"Tudo certo e nada resolvido". Foi dessa forma que Alex, meia do Coritiba, definiu a reunião de ontem dos integrantes do movimento Bom Senso F.C. com o presidente da CBF, José Maria Marin.
O encontro contou também com representantes dos clubes, federações, sindicato dos atletas e emissoras de TV na sede da entidade.
Com a alegação da CBF de que a Copa tornou atípico o calendário de 2014, Marin anunciou mudanças apenas para 2015, quando os atletas ganharão um mês de pré-temporada após 30 dias de férias.
Para o próximo ano, o presidente da CBF manteve o período curto de pré-temporada, em alguns casos de apenas quatro dias, e proibiu os times de realizar excursões no exterior durante a disputa do Campeonato Brasileiro.
"O importante é que abrimos o diálogo. Até então, nunca tínhamos sido ouvidos", afirmou o meia, um dos líderes do Bom Senso F.C., movimento formado por cerca de mil atletas das Série A e B do Brasileiro que pretende discutir a programação dos próximos calendários.
Além de Alex, o lateral corintiano Alessandro, o goleiro palmeirense Fernando Prass, o zagueiro colorado Juan, o meia botafoguense Seedorf e o zagueiro corintiano Paulo André também participaram do encontro.
"É covardia falar em 2014 com a paralisação de 45 dias para a disputa da Copa do Mundo. Em 2015, não haverá futebol em janeiro e os Estaduais serão reduzidos para que sejam mais rentáveis e atrativos. Está definido", afirmou o presidente do Atlético-MG, Alexandre Kalil.
Na reunião de ontem, a CBF se comprometeu a estudar a adoção do "fair play financeiro", com os clubes comprovando capacidade de pagamento dos salários, e estabelecer um número máximo de partidas mensais.
O movimento formado pelos jogadores também quer que comissões de atletas, treinadores e executivos dos clubes de futebol façam parte do conselho técnico de todas as competições nacionais.
Esta foi a segunda reunião da diretoria da CBF com os integrantes do Bom Senso.
O gesto de Marin é uma tentativa de esvaziar seus opositores na eleição da CBF, que acontecerá em abril.
As reivindicações do Bom Senso F.C. já haviam sido aceitas pelos presidentes das federações "rebeldes" --MG, RJ e RS, acompanhadas depois por SP, da situação--, que tentam viabilizar uma candidatura de oposição no pleito do próximo ano.
Na ocasião, os cartolas da oposição anunciaram que os jogadores dos seus Estados teriam uma pré-temporada com mais uma semana, além dos quatro dias previstos.
"Estou feliz que pela primeira vez estamos discutindo futebol com todos envolvidos e todos estão abertos para fazer o futebol brasileiro melhor. Não tem como sair com tudo definido, essa é uma primeira reunião. Sozinhos, nós jogadores não temos como mudar as coisas. Somos um ponto importante, mas não único", disse o lateral direito Alessandro.
Da Folha de São Paulo
0 comentários:
Postar um comentário
Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.