9 de jun. de 2013

Roberto Fernandes tem que permanecer no América

No ano passado, o América iniciou a Série B usando a mesma equipe que conquistou o título do estadual.  O time que bateu o Abc dentro do Maria Lamas, por 2x0, no dia 06/05, e levou a taça para a sede da Rodrigues Alves foi o seguinte: Fabiano, Norberto (Zé Antônio), Cléber, Edson Rocha e Wanderson; Ricardo Baiano, Fabinho, Márcio Passos e Júnior Xuxa (Nata); Isac e Lúcio (Pingo).
Quando venceu o Goiás por 5x2, no dia 19/05, o técnico Roberto Fernandes utilizou o futebol de Dida, Norberto, Cléber, Edson Rocha e Wanderson; Ricardo Baiano, Fabinho, Nata (Thiago) e Júnior Xuxa; Isac (Soares) e Lúcio (Pingo). 
Nove jogadores titulares que disputaram a final iniciaram a partida contra o Goiás. Lembrando que Márcio Passos não atuou nessa partida por conta da suspensão pelo cartão vermelho tomado no jogo contra o Horizonte, pela Copa do Brasil, e o goleiro Fabiano não renovou contrato.
O que anda ocorrendo agora em 2013? A falta de uma base. O técnico Roberto Fernandes está remontando o time dentro da competição e sem tempo para treinar. A cada rodada busca um time ideal e até pelo nível de algumas contratações, muita gente chega ainda para brigar por uma vaga no time titular. Dos dezenove jogadores contratados para o brasileiro, na minha ótica, apenas quatro chegaram com o carimbo de titular cravado na testa: o goleiro Andrey, o zagueiro Cléber e os atacantes Júnior Negão e Vinícius Pacheco. 
Por isso tudo, antes de querer responsabilizar o técnico Roberto Fernandes por qualquer coisa, o torcedor precisa avaliar o cenário como um todo. Nada de afobação, nada de desespero. Independente do que aconteça na terça-feira, sou plenamente favorável à permanência de RF no comando da equipe. A parada da Copa das Confederações dará ao treinador o tempo necessário para ajustar a equipe. Muita calma nesta hora. O terrível exemplo após o final da Copa do Nordeste não pode ser repetido. A direção do clube tem que ter a frieza necessária para administrar a situação com responsabilidade e serenidade.
Com você, o Mecão é ainda mais forte. Seja Sócio!

27 comentários:

Anônimo disse...

Plenamente de acordo Sérgio. Espero que o América não invente de dar folga de alguns dias nesse período de recesso. Tem que trabalhar a forma física e, para isso, temos fisiologistas competentes e capazes de fazerem o time voltar a correr. A falta de entrosamento tem sido evidente e é a hora do grupo "se conhecer" um pouquinho mais.
Acredito que o começo da competição muito próximo da perda do campeonato, mexeu e muito com o emocional do plantel e tivemos que enfrentar adversários já entrosados e uma viagem longa até o interior do Pará. E mesmo assim as derrotas foram por falhas individuais. Então, concordo com a permanência do nosso mito Roberto Fernandes.
ADAIL PIRES

Flavio disse...

concordo, até porque no mercado não existe tecnicos bons a altura do nosso time.

Anônimo disse...

O problema é quem tem muito torcedor que só sabe criticar, o problema não esta no técnico que já provou competência, e sim num melhor entrosamento do time. Esse time ainda vai dar muitas alegrias.

Anônimo disse...

Time que vai estrear na 2ª fase pós copa das confederações.
Andrey - Cleber - Edson Rocha - Renatinho - Marcio Passos - Daniel - Gerson - Cascata - Cléo - Junior Negão.

Anônimo disse...

Também não sou favorável a saída do RF, mas o time não vem evoluindo. A expectativa é que após essa paralisação, ele consiga dar um padrão de jogo ao time. Mas, precisa colocar a turma para trabalhar nos dois expedientes. Temos deficiências, mas temos jogadores que dá para formar um time para não ficar na zona de rebaixamento e pelo que vemos na série B, está muito nivelado, com apenas 4 ou 5 times se sobressaindo. 24 dias, acredito ser um bom tempo para definir um time e deixar claro o que quer dentro de campo.
walsil

Anônimo disse...

Corretíssimo, Sergio!

Gleiber Dantas disse...

Sérgio, assino em baixo, concordando com tudo que você disse! Roberto Fernandes tem que ficar sim, que me perdoem quem pensa o contrário, mas, demitir o técnico é, no mínimo, burrice!

Anônimo disse...

Quem é favorável a saída de RF é quem não entende de futebol e entrou na pilha da Rádio Bobo.

Anônimo disse...

tire apenas JÚNIOR NEGÃO desses que você disse que chegou com o carimbo de titular. ainda acho THIAGO ADAN muito melhor, pelo menos dá sangue dentro do campo.

wildsonrn disse...

concordo, apesar do RF ter, teoricamente, responsabilidade por algumas contratações. Elee, RF, sabe trabalhar desde que tenha qualidade. O nível das contratações, com raras exceções, é que tem prejudicado. A diretoria, por sua vez, reclama da falta de dinheiro para investimento, das rendas e dos salários pedidos, o que também é verdade. Equacionar isso tudo não é fácil, se assim fosse, todos os clubes já teriam feito. A torcida tem que fazer sua parte, no mínimo, aderindo ao sócio-dragão.

Heribaldo Sócio Dragão disse...

Caro Sérgio,

Roberto Fernandes, não pode sair do nosso MECÃO; Ele não é goleiro e nem atacante. Se os nossos goleiros só vivem falhando e os nossos atacantes perdem as chances de gol na cara é porque eles não são qualificados para vestir o nosso manto sagrado na série B do Brasileiro.


Os Goleiros e os atacantes são os
culpados pelos maus resultados.

Anônimo disse...

concordo plenamente será que os americanos esqueceram que ele o responsavel pelo titulo do ano passado e pela excelente campanha na serie B !! o que temos que fazer é contratar jogadores honrrem a camisa vermelha que tanto nos orgulha

Unknown disse...

Caro amigo Sergio,concordo com sua linha de pensamento..As vezes imagino que devo entender mais de jogo de biloca do que de futebol,se não vejamos: Vários jogadores considerados titulares ainda não estão jogando, os que estão voltando,tipo: Norberto,Macio passos,Renatinho, também precisam de tempo para ganhar ritmo de jogo e ainda jogadores como Cascata que tem jogado até no sacrifício e os que chegaram agora precisam de adaptações ao time.. Ou seja querer teimar contra tudo isso, e no minimo querer entender muito de futebol,então prefiro cuidar das minhas bilocas.

Marco Antonio disse...

Sergio vc esta corretíssimo!
Felipão com a seleção brasileira obteve a ultima vitoria a 2 anos atrás com equipes do mesmo nível. E olhe o nível de jogadores da seleção Neymar, Lucas, Oscar e cia... O caso do América se assemelha nessa serie B, esqueçamos o estadual, o América ,tanto quanto nosso rival, jamais.vai trazer jogador 100% atuando e titularissimo de alguma grande equipe da serie A, B ou C, sendo assim se justifica essa garimpagem de jogadores ate com certo nível como Andrey, Pacheco, Kleber mais quase todos ou estavam na reserva ou sem contrato. E ai precisaremos dessa Inter temporada pra remontar nosso time e certamente dispensar alguns.
Sobre RF... Ele pode ter cometido alguns erros, mais na tentativa de acertar. Ou será que ele tem culpa daquele gol na final do estadual, dos pênaltis perdidos, dos 2 gols perdidos no último jogo e das falhas e má fase de nossos dois goleiros ?
Racionalidade e um pouco mais de paciência, independentemente do resultado contra o Palmeiras.
Pior q dispensar técnico, é fazer experiência com um novo técnico e voltar aquela ciranda maluca de anos atrás com 3 ou 4 comandante por temporada.
Sempre a favor do América, acima de tudo...

Isaías Albuquerque disse...

O campeonato está no começo, o América não sofreu nenhuma derrota humilhante, o time está em formação e RF já demonstrou sua competência e conhece o time. Não vamos criar crise como está acontecendo com o time de preto. Contratar um técnico e começar tudo de novo é complicado e caro. Não vamos esperar até o fim do campeonato, mas ainda está muito cedo.

Anônimo disse...

Sempre falei, "a culpa não é de RF".
Até pq não se faz omelete sem ovos.
Acredito num time titular mais encorpado, com a volta de alguns titulares.
Acho que o nosso time após a parada, será esse:
Andrey, Norberto, Cléber, Edson Rocha, Renatinho Potiguar; Márcio Passos, Daniel Rezende, Vinícius Pacheco, Cascata; Alex e Júnior Negão.

Carrasco disse...

Olha, demitir Roberto Fernandes na minha opinião seria o primeiro passo rumo á Série "C".
Num passado não muito distante chegamos a ter cinco treinadores numa só temporada, numa demonstração ridícula de incompetência administrativa. O América tem que mudar essa cultura. Tem que ter planejamento,
dar tempo para que os resultados aconteçam naturalmente e não ficar se afundando em precipitações momentâneas. È preciso que se entenda que RF está gradativamente substituindo as peças que já apresentam desgaste e não rendem mais como antes. Com isso, perde-se um pouco o conjunto e as coisas nem sempre acontecem conforme o desejado.
Trocar de treinador nesse momento seria o princípio não apenas do rebaixamento mas de uma bola de neve que certamente refletiria nas temporadas vindouras.
E o pior é que, já me disseram que o time preto tá só esperando RF sair do América para contratá-lo!

Lamas Neto disse...

Sérgio,
Concordo plenamente com vc, e com a maioria da torcida, RF é o único que não pode sair, já mostrou que tem competência e além disso se identificou muito com o nosso clube, o que está acontecendo não é culpa dele e sim da qualidade individual de alguns jogadores.
Nosso ¨MITO¨ não deve e nem pode sair, senão a coisa vai por água abaixo!!
Abraço,
LAMAS NETO

Henrique da Pedreira disse...

Serjão, assino em baixo, é isso mesmo, vamos com precaução tentar vencer o Palmeiras e voltar com tudo depois do recesso. Mecão sempre!

Anônimo disse...

Correto Sérgio. Algum técnico da Série B, fora Roberto Fernandes, joga sem goleiro debaixo da trave?
Culpar Roberto é coisa de abcista safado.

sócio dragão 218 disse...

Totalmente certo a saída de Roberto Fernandes seria um erro terrível no momento. A fase infeliz dos goleiros, a apatia de alguns jogadores que sabemos que podem jogar muito mais, são os principais motivos pro fraco desempenho até agora, o treinador nada pode fazer sobre isso.

Araken disse...

Caro Sérgio, concordo com sua colocação. Além do mais o América viajou longas distâncias (Sta Catarina, Natal, Paragominas, Sta Catarina, Natal). Há de se considerar!
Araken.

Anônimo disse...

Eu permanecia com esse Edivánio na saga no lugar de Cleber, e trazia o Roni Dias.

Anônimo disse...

CONCORDO EM GÊNERO, NUMERO E GRAU. Pena que Sérgio Fraiman não tem a ultima palavra no américa. Se tivesse estariamos bem melhor podem ter certeza. FICA ROBERTO FERNANDES, COM ELE O AMÉRICA PARECE MAIOR DO QUE VERDADEIRAMENTE É!

Tales Barbalho

Anônimo disse...

O América sem Roberto Fernandes?
Brincadeira tem hora, e sendo de mau gosto então!
Vão esperar muito para verem a sua substituição.
O importante agora, é aproveitar esse intervalo da Copa das Confederações para fazer os ajustes necessários ao time.
Muito trabalho, rever o planejamento, algumas
dispensas, contratações(?), dar entrosamento ao time, recuperação física dos jogadores...
Voltaremos com outras perspectivas em relação aos resultados e classificação.

Mauro Manta disse...

Concordo plenamente. A situação é completamente diferente da do ano passado, quando saímos do Estadual com um time base e motivado pela conquista do título.
Com esses mesmos atletas, se conseguirmos dar uma boa disposição física ao elenco, faremos um bom campeonato. A Chapecoense não tem nenhum jogador especial mas é um time que corre muito, disputa os espaços do campo com força e está aí. Inclusive com um atacante (Soares) que muitas vezes foi vaiado no Mecão. Futebol é trabalho, vamos trabalhar e recuperar o time.

Anônimo disse...

O torcedor não é burro! Roberto Fernandes é um dos melhores técnicos que passaram por aqui nos últimos tempos. A torcida tem que apoiar, e está apoiando, o treinador para sairmos dessa situação. Tenho certeza que vamos revirar o quadro, começando pelo jogo de amanhã. Acredito na vitória diante do palmeras!

Postar um comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.