Para discorrer sobre Humberto Pignataro é preciso falar com o coração, porque expressa o sentimento usado como instrumento para caracterizar a sua figura ímpar.
Humberto Pignataro era uma figura ímpar na sociedade natalense, conhecido por aqueles de maior ou menor idade, sem distinção alguma, o qual detinha, talvez sem nem saber ao certo, uma veia poética cômica inspiradora da sua própria vida, a qual, inconscientemente (ou não), inspirava diversas outras.
Qualquer contato que alguém teve algum dia com Humberto Pignataro (aqueles que o conheciam sabe do que falo), se transformava em um início do enredo de alguma estória, algumas verdadeiras, outras nem tanto. Quando não sabia a verdade, certa vez disse um amigo seu, ele inventava.
A sua vida se entrelaçou com a do AMÉRICA FUTEBOL CLUBE, tendo início o amor entre Humberto e o América em meados de 1951, a convite do Dr. Juvenal Barbosa Tinoco Filho, teve início.
Recém-casado, aos 23 anos, tornou-se membro do clube alvirrubro, participando ativamente de suas atividades nas décadas de 1950 e 1960, e ocupando cargos de diretor, vice-presidente e Presidente do Conselho Deliberativo. Eis que em 1965 chega à Presidência do amado clube, onde foi um dos maestros que regia uma orquestra de outros tantos abnegados pelo clube, como: Humberto Nesi, Heriberto Bezerra, Carlos Silva, Osvaldo Arouca, Pedro Paulo Bezerra, Rui Barreto e Genar Wanderley, no que resultou na inauguração da sede social da Rodrigues Alves, também chamada de "Babilônia Americana", em 1967. Reelegeu-se por três vezes consecutivas para o cargo, sendo, inclusive, o Presidente no Cinquentenário do Clube.
Visionário e empreendedor, teve como marca registrada, além da construção da imponente sede - orgulho para uma cidade ainda provinciana -, a realização de grandes carnavais, eventos sociais e shows com artistas de renome nacional e internacional, que estão vivas na lembrança da sociedade potiguar, e o empenho na aquisição da herança patrimonial do clube, além de peça-chave na introdução do esporte amador e construção do parque poliesportivo. Contribuiu efusivamente para a compra da então Pousada do Atleta, em Capim Macio (atual terreno do Hiper da Av. Roberto Freire) e do CT em Parnamirim.
A sua enorme contribuição ao esporte amador não se restringiu apenas a formação do patrimônio físico do clube, mas também e principalmente na construção dos sonhos dos jovens que estavam se iniciando no néctar da vida, a prática do esporte, quando acompanhava esses garotos/atletas do basquete e do Vôlei nos jogos amistosos pelo interior do estado na Kombi do América.
O atual Presidente do CD do América, Dr. José Rocha, assim sintetizou a importância do baluarte americano: "Humberto Pignataro é uma figura que, por onde anda, eu entendo como uma bandeira do América desfraldada no meio do povo. Falar deste grande cidadão americano, ex-presidente e conselheiro, é dizer que ele só trouxe lucros e enriqueceu o patrimônio do América”.
O América Futebol Clube sempre foi uma grande família para Humberto Pignataro, unindo o sangue ao amor clubístico, de modo que por tudo feito e ensinado, será para sempre uma lembrança memorável para toda a vida da cidade de Natal.
* Texto escrito por Diogo Pignataro, vice-presidente jurídico do América e neto de Humberto Pignataro.
o blog Vermelho de Paixão abre espaço para homenagear os personagens que escreveram a história de 100 anos do América. Envie o seu texto para sergionatalrn@gmail.com.
0 comentários:
Postar um comentário
Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.