19 de abr. de 2014

Liminar faz Lusa abandonar jogo, e time pode ser punido

A estreia da Portuguesa no Campeonato Brasileiro da Série B foi interrompida ontem, aos 16 min do 1º tempo, em Joinville (SC).
O jogo foi paralisado depois que o delegado da partida, Laudir Zermiani, levou ao árbitro uma liminar que havia sido obtida por um torcedor da Lusa que reconduz o clube à Série A do Brasileiro.
Zermiani avisou o técnico do time paulista, Argel Fucks, que prontamente mandou os jogadores se retirarem de campo e entrarem no vestiário, de onde não saíram mais até que o árbitro determinasse o fim do jogo, por volta dos 30 min do primeiro tempo.
Essa saída do time de campo, no entanto, pode fazer até com que a Portuguesa seja excluída do campeonato, como prevê o CBJD (Código Brasileiro de Justiça Desportiva).
Depois de ver diversas liminares serem derrubadas pela CBF, a Lusa descobriu anteontem uma ação de um torcedor do clube que recolocava o clube na Série A.
Com isso, o clube enviou um ofício à CBF pedindo o adiamento da partida contra o Joinville, mas não recebeu resposta e foi a campo.
Já durante o jogo, o delegado da partida, Laudir Zermiani, recebeu a decisão da Justiça comum e, após algumas conversas, comunicou o técnico Argel Fucks. Ele conduziu o time para o vestiário, que permaneceu fechado por cerca de 15 minutos.
Enquanto isso, o Joinville permaneceu no campo para prosseguir no jogo. O delegado da partida continuou conversando com dirigentes e, em dado momento, afirmou que o presidente da CBF [José Maria Marin] havia ordenado que o jogo continuasse.
Zermiani foi ao vestiário da Portuguesa por duas vezes pedir para que o time retornasse a campo, mas não obteve sucesso. A equipe comandada por Argel não voltou ao gramado, e o árbitro apitou o fim de jogo

CONSEQUÊNCIAS
Advogados especialistas em direito desportivo dizem que, ao abandonar a partida, a Portuguesa pode ser denunciada no STJD por beneficiar-se de decisões obtidas por terceiros. E a pena prevista para esse caso é até a exclusão do campeonato --assim, a Série B teria um time a menos. A Portuguesa pode também perder três pontos e ser multada em até R$ 100 mil.
Já o Brasileiro da Série A não deve sofrer alteração.
O fato é que existem decisões judiciais divergentes nesse caso: uma que favorece a Lusa e provocou a confusão no jogo de ontem, e a outra que dá razão à CBF.
A entidade, aliás, afirmou que o documento que fez o delegado da partida paralisar o jogo não tem efeito. Diz que essa decisão foi emitida pela Justiça de São Paulo, e o STJ havia determinado que o caso deveria ser tratado exclusivamente pela 2ª vara cível da Barra da Tijuca.

Da Folha de São Paulo
Com você, o Mecão é ainda mais forte. Seja Sócio!

0 comentários:

Postar um comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.