16 de mar. de 2015

Há 40 anos, América tetra - por Rubens Lemos Filho

Ivan Silva é carregado pela torcida americana

No dia 16 de março de 1975, 19.841 pagantes foram ao Castelão ver um jogaço. Decisão da Taça Cidade do Natal. Logo aos dois minutos, Alberi recebe do centroavante Edvaldo Araújo e fulmina o goleiro Otávio. ABC 1x0. Aos 36, Pedrada sobe com o goleiro Floriano que solta a bola no pé de Hélcio Jacaré. Castigo imperdoável: 1x1.

Empate na prorrogação, a decisão foi aos pênaltis. Todo mundo acertou na primeira série: 5x5. Na segunda, novo empate. Até que na terceira série, o maestro alvinegro, Danilo Menezes, mira o canto alto do goleiro Otávio, calibra a. canhota ilusionista e chuta longe. “A bola quase derruba o garoto do placar”, me contou Danilo em certo sábado de cervejada.

O América conquistou o tetracampeonato da Taça Cidade do Natal. Naquele período, ganhava no começo e perdia os campeonatos na hora da verdade. Em 1975, arrebataria tudo. Era a fase do técnico Sebastião Leônidas reescrevendo a página da hegemonia.

Leônidas mandou a campo Otávio; Ivan Silva, Emídio, Ademir e Cosme; Paúra (Edinho), Washington e Hélcio Jacaré; Sérgio Davi, Pedrada (Santa cruz) e Ivanildo Arara. O ABC, do técnico Clóvis Queiróz, perdeu com Floriano, Roberto, Edson Capitão, Robertão e Anchieta; Maranhão, Danilo Menezes e Alberi; Antenor (Zé Roberto), Edvaldo Araújo e Noé Macunaíma (Eugênio).
Com você, o Mecão é ainda mais forte. Seja Sócio!

2 comentários:

Carrasco disse...

Só prá ressaltar...
Em 1975 o América foi tetra campeão da taça cidade do natal - que equivalia ao primeiro turno - e foi Bi-campeão estadual. No ano anterior - 1974 - havia sido campeão Invicto.
Os dois títulos em cima do Abc.

Sérgio Fraiman disse...

O tetra é da conquista da Taça Cidade do Natal e não do título estadual.

Postar um comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.