10 de abr. de 2014

Base forte, sonhos vivos!





Cada vez mais os clubes brasileiros estão investindo nas categorias de base, há clubes que são verdadeiros garimpos de craques do nosso futebol. Os times do sudeste, principalmente de São Paulo e Rio de Janeiro costumam revelar muitos jogadores. O Santos, por exemplo, revelou craques como Pelé, Robinho, Diego, e atualmente Neymar. O São Paulo é outro clube que também revela grandes jogadores, atletas da qualidade de Kaká, Breno, Diego Tardelli, entre outros.
No Nordeste o Vitória da Bahia é considerado o melhor da região quando se fala em categorias de base, o rubro negro baiano já revelou grandes jogadores, entre eles o atacante Bebeto, campeão mundial pelo Brasil em 1994, o volante Vampeta também campeão do mundo pela seleção em 2002, David Luz – atual zagueiro da seleção brasileira e Hulk atacante também da seleção nacional.
O América Futebol Clube também quer seguir esse caminho.  Segundo o ex coordenador das categorias de base do clube, Andrey Valério, o alvirrubro vem investindo forte para trabalhar esses jogadores, está buscando atletas em todo o estado, fazendo “peneirões” em várias cidades do Rio Grande Norte para a partir daí capacita-los com treinamentos intensos, e dispondo de toda a estrutura necessária para se formar um jogador de futebol.
“O objetivo das categorias de base é formar jogadores que sirvam o clube, porém, muitas vezes times com maior poder aquisitivo vem aqui e levam nossos jogadores, isso não é um problema só do América, acontece com a maioria dos clubes brasileiros. Cabe ao clube criar uma estrutura boa para que os atletas queiram ficar aqui.” Comenta Andrey.
Andrey Valério disse ainda que o clube potiguar possui uma estrutura muito boa para os atletas da categoria de base, com um Centro de Treinamento (CT) com três campos oficiais, além de alojamento, departamento médico, sala de musculação, acompanhamento psicológico, entre outros.
 O alojamento do clube serve para abrigar aqueles atletas que não residem em Natal, jogadores vindos do interior passam a ser hospedados dentro do próprio CT. Além da hospedagem o América oferece alimentação com café da manhã, almoço, lanche e janta para todos os 40 atletas.
O coordenador das categorias de base ressaltou ainda que o alvirrubro dispõem de 60 mil reais mensais para manter toda a estrutura adequada para os garotos das categorias de base, por ano são gastos 720 mil reais só com o futebol amador.
“A nível nacional pode ser considerado pouco, no entanto, acredito que aqui no Nordeste só Vitória, Bahia, Ceará e Náutico dispõem de condições melhores do que a nossa.” Diz Andrey Valério.
No Brasil muitos garotos sonham em se tornar jogadores de futebol profissional, e por isso tantos jovens treinam nas categorias de base de vários clubes brasileiros. No América cerca de 150 atletas treinam diariamente em busca deste sonho.
Tulio Diego, 18 anos, joga como meio de campo, é natural de Pedra Lavrada-PB, há dois anos saiu da casa dos pais na Paraíba e hoje reside no alojamento do CT do América, em Parnamirim.  Segundo ele, o seu maior sonho é ser jogador de futebol profissional.
“Primeiramente queria jogar no time principal do América, e depois no Botafogo-RJ.” Diz Túlio Diego.
 Matheus Costa, 18 anos, também joga como meio de campo, é natural da cidade de Angicos, interior do estado. Segundo ele, o sonho em ser jogador de futebol começou ainda no ensino fundamental, em uma escola da sua cidade natal havia um professor de Educação Física que incentivava os alunos a irem atrás dos seus sonhos, a partir daí, o garoto despertou para o futebol. Ele disse ainda que começou no futsal, após um tempo no futebol de salão começou a jogar no ABC, arquirrival do time rubro, e então veio para o América por indicação do empresário, porque, segundo ele o time estava disputando a Copa São Paulo de Futebol Junior e seria muito bom para ele disputar essa competição pelo alvirrubro.
“Meu sonho é chegar à equipe profissional do América, e também jogar pelo Vasco-RJ.”
Os dois atletas relataram que a estrutura do time potiguar é muito boa, segundo eles, o ambiente no alojamento do clube é ótimo e a estrutura oferecida também.
Nos últimos anos o América não tem revelado grandes jogadores, o último de grande destaque foi o meia Souza, ídolo da torcida americana, no entanto, há muitas promessas como esses dois atletas, que ainda devem ser bem trabalhados no sub 20, para que enfim cheguem ao time principal do clube.
Mas, apesar disso já vem sendo feito um trabalho forte para que isso aconteça, segundo Andrey Valério, o novo comandante do time principal, Oliveira Canindé, tem dado muita atenção para os jovens valores do clube e tem até utilizado alguns deles em treinamentos com o time principal. A expectativa do clube rubro é que a formação de craques seja intensificada, que a categoria de base esteja cada vez mais forte, e que os sonhos dos garotos continuem vivos. 

Por Rafael Araújo, estudante de Jornalismo da Universidade Potiguar. 
Com você, o Mecão é ainda mais forte. Seja Sócio!

1 comentários:

Rodrigo. disse...

Por falar em Base. Cadê o projeto Fábrica de craques mesmo hein? Alguém poderia me informar.

Postar um comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.