O “Sul Maravilha” deveria saltar das tamancas e calçar as chuteiras da humildade. O melhor exemplo de organização do futebol brasileiro vem de cima, vem do Nordeste. A Lampions League deu um banho em todos os outros campeonatos organizados no País no primeiro semestre. Estamos falando de uma média de público acima de 7 mil pessoas (sem a conta do último jogo), praticamente o dobro da maioria dos estaduais.
A ideia é de uma simplicidade franciscana. Para combater a pobreza nada melhor do que a união. Os campeonatos estaduais do Nordeste eram uma grande soma de fracassos, jogos desinteressantes para estádios vazios. Por que não juntar tudo e fazer uma competição com muitos clássicos? Primeiro é preciso entender o moderno conceito de clássico. Clássico é jogo bom, ponto. O torcedor gosta da rivalidade local, mas acima de tudo quer jogo bom. Bahia x Santa Cruz é, sim, um baita clássico. Bem melhor que um Ceará x Sport do que um Ceará x Mombaça. O torcedor das Alagoas não prefere ver os CRBs e CSAs enfrentando clubes maiores como Fortaleza e Vitória? Claro que sim.
Mas não foi fácil. Acompanhei os bastidores da criação da competição há vários anos. A turma do Esporte Interativo fez força. As federações estaduais temiam perder o seu poder local e eram contra. A televisão temia perder o poder com o esvaziamento dos estaduais e era contra. O bom senso prevaleceu. Uma competição bem organizada, com boas sacadas de marketing e uma vaga para Copa Sul-Americana como prêmio para o campeão. Está na cara que os cariocas prefeririam ver um Vasco x Corinthians a um Vasco x Olaria. Os gaúchos trocariam o Grêmio x Frederiquense por um Grêmio e Atlético-MG.
Sul-Minas, Rio-São Paulo, tanto faz qual será o agrupamento. Não importa tanto como os regionais se organizariam aqui pelo “Sul Maravilha”. O fato é que a qualidade dos jogos precisa melhorar. A fórmula está na nossa cara. Torcedor vai ao estádio se o jogo for bom e o preço do ingresso fizer sentido. O Nordeste está se resolvendo. E o resto?
Do blog do Serginho
1 comentários:
O Goiás quer participar da copa do Nordeste.
http://espn.uol.com.br/noticia/505649_em-carta-goias-pede-para-entrar-na-copa-do-nordeste-mas-acusa-cbf-de-ma-vontade
Postar um comentário
Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.