1 de nov. de 2013

CBF vai bancar excursão de luxo à Bahia para os seus eleitores

O sorteio dos grupos da Copa do Mundo de 2014 vai chamar a atenção do mundo do futebol para a Bahia no dia 6 dezembro. Representantes das 32 seleções vão se reunir para conhecer seus adversários, as datas dos jogos e as cidades das partidas durante o torneio no Brasil.
Em meio a tanta badalação, a CBF (Confederação Brasileira de Futebol) vai usar o evento para agradar aos presidentes das 27 federações estaduais, que são maioria no colégio eleitoral da entidade.
Quatro meses antes de escolherem o substituto do atual presidente da CBF, José Maria Marin, os cartolas vão assistir ao sorteio na Costa do Sauípe com tudo bancado pela confederação.
Há cerca de uma semana, a diretoria da entidade convidou os cartolas para uma excursão de luxo ao complexo hoteleiro próximo de Salvador, com direito a assentos privilegiados na cerimônia da Fifa, que organiza a Copa.
Pela programação da CBF, os dirigentes poderão ficar por quatro dias num dos mais sofisticados pontos turísticos da Bahia. Eles ainda terão direito a levar um acompanhante ao evento, que a Fifa estima transmitir para cerca de 500 milhões de pessoas em todo o planeta.
A cerimônia acontecerá 11 dias depois de o presidente da Federação Paulista de Futebol, Marco Polo Del Nero, ter sua candidatura lançada oficialmente por Marin.
A Folha revelou anteontem que a festa de fim de ano da CBF servirá de palco para o lançamento da candidatura do dirigente paulista. Todos os 47 eleitores já foram convidados.
A eleição da entidade será realizada em abril. No pequeno colégio eleitoral da CBF, apenas os 27 presidentes de federações e os 20 clubes que disputam a Séria A do Campeonato Brasileiro deste ano têm direito a voto.
O custo da estada dos cartolas na Costa do Sauípe deve superar R$ 500 mil.
Além dos convites para festas e viagens, os cartolas das federações estaduais são bem tratados financeiramente por Marin desde o início do seu mandato, que começou em março de 2012 após Ricardo Teixeira renunciar.
No seu primeiro ano, ele abriu os cofres da confederação e repassou oficialmente R$ 27 milhões para as federações. O valor é 62,79% superior ao enviado por Teixeira aos mesmos cartolas em 2011.
A participação dos representantes das federações estaduais no sorteio é uma forma de o presidente da CBF exibir o seu prestígio político e ajudar a campanha de Del Nero, também vice da CBF.
Para conseguir que a candidatura de seu candidato seja viabilizada, Marin precisa do apoio de sete federações e cinco clubes, o que não será difícil. Além de comandar a CBF, ele preside o COL (Comitê Organizador Local da Copa do Mundo).
A oposição ainda não definiu seu candidato. Andrés Sanchez, ex-presidente do Corinthians, e Francisco Novelletto, presidente da Federação Gaúcha de Futebol, são os mais cotados. 

Da Folha de São Paulo
Com você, o Mecão é ainda mais forte. Seja Sócio!

0 comentários:

Postar um comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.