16 de dez. de 2013

Tapetão deve definir rebaixado à Série B só depois do Natal

Oito dias depois de encerrado dentro de campo, o Campeonato Brasileiro da Série A de 2013 terá mais um embate hoje, desta vez no tribunal.
E provavelmente nem será o último capítulo -- a discussão que definirá um dos rebaixados para a Série B em 2014 deve se estender até depois do Natal, já que há a possibilidade de recurso.
Hoje, a partir das 17h, no Rio, a Primeira Comissão Disciplinar do STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva) julgará se a Portuguesa deve ou não perder quatro pontos por ter escalado o meia Héverton no jogo contra o Grêmio, dia 8 de dezembro, na última rodada da Série A. Ele estava suspenso.
A perda desses pontos faria com que o time paulista ocupasse o lugar do Fluminense na 17ª colocação e, desta maneira, fosse rebaixado para a Segunda Divisão em 2014 na vaga dos cariocas.
Qualquer que seja o resultado hoje à tarde, há a possibilidade de recurso ao Pleno, que é a segunda e última instância do STJD (veja mais detalhes ao lado).
Podem recorrer a procuradoria, por meio do procurador-geral, Paulo Schmitt, a Portuguesa e até mesmo o Fluminense, que planeja participar o julgamento como terceira parte interessada.
Segundo Schmitt, o julgamento no Pleno ocorreria no dia 27 de dezembro.
A presença de representante do Fluminense --provavelmente o advogado Mario Bittencourt-- é o que abre brecha para que o clube do Rio, como interessado direto no caso, entre com um recurso caso o resultado não lhe agrade --ou seja, se a Portuguesa for absolvida e não perder os quatro pontos.
Porém, para que tenha essa condição, terá que estar presente desde o primeiro momento no processo, não podendo ingressar após a primeira instância.

A SUSPENSÃO
Héverton não poderia ter jogado contra o Grêmio no dia 8 por ter sido suspenso pela segunda partida, dois dias antes, por causa da expulsão diante do Bahia, na 36ª rodada --ele já tinha ficado fora contra a Ponte Preta, na 37ª. Na 38ª e última rodada, o meia atuou por 13 minutos, entrando no segundo tempo.
A Portuguesa alega não ter sido avisada do segundo jogo de suspensão pelo advogado que a representou, Osvaldo Sestário. Ele garante que comunicou o clube.
A defesa da Portuguesa será feita por João Zanforlin, advogado que atua para o Corinthians. Ele alegará que não houve má-fé e que Héverton atuou pouco, não influenciando no resultado.
O Flamengo também será julgado hoje por ter escalado um jogador que deveria estar suspenso, o lateral-esquerdo André Santos.

Da Folha de São Paulo
Com você, o Mecão é ainda mais forte. Seja Sócio!

0 comentários:

Postar um comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.