imagem/Fernando Rochael
imagem/Edmo Nathan
A vitória sobre o Joinville no último sábado, na Arena das Dunas, pôs fim à série negativa de 10 jogos do América-RN na Série B do Campeonato Brasileiro. Foi também o primeiro triunfo do técnico Marcelo Martelotte sob o comando do Alvirrubro. Em campo, Rodrigo Pimpão foi o herói ao marcar o gol aos 37 minutos do segundo tempo. Mas outro personagem foi marcante para esta reabilitação do time potiguar. Ele esteve lá no estádio, participou de todos os momentos, não calçou as chuteiras, mas estava em campo através da mente dos jogadores. O coach Fernando Rochael foi convidado para uma palestra motivacional e, literalmente, vestiu a camisa para atingir o objetivo de acabar com este jejum incômodo.
Ainda na saída de campo, Rodrigo Pimpão enalteceu o trabalho desenvolvido por Rochael, revelando "uma palestra de extrema importância na concentração". Artilheiro da equipe na Série B com 11 gols, o atacante não marcava desde o dia 30 de agosto, na derrota por 3 a 2 para o Paraná.
- A gente tira um grande peso das costas porque é difícil ficar 10 jogos sem vencer. O subconsciente da gente começa a trabalhar errado. Na concentração, tivemos um trabalho com a nossa mente, com um profissional dessa área. Ele foi feliz nas palavras dele, na palestra dele. E toda a equipe entrou com esse pensamento positivo, de vitória - falou o atacante.
Formado em Relações Públicas, com mestrado em Psicologia, Rochael é mineiro e trabalha como consultor de marketing e comunicação empresarial há 18 anos. Em Natal há apenas um ano e meio, teve a primeira oportunidade de realizar este trabalho com o América-RN. O convite partiu do gerente de futebol do clube, Carlos Moura Dourado.
- Eu sou master coach, trabalho ajudando as pessoas e organizações a alcançarem objetivos e metas. Fiz uma palestra motivacional com o time do América-RN e foi fantástico. Já sabia que o time tinha essa capacidade. E quando falaram para mim que a questão deles é emocional, eu disse: 'não, amigo'. Você treina emocional como você treina pênalti, perna, musculatura. A emoção tem que se fortalecer neste sentido. Foi isso que aconteceu na sexta-feira - contou o coach, com direito a usar a camisa da comissão técnica do Alvirrubro.
Rochael revela que a vitória histórica sobre o Fluminense, pela Copa do Brasil, foi um dos temas explorados para motivar o time rubro, que não vencia desde 27 de agosto, quando bateu o Atlético-PR pela Copa do Brasil - na Série B, o jejum vinha desde o dia 16 de agosto, quando venceu o Icasa.
- Eu simplesmente mostrei para eles o que eles já tinham. Aquele mesmo recurso que eles tinham quando viraram contra o Fluminense, no Maracanã, ainda estava neste time. Eles viram o que o poder da mente faz. Eu costumo dizer que toda crença é autorrealizável. Quando eles acreditaram que ia acontecer, aconteceu, e fico muito feliz de participar disso - contou.
Recentemente, o Palmeiras contratou o coach Lulinha Tavares para atuar com os jogadores na luta contra o rebaixamento na Série A do Brasileirão. Segundo Rochael, a seleção da Alemanha campeã do mundo também contava com um profissional da área.
- Está sendo muito comum no futebol brasileiro contratar coach para transformar o processo de vitórias. Foi uma grande honra participar deste processo, deste momento de virada do América-RN. Tomara que venham outras palestras - concluiu o coach.
Do Globoesporte.com
0 comentários:
Postar um comentário
Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.