10 de jan. de 2015

CBF obrigará clubes a revelar comissões e investidores em contratações

Em um novo regulamento de transferências, a CBF vai exigir que clubes declarem todos os pagamentos das transferências de jogadores, sejam aqueles diretamente feitos a clubes, comissões a empresários ou participações de investidores. O documento será publicado na segunda-feira, e segue orientação da Fifa. A confederação promete fiscalização sobre as contratações dos times.

A federação internacional de futebol já determinou o veto a participação de terceiros em direitos de jogadores, e vai estabelecer a obrigatoriedade de declarar todos os verdadeiros donos dos atletas. Informações sobre pagamentos a empresários já são exigidas pela entidade.

“É o momento de dar maior transparência. Vamos exigir todos os documentos e eventualmente repassar para a Fifa quando houver necessidade (alguma possibilidade de irregularidades)''; afirmou o vice da CBF, Marco Polo Del Nero, que assume a entidade em abril. Os documentos, no entanto, não devem ser públicos.

A Fifa já faz investigações em dois clubes brasileiros, Corinthians e Coimbra FC, para verificar se houve descumprimento de alguma norma do estatuto de transferência de jogadores. Del Nero admitiu que viu problemas no mercado brasileiros de contratações neste verão.

O dirigente prometeu também uma fiscalização para garantir que seja cumprido o veto da Fifa a novos investidores, válido a partir de maio deste ano e com restrições já em janeiro. A CBF apoia a medida, apesar da maioria dos clubes sul-americanos ser comprado o fim do TPO (Third Partnertship Owner).

“Acho negativo para o futebol (a participação de terceiros nos jogadores). É preciso haver uma acomodação do mercado. Mas os preços dos jogadores serão mais elevados e o clube vai ficar satisfeito quando ficar com a receita inteira'', analisou Del Nero.

Do: Blog de Rodrigo Mattos/UOL
Com você, o Mecão é ainda mais forte. Seja Sócio!

0 comentários:

Postar um comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.