14 de fev. de 2015

Como o torcedor enxerga a violência no futebol

O Instituto Stochos Sports & Entertainment divulgou nessa semana uma pesquisa a respeito de como o torcedor vê a violência. Sem dúvida, tal pesquisa não poderia chegar em momento mais oportuno e suas duas principais informações vêm corroborar tudo que se tem falado sobre o tema.

Responsabilidade pela violência no futebol
Esse é o título da pesquisa, que foi feita a partir de entrevistas pessoais com 8.112 pessoas, distribuídas, proporcionalmente e de acordo com os números do IBGE, por todos os 26 estados e mais o Distrito Federal. Os entrevistados foram de ambos os sexos, divididos em faixas etárias de 5 em 5 anos, a partir de 16 anos de idade e indo até 60 e mais anos de vida.
Essa amostra cobriu, também, as classes sócio-econômicas A1, A2, B1, B2, C1, C2 e D. Sua margem de erro é de 1,1% para mais ou para menos, com intervalo de confiança de 95%.
É uma amostra extremamente significativa em termos de Brasil e essa pesquisa é parte de estudo realizado periodicamente pelo instituto.
O que vamos apresentar agora é um extrato da pesquisa, com os resultados obtidos junto a torcedores de futebol das cidades que têm clubes na Série A do Campeonato Brasileiro, a saber, em ordem do Sul para o Norte: Porto Alegre, Florianópolis, Chapecó, Joinville, Curitiba, São Paulo, Santos, Campinas, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Goiânia e Recife. Não tenho dúvidas que essa amostra e essas cidades representam com perfeição o país como um todo.
A leitura e interpretação dos quadros é bastante clara e deve começar, necessariamente, pelo enunciado colocado imediatamente acima dos resultados:
 

 




Do blog Olhar Crônico Esportivo
Com você, o Mecão é ainda mais forte. Seja Sócio!

0 comentários:

Postar um comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.