8 de abr. de 2015

OSVALDO AROUCA - “Avante América”


Falar de Osvaldo Reis Arouca (Arouca) é falar do próprio América Futebol Clube, tal a sua paixão e doação, enquanto vida teve, ao nosso alvirrubro potiguar. Carioca da gema, adotou Natal como terra mãe, onde conheceu sua fiel e inseparável Vanilde Dantas Arouca, com quem se casou, gerando uma família na qual ser americano doente passou a ser o cartão de visitas. Nunca se deu ao direito de olhar para outro time senão o seu Mecão, cujos jogos de futebol e futsal acompanhava e torcia fervorosamente ao cântico de paródias que fazia questão de compor, glorificando o seu clube de coração. Ao lado de outros imortais americanos participou do cotidiano do América, escrevendo seu nome na vida esportiva e social, como dirigente e torcedor que foi, sendo objeto, inclusive, de determinada glossa do saudoso Celso da Silveira, cujo mote era “O grito que Arouca deu abalou o Castelão”, inspirada na nada discreta forma de comemorar os gols do escrete rubro. Com a saúde já debilitada pela idade, nada impediu que comparecesse àquele que seria o seu último jogo, ocasião em que vendo o seu time adentrar ao gramado ao som de foguetões e girândolas, não segurou as lágrimas e chorou copiosamente, exteriorizando o seu mais puro sentimento e exclamando a sua derradeira evocação: - Meu América! Hoje, descansando em outra dimensão, o seu espírito vibra a cada jogo, a cada vitória, a cada gol, a cada jogada, cantando a memorável saudação que lhe era peculiar: “Avante América”! 

* Texto escrito por Henio Ferreira de Miranda

o blog Vermelho de Paixão abre espaço para homenagear os personagens que escreveram a história de 100 anos do América. Envie o seu texto para sergionatalrn@gmail.com.
Com você, o Mecão é ainda mais forte. Seja Sócio!

0 comentários:

Postar um comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.