao aeroporto de Guarulhos, em São Paulo. O tempo de conexão é de pouco mais de 3 horas. O embarque para Natal está marcado para as 17h15, com chegada prevista no aeroporto Aluízio Alves para as 20h45.
O árbitro Jânio Pires Gonçalves, que ontem apitou a partida entre Vila Nova e América, registrou equivocadamente na súmula a expulsão de Thiago Potiguar, quando o jogador que de fato recebeu o cartão vermelho foi Adriano Pardal.
Outro erro verificado na súmula foi no campo das substituições: o volante Régis Potiguar entrou no jogo para a saída do goleiro Busatto.
A supervisão do América tem que entrar em contato com a CBF para que o América faça a retificação na súmula.
11:00 h - Brasil/RS x Londrina
11:00 h - Guaratinguetá x Caxias
16:00 h - Águia de Marabá x Botafogo
16:00 h - ASA x Cuiabá
16:00 h - Icasa x Confiança
19:00 h - Salgueiro x Fortaleza
O canal Esporte Interativo Nordeste mostra o vt da vitória do América sobre o Vila Nova logo mais às 22h33. Amanhã (domingo), o jogo poderá ser visto em mais dois horários: 8h36 e 18h15.
Pelo torneio de Vera Cruz/RN, o América conquistou o título da categoria Sub-17 ao vencer o Abc na disputa de pênalti. Denilson foi o artilheiro da competição e Ewerton o melhor goleiro.
No sub-15, o time rubro também teve o artilheiro (Luciano) e o goleiro menos vazado (Douglas), porém dentro de campo ficou com o segundo lugar.
Para o o jogo contra o Fortaleza, o América não contará com o atacante Max (3º cartão amarelo) e também com o zagueiro Flávio Boaventura e o atacante Adriano Pardal, que terão que cumprir a suspensão pelo cartão vermelho.
Com gols de Yago e Pajé, a equipe sub-19 do América conquistou a primeira vitória no estadual da categoria ao vencer o Potiguar pelo placar de 2 a 1. O jogo foi realizado na tarde deste sábado no estádio Juvenal Lamartine, no bairro do Tirol.
Com um golaço do meia Cascata, o América conseguiu uma importantíssima vitória fora de casa diante do vice-líder Vila Nova. O time rubro jogou praticamente o segundo inteiro com um homem a menos, diante da expulsão do zagueiro Flávio Boaventura logo aos 6 minutos da etapa final.
No próximo sábado, o América encara o Fortaleza, na Arena Castelão, em Fortaleza.
Com o ex-americano Frontini no comando do ataque, o técnico Márcio Fernandes escalou o Vila Nova para o jogo desta tarde contra o América com Edson, Vítor, Igor e Gustavo Bastos; Wanderson, Francesco, Ramires, Paulinho e Marinho Donizete; Matheus Anderson e Frontini.
A rápida passagem de Frontini pelo América aconteceu na Série A de 2007. O jogador esteve em campo nas partidas contra Fluminense, Goiás, Palmeiras, Paraná e Internacional. Deixou a equipe e foi para o Figueirense, tendo atuado contra o time rubro no jogo do Orlando Scarpelli, pela 22ª rodada.
Se entrar em campo neste sábado com o time que treinou ao longo da semana, o técnico Roberto Fernandes processará três modificações em relação aos titulares do jogo contra o Salgueiro, o último antes do recesso da Copa América. As novidades ficam por conta dos alas Lucas Newiton e Rafael Estevam e pela volta de Cascata, que cumpriu suspensão pelo 3º cartão amarelo.
No empate com os pernambucanos, o América começou a partida com Busatto, Maguinho, Cléber, Flávio Boaventura, Álvaro, Judson, Zé Antônio Paulista, Clebson, Thiago Potiguar, Max e Adriano Pardal. Hoje contra o Vila o time deverá formar com Busatto, Lucas Newiton, Cléber, Flávio Boaventura, Rafael Estevam, Judson, Zé Antônio Paulista, Cascata, Álvaro, Pardal e Max.
Recebi uma informação, ainda não confirmada pela diretoria, que o América estaria fechando uma parceria com um clube do futebol brasileiro que disputa a Série A (provavelmente o Atlético/PR) e que três jogadores estariam desembarcando em Natal na próxima semana para reforçar o elenco que disputa a Série C e Copa do Brasil.
A delegação do América, que deixou o CT Abílio Medeiros por volta das 13h30, acaba de desembarcar no aeroporto Santa Genoveva, em Goiânia. Até chegar ao hotel, o grupo terá enfrentado uma viagem que durou entre 8 e 9 horas. Amanhã, a bola rola a partir das 16 horas no "caldeirão" do OBA.
As equipes de base do América viveram uma verdadeira maratona nesta sexta-feira com a disputa de quatro partidas pelas quartas de final do torneio de Vera Cruz. Pela manhã, o sub-15 goleou o Tibire/PB por 6 a 2, Os gols da vitória foram anotados por Luciano (3), Walter, David e Anderson. O sub-17 também pela manhã venceu o Bonzão/PB por 4 a 0, com gols de Kevin Obed, Anthony, Denilson e Fernando Baiano.
No período da tarde, os jogadores entraram em campo para as disputas das semifinais e mais uma vez o América se deu bem e conquistou duas vitórias. Com 4 gols de Luciano e 1 de Walter, o sub-15 venceu a seleção de Vera Cruz por 5 a 1. O sub-17 bateu a seleção de Lagoa Salgada por 2 a 0 (gols de Leslier e Denilson).
Amanhã, em Lagoa Salgada, acontece a final do sub-15 e em Vera Cruz a do sub-17. O Abc será o adversário dos dois jogos.
Na próxima terça-feira, às 9 horas, na 79ª Promotoria de Natal, o Promotor Luiz Eduardo Marinho realiza uma reunião com o Policiamento da Capital e Choque para tratar do esquema de segurança dos jogos que acontecem no próximo dia 22 de julho em Natal.
"Os primeiros 500 torcedores que forem até a sede do clube poderão se associar no boleto em 6x de R$ 105,00. Agora é com VOCÊS!". Essa informação foi dada pelo vice-presidente de marketing Alex Padang.
Os relacionados do América para a partida contra o Vila Nova, em Goiânia, são os seguintes jogadores: Busatto, Pantera, Lucas, Boaventura, Cléber, Edson Rocha, Rafael, Judson, Zé Antônio Paulista, Maguinho, Régis, Cascata, Álvaro, Pardal, Max, Marcelo Maciel, Thiago Potiguar e Gláucio.
Depois do São Paulo, agora foi o Vitória que contratou um executivo de empresa para administrar o clube. Acertou com Luis Valente, ex-funcionário de firmas como Souza Cruz, Sadia, Danone e Marfrig.
Valente será responsável pela gestão administrativa do Vitória, clube que já tem outro executivo contratado: Anderson Barros, comandante do departamento de futebol. E o clube baiano ainda pretende contratar um terceiro homem para cuidar da área de “mercado e comunicação”.
“Não posso exigir que os diretores estatutários deem expediente integral. As duas últimas gestões foram exitosas neste sentido, mas precisamos avançar”, afirma o presidente do Vitória, Raimundo Viana sobre a contratação dos executivos.
A filosofia é semelhante à adotada pelo São Paulo, que contratou recentemente Alexandre Bourgeois para ser CEO do clube.
Após alguns adiamentos, a Medida Provisória do Futebol avançou no Congresso.
O texto, que prevê o refinanciamento das dívidas dos clubes mediante contrapartidas, foi aprovado nesta quinta-feira (25) em comissão na Câmara e agora depende da anuência do plenário da Casa e do Senado para virar lei.
A MP precisa ser votada e aprovada até o dia 17 de julho, senão perde validade.
O texto passou na comissão após manobra dos deputados que defendem a MP. Depois de quatro adiamentos por falta de quórum, a sessão aconteceu de manhã, quando boa parte dos parlamentares ligados à CBF e aos clubes não estava na Câmara.
"Conseguimos aprovar. Agora vamos ver como será no plenário", disse o relator, Otávio Leite (PSDB-RJ).
A aprovação foi comemorada pelo Bom Senso, movimento formado por jogadores. E criticada por CBF e pela grande maioria dos clubes.
"O relatório, da forma como está, é grande conquista, talvez a maior. Agora temos que lutar para mantê-lo. Que seja aprovado definitivamente", disse o advogado do Bom Senso, Fernando Baptista.
O texto que vai a plenário não inclui nenhum ponto proposto por CBF e clubes. "A MP é uma tragédia do começo ao fim. Os clubes não vão aderir, e ela vai ficar inócua", diz Lásaro da Cunha, diretor jurídico do Atlético-MG e um dos principais críticos da MP.
Caso vire lei, os clubes poderão aderir ou não ao refinanciamento. Estima-se que a dívida das agremiações esteja em torno de R$ 4 bilhões.
Apesar dessa derrota, a bancada da bola ainda ganhou um aliado de última hora. Próximo de Eurico Miranda (o presidente do Vasco é contrário à MP), o senador Romário (PSB-RJ) anunciou que vai votar contra a MP.
"Meu voto seria sim, mas não posso concordar com um texto que prevê sanções aos clubes que não honrarem o pagamento, mas não tem sanção à entidade maior que deverá aplicar as medidas, que é a CBF", postou em redes sociais.
REAÇÃO
Deputados da bancada da bola pediram ao presidente do Congresso, senador Renan Calheiros (PMDB-AL), que cancele a votação. Também reclamaram ao presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), que teve uma conversa dura com o senador Sérgio Petecão (PSD-AC).
Caso a votação seja mantida, eles tentarão mudar o texto no plenário da Câmara. Alguns pontos questionados são o da limitação de 70% do uso da receita bruta para salários do departamento profissional e a necessidade de auditagens regulares.
Caso tenha insucesso, a bancada ameaça barrar a votação da MP até ela expirar e perder a sua validade.
O Recurso Voluntário - recebido no efeito suspensivo - interposto pelo América em favor do técnico Roberto Fernandes será apreciado na sessão do próximo dia 02 (quinta-feira) pelo Pleno do STJD.
O treinador foi julgado pela 4ª Comissão Disciplinar do STJD no último dia 29/5 e acabou sendo suspenso por quatro partidas e mais uma multa de R$ 1.000,00. Ele já cumpriu duas partidas (Icasa e ASA) e agora espera o resultado do recurso. Se a pena for mantida, RF não ficará no banco nas partidas contra o Fortaleza e Cuiabá.
O técnico Roberto Fernandes realiza um coletivo no CT Abílio Medeiros e escala o time principal com Busatto, Lucas, Cléber, Boavetura e Rafael; Judson, Zé Antônio Paulista, Álvaro e Cascata; Pardal e Max.
Equilíbrio é a marca do confronto entre América e Vila Nova ao longo da história. No total, as duas equipes já se enfrentaram 16 vezes. São 7 vitórias para os goianos, 6 para os potiguares e ainda 3 empates. A rede balançou 49 vezes, sendo 27 em favor do América e 22 para o Vila.
Atuando fora de casa, o Mecão conquistou 2 vitórias e 2 empates.
AS VITÓRIAS DO VILA NOVA:
26/09/2014Brasileiro - Série B - América 0 x 1 Vila Nova-GO - Arena Dunas
02/11/2010Brasileiro - Série B - Vila Nova-GO 2 x 1 América - Serra Dourada
14/08/2010Brasileiro - Série B - América 1 x 2 Vila Nova-GO - Machadão
31/07/2009Brasileiro - Série B - Vila Nova-GO 2 x 1 América - Serra Dourada
07/06/2008Brasileiro - Série B - Vila Nova-GO 3 x 2 América - Serra Dourada
14/06/2003Brasileiro - Série B - América 1 x 2 Vila Nova-GO - Machadão
17/10/1999Brasileiro - Série B - América 3 x 4 Vila Nova-GO - Machadão
AS VITÓRIAS DO AMÉRICA:
24/05/2014Brasileiro - Série B - Vila Nova-GO 1 x 3 América - Serra Dourada
06/11/2009Brasileiro - Série B - América 2 x 0 Vila Nova-GO - Machadão
12/09/2008Brasileiro - Série B - América 5 x 1 Vila Nova-GO - Machadão
29/07/2006Brasileiro - Série B - América 2 x 0 Vila Nova-GO - Machadão
19/08/2000Brasileiro - Série B - Vila Nova-GO 2 x 3 América - Serra Dourada
24/02/1980Brasileiro - Série A - América 1 x 0 Vila Nova-GO - Machadão
OS EMPATES:
31/10/2006Brasileiro - Série B - Vila Nova-GO 0 x 0 América - Serra Dourada
14/08/2004Brasileiro - Série B - Vila Nova-GO 1 x 1 América - Serra Dourada
10/09/2002Brasileiro - Série B - América 1 x 1 Vila Nova-GO - Machadão
Cirurgia das cordas vocais marcada para a manhã de hoje (25) aqui em São Paulo foi um sucesso. Já me encontro no quarto para repouso e depois do período pós operatório estarei de volta às atividades que me competem.
O engenheiro Francisco Sobrinho, vice-presidente de obras do América, foi convidado pelo Ministério do Esporte, por meio da Secretaria Nacional de Futebol, para participar de um projeto de pesquisa que está sendo desenvolvido, em parceria com a Universidade Federal do Rio de Janeiro, que tem por objetivo a construção de novas diretrizes para a melhoria contínua dos estádios de futebol no Brasil.
Um dos produtos elaborados consiste em uma proposta de estrutura de novos laudos. As proposições oferecidas contemplam as áreas de Acessibilidade, Conforto, Engenharia, Incêndio, Segurança e Vigilância Sanitária.
O convite partiu pela vasta experiência de Sobrinho na elaboração de laudos de vistoria na área de engenharia. Ele fez isso nos estádios Arena das Dunas, Nazarenão, Barrettão e Ninho do Periquito
Sobrinho deverá participar no começo do mês de julho, no Rio de Janeiro, de um seminário, promovido pela UFRJ para apresentação e validação dos novos modelos de laudos técnicos.
O supervisor Gilmar dos Santos espera a regularização das últimas três contratações do América para hoje ou no máximo amanhã. Os nomes que deverão sair no BID da CBF são os seguintes: lateral Lucas e atacantes Marcelo Maciel e Reis. O primeiro deverá ser utilizado pelo técnico Roberto Fernandes na partida de sábado contra o Vila Nova.
A Ordem dos Advogados do Brasil no Rio Grande do Norte vem se opor fortemente a realização dos jogos ABC x Corinthians/SP e América X Vasco/RJ na mesma noite de 22 de julho de 2015.
Os jogos em questão são confrontos com grandes expoentes nacionais e deve servir como grande festa das torcidas dos times do Estado.
Entretanto, merece receio o fato da realização em uma mesma data servir como ponto de confronto de bandidos que se dizem membros de torcidas organizadas que infelizmente faz parte da realidade do futebol brasileiro. Dessa forma, a OAB/RN externa preocupação com possíveis confrontos que possam resultar em mortes, feridos e dano ao patrimônio público e privado.
Outro ponto digno de atenção é que os dois jogos juntos farão em Natal uma movimentação direta e indireta de quase 50 mil pessoas para os eventos e de quase 500 mil pessoas para suas casas no fim do expediente, já que a data é um dia de semana.
A Polícia Militar deverá reordenar os policiais para assegurar a segurança nos eventos e na dispersão dos mesmos, devendo garantir também efetivo policial na Região Metropolitana de Natal e sem comprometer a paz pública.
Ademais, em dias diferentes, os dois jogos poderiam ter maior dimensão, sendo cada dia, dia de grande festa de cada uma das apaixonadas torcidas do Rio Grande do Norte.
Mais uma perda de peso no time do Fortaleza. Prestes a ter oficializada a saída do atacante Cassiano, o Fortaleza não conta mais também com Wanderson (ex-América), titular e dono absoluto da lateral-esquerda da equipe.
A pedido do Tombense-MG, dono de seus direitos federativos, o atleta foi liberado, se despediu de seus companheiros no Pici e já está viagem marcada para o clube asiático, de nome ainda não revelado. A informação já foi confirmada pela assessoria de imprensa do clube.
Pelos torneios Sub-15 e 17 da cidade de Vera Cruz, o América entrou em campo nesta quarta-feira e conquistou duas vitórias. Na partida contra o União de Nova Cruz, a garotada do Sub-15 venceu por 3 a 0, com gols de Anderson, Walter e David. No confronto do Sub-17, a vítima foi a Associação de Tibiri/PB, que perdeu por 4 a 1. Os gols da vitória foram anotados por Denilson (2), Anthony e Kevin Obed.
O atacante Gilmar volta a conversar com a direção do América nesta quarta-feira e acertou definitivamente a sua saída do América. Na sexta-feira o atleta assina a sua rescisão contratual. Hoje ele ainda treinou pela manhã, mas agora à tarde apenas acompanhou o trabalho no CT.
O futebol brasileiro foi, aos poucos, subtraído e corrompido, dentro e fora de campo. Para recuperar, é preciso também tempo. Não será com um dirigente ou com um técnico revolucionário. Assim como é necessário vacinar a maioria absoluta das pessoas, de tempos em tempos, para evitar o retorno de uma doença infecciosa, é preciso que haja uma limpeza na direção do futebol e que quase todos os treinadores tirem a máscara da arrogância e do corporativismo.
O árbitro Jânio Pires Gonçalves/TO, que no sábado comanda a partida entre Vila Nova e América, dirigiu duas partidas em competições oficiais da CBF em 2015. A primeira foi no dia 20/2, pela Copa Verde, envolvendo as equipes do Paysandu e Santos/AP. O time da casa venceu por 2 a 0 e foram distribuídos nove cartões amarelos. A outra partida foi pela Série B do campeonato brasileiro, no estádio Castelão, em São Luís, no empate (1x1) entre Sampaio Corrêa e Náutico, no dia 30/5. Apenas cinco cartões amarelos foram distribuídos nas partidas.
O Vila Nova, adversário do América no próximo sábado, disputou 18 partidas oficiais na temporada, sendo 14 pela segunda divisão do campeonato goiano e 4 pela série C. Pelo fato de não ter disputado a elite em Goiás, o Tigre "turbinou" o seu aproveitamento dentro de campo enfrentando adversários teoricamente mais fracos. Com essa facilidade, o time acumula 14 vitórias, 2 empates e apenas 2 derrotas. Marcou 42 gols e sofreu 16.
Em 2014, o Vila sofreu dois rebaixamentos: caiu no goiano e na série B.
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) distribui anualmente, através do Programa de Assistência às Federações (PAF), cerca de R$ 30 milhões às filiadas estaduais em repasses financeiros. Uma “mesada” para reforçar o apoio da entidade nacional sobre as organizações estaduais. Exemplo disso é a Federação Cearense de Futebol (FCF). Chefiada por um dos nomes mais influentes da atual gestão, Mauro Carmélio, a FCF recebeu nos últimos dois anos R$ 2,12 milhões da CBF. Em 2013 e 2014, foram registrados em balanço financeiro anual da FCF os respectivos repasses da CBF nos valores de R$ 1.005.922,47 e de R$ 1.117.665,14. A colaboração da mandatária do futebol nacional entra, em documento, no campo de “receitas não operacionais” - fora das operações normais da entidade local e em forma de recebimento por prestação de serviços.
Mesmo fora do detalhamento operacional da federação, o dinheiro recebido da confederação, segundo o presidente da FCF, vem para ajudar no pagamento de despesas ao longo do ano. “Recebemos R$ 50 mil líquidos mensais para fazer face às despesas onde pagamos a folha salarial, e encargos no total de R$ 83 mil e ainda despesas com água, luz, telefone, material de expediente, manutenção do prédio em geral, combustível do único veículo da FCF. Tudo orçado em aproximadamente R$ 15 mil”, diz Mauro Carmélio. Levando em consideração o registrado em 2014, a entidade do Ceará recebeu R$ 93.138,76 por mês no total - fora do campo de receitas brutas no balanço.
No início da gestão do presidente Marco Polo Del Nero, em 2015, os presidentes das federações de futebol do Brasil passaram a também receber remunerações da CBF. Ação definida ainda quando José Maria Marin era presidia a entidade. “Essa ajuda foi estipulada como verba de representação, pois todos que prestam serviços na CBF são remunerados”, explica Carmélio, que representou o Brasil na eleição da Fifa no mês passado, votando em Joseph Blatter.
No último mês de maio, o ex-presidente da CBF, José Maria Marin, foi preso na Suíça por corrupção e outros crimes após investigações do FBI, que também culminaram na renúncia do presidente da Fifa, Joseph Blatter. Del Nero é nome sob desconfianças, pela ligação com os nomes listados no processo investigativo, mas que se mantém no comando da CBF. Em palavras próprias e através do apoio das federações.
Prejudicado pela parada da Série C durante a disputa da Copa América, o atacante Max ainda segue bem posicionado na briga pela artilharia nacional. O jogador marcou 19 gols e é superado apenas pelo atacante Robert, que deixou o Sampaio Corrêa e ainda não estreou pelo Vitória. O "homem de pedra" divide a segunda colocação com Rafael Oliveira (Botafogo/PB).
No próximo sábado contra o Vila Nova, Max terá a oportunidade de balançar a rede adversária e novamente assumir a ponta da artilharia.
A diretoria do Vila Nova definiu ontem como será a venda de ingressos para o jogo de sábado, às 16h, contra o América-RN. Será o primeiro jogo no estádio Onésio Brasileiro Alvarenga após a instalação das novas arquibancadas, que deixaram o local com capacidade para receber cerca de 11 mil torcedores. Quem quiser ir ao jogo deverá comprar nove "Rifas do Tigrão" na própria sede do clube até sexta-feira.
Cada rifa tem o valor de R$ 2. No intervalo do jogo será sorteado um carro 0 km – a rifa é do patrocinador master do clube, que comprou todos os ingressos. No sábado, dia da partida, o torcedor deverá comprar 13 rifas para assistir ao jogo. Serão disponibilizados 8 mil ingressos para a promoção. A entrada será pelo Setor A, o da entrada principal do OBA. Os outros ingressos serão destinados para sócios e gratuidades.
Se for mantida a decisão do TJD-CE que interditou a Arena Castelão pelo prazo de 90 dias, a partida entre Fortaleza e América no dia 5/7 voltará para o estádio Presidente Vargas.
Pela tabela original, o jogo estava marcado para o PV, mas a pedido do clube mandante a CBF fez a transferência para a Arena Castelão no último dia 19/5.
Os clubes e a própria Federação Cearense já anunciaram que irão apelar da decisão.
O dirigente Eliel Tavares disse que a situação do atacante Gilmar segue indefinida e que o prazo (até a última sexta-feira) que foi dado ao jogador para resolver a situação foi prorrogado.
A partida entre Vila Nova e América, que acontece no próximo sábado no estádio Onésio Alvarenga, às 16 horas, será transmitida ao vivo pelo canal Esporte Interativo.
A Arena Castelão está interditada por 90 dias. A decisão foi realizada e decidida nesta segunda-feira (22), pelo Tribunal de Justiça Desportiva de Futebol do Ceará (TJDF-CE), que julgou a quebradeira na final do Campeonato Cearense entre Ceará e Fortaleza.
A Federação Cearense de Futebol (FCF) que teve a punição com 10 mil reais, terá que apresentar novos laudos e apresentação de um plano de segurança para o estádio.
Ceará e Fortaleza também foram punidos. O alvinegro atuará com portões fechados por 7 jogos e pagará multa R$ 10 mil. O Tricolor terá que desembolsar R$ 15 mil e ficará 8 jogos sem a presença do torcedor.
Essa será a primeira vez depois da Copa do Mundo que a Arena ficará tanto tempo sem uso. Antes, o estádio só parou devido a reforma para sediar o Mundial de 2014.
Sábado - 27/06
11:00 h - Tombense x Guarani
15:00 h - Madureira x Juventude
16:00 h - Vila Nova x América
19:00 h - Portuguesa x Tupi
Domingo - 28/06
11:00 h - Brasil/RS x Londrina
11:00 h - Guaratinguetá x Caxias
16:00 h - Águia de Marabá x Botafogo
16:00 h - ASA x Cuiabá
16:00 h - Icasa x Confiança
19:00 h - Salgueiro x Fortaleza
Foi iniciada na manhã de hoje (22) a venda do SEGUNDO LOTE de ingressos para América x Vasco-RJ, dia 22 de julho, às 22h, Arena das Dunas, em partida válida pela terceira fase da Copa do Brasil. Diferentemente do primeiro lote, o segundo é aberto a todos os torcedores de ambas as equipes e os valores variam de R$ 25 a R$ 100 com promoção para o Sócio Mecão, que segue podendo comprar a preço diferenciado com número máximo de 2 (dois) ingressos. Os setores leste e sul serão destinados à torcida do América e o noroeste à torcida do visitante.
SERVIÇOS:
América (RN) x Vasco (RJ) - 3ª fase da Copa do Brasil
Data/Horário: 22/07/2015 às 22h
Local: Arena das Dunas
Setores Leste/Sul (América): R$ 60 (inteira) e R$ 30 (meia)
Setor Noroeste (Vasco): R$ 60 (inteira) e R$ 30 (meia)
Setor Premium (mista): R$ 100 (inteira) e R$ 50 (meia)
OBS.: Sócio Mecão poderá comprar até DOIS ingressos aos valores de R$ 50 (inteira) e R$ 25 (meia) para os setores LESTE e SUL apenas na Sede provisório do América, localizada na Rua Miguel Barra, no bairro do Tirol.
Pontos de vendas:
TORCIDA DO AMÉRICA (Setores Leste, Sul e Premium)
Sede provisória do clube - Rua Miguel Barra, Tirol
Eliel Tavares, diretor de futebol, e Amanda Brito, gerente do Sócio Mecão, serão os entrevistados desta segunda-feira da "Mesa Redonda" da rádio Vermelho de Paixão. O programa começa às 20 horas e o torcedor pode mandar perguntas pelo twitter @vermelhopaixao ou pelo WhatsApp 99630.4934. Contamos com a sua audiência!
Criado exclusivamente para prestar informações ao torcedor do América, o blog Vermelho de Paixão ultrapassou a marca dos 14 milhões de acessos. É um trabalho diário que busca deixar o internauta muito bem informado com as coisas do clube, seja no futebol (profissional e base), nas promoções da área de marketing (eventos, venda de ingressos, Timemania, Sócio Mecão, América Store, etc) e nas ações institucionais da diretoria e conselho deliberativo.
Além do blog, o VP ainda tem o twitter, o instagram, a rádio e a TV, que também são instrumentos de divulgação do maior clube de futebol do RN.
O site www.arenadunas.com.br iniciou neste domingo a venda de ingressos para a partida entre América e Vasco, pela terceira fase da Copa do Brasil, no próximo dia 22 de julho.
No primeiro anel leste e sul, destinado à torcida americana, o torcedor vai pagar R$ 54,00 (inteira) ou R$ 27,00 (meia). A torcida visitante ficará posicionada no setor noroeste e também pagará os mesmos valores.
A cadeira prêmio custa R$ 90,00 (inteira) ou R$ 45,00 (meia).
Conforme havia prometido ontem logo após a derrota na estreia do estadual Sub-19, o vice-presidente das categorias de base Walmir Nunes iniciou o processo de mudanças. Na manhã deste domingo, ele informou que Carlos Gutemberg - o Berguinho - será o novo treinador da equipe Sub-19 e oito novos atletas chegarão para reforçar a equipe.
O técnico Severo Júnior, que estava acumulando a função de técnico com a de coordenador das divisões de bases, ficará apenas com a coordenação.
O dirigente acrescentou que mais mudanças estão a caminho e frisou que futebol é resultado. Pela falta de recursos, será preciso demitir para que alguém seja contratado.
Berguinho estava no comando da equipe do Cruzeiro de Macaíba.
O Vila Nova venceu o Brasília por 1 a 0 neste sábado, no estádio Onésio Brasileiro Alvarenga, e realizou o último amistoso antes do retorno à Série C do Campeonato Brasileiro.
O volante Arthur, um dos cotados para substituir Robston – suspenso pelo terceiro cartão amarelo –, marcou o único gol do jogo contra o Brasília ainda no primeiro tempo.
Além de Robston, Vinícius Simon e Moisés também estão suspensos. Igor e Paulinho foram os escolhidos pelo técnico Márcio Fernandes e iniciaram a partida. No entanto, o treinador colorado ainda não definiu a formação. O Vila Nova entrou em campo com Edson; Vítor, Gustavo Bastos e Igor; Wanderson, Francesco, Arthur, Paulinho e Marinho Donizete; Matheus Anderson e Frontini.
O vice-presidente das divisões de base Walmir Nunes não ficou nada satisfeito com a estreia do América no estadual Sub-19.
"Depois da vergonha, estou tomando medidas drásticas em relação as divisões de base. Nos próximos dias vocês irão tomar conhecimento. Não aceito ser boicotado por pessoas que dizem ser americanos. É uma vergonha. Sou vencedor e vou mudar. Estou pedindo desculpas à torcida pelo papelão hoje no Juvenal Lamartine. Ficamos com um jogador a mais desde o início do jogo e mesmo assim constatei alguns atletas fazendo corpo mole. Vou afastar e trazer gente nova e sem vício, porque o sistema está viciado há anos. E precisamos ter atitude para termos credibilidade. E isso irei fazer, mesmo sem recursos", desabafou o dirigente.
Na estreia do estadual Sub-19, o América perdeu para o Abc pelo placar de 3 a 0. O jogo foi realizado na tarde deste sábado no estádio Juvenal Lamartine.
Se o América realiza um amistoso contra o Globo, o Vila Nova também movimenta a sua equipe nesta sábado, às 17 horas, no estádio Onésio Brasileiro Alvarenga, em Goiânia, contra o Brasília.
O time do Distrito Federal não conseguiu classificação para a Série D e aguarda o início da Copa Sulamericana no próximo mês de agosto.
O América estreia nesta sábado no campeonato estadual Sub-19 contra o Abc e o técnico Severo Júnior relacionou os seguintes jogadores para a partida: Júlio, Kevin, Jeferson, Ramon, Yago, Gabriel, Willames, Wesllen, Lenilson, Naftaly, Brendo, Vitor, Edson, Ewerton, Renato, Anthinym Toinho e Júlio César.
Depois de golear o Cruzeiro de Macaíba no meio da semana, o América realiza neste sábado um amistoso contra o Globo, no Barrettão. Será o segundo e último teste antes da volta da equipe ao campeonato brasileiro no próximo sábado diante do Vila Nova, em Goiânia/GO.
A partida não vale absolutamente nada em termos de pontos, mas servirá para movimentar o grupo e dar ritmo de jogo. Roberto Fernandes declarou ao longo da semana que vai utilizar o time considerado titular. Das últimas contratações, o técnico resolveu levar o ala Lucas Newiton, os meias Matheus Barbosa e Bruno Farias e o atacante Reis. Os jogadores Rafael Vitor e Marcelo Maciel não foram convocados.
O América deverá entrar em campo com Busatto, Lucas Newiton, Cléber, Flávio Boaventura e Rafael Estevam; Judson, Zé Antônio Paulista, Álvaro e Cascata; Pardal e Max.
Do time que começou a partida contra o Salgueiro, a última antes da parada para a Copa América, apenas Maguinho, Thiago Potiguar e Clebson (que rescindiu o contrato) não estão entre os titulares.
Tomei conhecimento que existe uma negociação em andamento para que o atacante Gláucio seja emprestado ao Globo. Na atual temporada, o jogador foi utilizado 10 vezes pelo técnico Roberto Fernandes e marcou 02 gols.
O atacante Marcelo Maciel atuou pelo CRB no ano passado e participou dois jogos contra o América na disputa da segunda fase da Copa do Nordeste. Começou sempre no banco de reservas, mas entrou no intervalo. No primeiro confronto, em Maceió, foi o autor do segundo gol da vitória dos alagoanos por 2 a 0 (veja o vídeo).
Nesta sexta-feira, o Dr. Márcio Rêgo explicou a situação do ala Marcelinho, que não atua pelo clube desde outubro do ano passado.
"Marcelinho sofreu uma lesão complexa (ligamento cruzado posterior), que depende de um tempo maior de recuperação, que varia de 9 a 10 meses (o cruzado anterior varia de 5 a 6 meses)".
O jogador ainda continua em tratamento e o protocolo que vem sendo seguido sugere o período de transição para julho, que é quando completa o tempo de recuperação.
O médico americano acrescentou que o atleta tem evoluído muito bem, mas será preciso respeitar o tempo de recuperação. "A incorporação do enxerto (novo ligamento) ao osso depende desse período", completou.
A última partida de Marcelinho pelo América foi no empate de 2 a 2 contra o Sampaio Corrêa, no dia 11/10/14, na Arena das Dunas, pela Série B do campeonato brasileiro.
Segundo informações que o blog recebeu nesta sexta-feira, o engenheiro agrônomo Ataíde espera entregar o gramado da Arena América dentro de mais 60 dias. Soube ainda que ele vai solicitar a aquisição das traves para fixação nos locais devidos. O plantio do gramado foi iniciado no último dia 13 de abril.
O técnico Roberto Fernandes comanda um coletivo no CT Abílio Medeiros e escala o time principal com Busatto, Lucas, Cleber, Boaventura e Rafael Estevam; Judson, Zé Antônio Paulista, Alvaro e Cascata; Pardal e Max.
Em contato com o Dr. José Rocha fiquei sabendo que o América poderá ter a partir da aprovação do novo estatuto a figura do "ordenador de despesa", que seria indicado pelos membros do Conselho Deliberativo. As atribuições serão ainda definidas, mas o ordenador teria a missão, por exemplo, de controlar e autorizar as despesas da diretoria executiva do clube.
Preocupado com a demora na aprovação da medida provisória do futebol, o Bom Senso lança nesta sexta-feira (19) uma campanha pública para pressionar o Congresso. O grupo até acertou uma parceria com a Loducca, agência de publicidade, para a produção da ação.
Será lançado um site (www.mp671.com.br), no qual o Bom Senso pedirá que os torcedores enviem e-mails aos parlamentares da comissão mista da Câmara, falando para eles aprovarem o texto. A expectativa do grupo é que até sábado sejam enviados 20.000 mensagens aos deputados.
A preocupação é porque nas últimas reuniões da comissão não houve quórum. O Bom Senso acredita que trata-se de uma estratégia da bancada da bola para que a MP não seja votada e caduque.
A equipe Sub-19 do América, que amanhã estreia no estadual da competição, é comandada pelo treinador Severo Júnior, que também acumula a função de coordenador das categorias de base.
Célio Izidro é o técnico do Sub-17 e Mirabeau Rocha dirige o Sub-15.
Berguinho, técnico do Cruzeiro de Macaíba, será uma espécie de observador para as divisões de base do América. Ele será o responsável pela "garimpagem" de jogadores no interior e fora do RN, segundo informou o vice-presidente das base Walmir Nunes.
Cinco jogadores do Cruzeiro, que participaram do jogo-treino na quarta-feira contra o América, foram selecionados para iniciar um período de treinamento no CT a partir de terça-feira.
"Fiz uma parceria com Berg para as divisões de base do América. Estamos precisando qualificar o grupo para termos chance de chegar à final do estadual", disse o dirigente.
A contratação do atacante Marcelo Maciel foi a 30ª que o América realizou para a temporada de 2015. Antes dele, o clube acertou com Busatto, Leo, Magalhães, Flávio Boaventura, Cesinha, Marcus Vinícius, Zé Antônio Paulista, Thiago Potiguar, Mateus, Cascata, Álvaro, Júnior Timbó, Buba, Paulo Júnior, Maguinho, Pardal, Gilmar, Julinho, Fabiano, Régis Potiguar, Dener, Diogo, Clebson, Rafael Estevam, Bruno Farias, Matheus Barbosa, Rafael Vitor, Reis e Lucas Newiton.
Já não estão mais no elenco: Leo, Magalhães, Cesinha, Marcus Vinícius, Júnior Timbó, Buba, Paulo Júnior, Julinho, Fabiano, Dener, Diogo e Clebson. O atacante Gilmar pediu um prazo até hoje para definir a sua permanência no clube.