4 de jun. de 2013

Herói do Mecão comemora 15 anos do título da Copa do Nordeste

O América-RN festeja nesta terça-feira os 15 anos do título mais marcante da sua história. No dia 4 de junho de 1998, o alvirrubro derrotou o Vitória por 3 a 1, no antigo Estádio Machadão, em Natal, e foi campeão da Copa do Nordeste.
O jogo do título foi histórico. O time do América, que era comandado por Arthurzinho, venceu com gols de Biro-Biro, Paulinho Kobayashi e Carioca, enquanto os baianos marcaram com Flávio.
Aquela partida não sai da cabeça de muitos torcedores, mas para um ex-jogador, a conquista da competição regional ficou marcada para a carreira. Paulinho Kobayashi, além de campeão, foi o artilheiro do torneio, com nove gols. Atualmente, o ex-jogador é treinador de futebol e seu último clube foi o Santacruzense, time da Série A-2 paulista.
- Foi um título muito marcante na minha carreira. Fiz um gol no jogo e terminei a competição como artilheiro. Até hoje eu me lembro e sempre coloco nas conversas com amigos e pessoas com quem trabalho. O ambiente daquele jogo era fantástico. O estádio estava lotado e tínhamos pela frente um adversário que tinha um dos melhores elencos do país - confessa Kobayashi ao GLOBOESPORTE.COM.
O Vitória contava, na época, com o craque sérvio Petkovic. Apesar do forte adversário, o alvirrubro não se intimidou e fez história.
- O nosso time era formado por muitos garotos, que se tornaram excelentes jogadores, como Rogerinho e Carioca. Para equilibrar, tínhamos os mais experientes, como Moura em campo e o técnico Arthurzinho à beira do gramado, nos passando as orientações - recorda o Kobayashi.
No entanto, Paulinho considera que o principal título do América é "esquecido" pelos seus próprios dirigentes, que não fazem um trabalho para valorizar os seus ex-jogadores.
- Eu lamento que o América não valoriza o título com uma amplitude maior. Poderia ser realizado um trabalho para mostrar aos novos torcedores as conquistas daquela época, os jogadores que passaram por aquele time e fazer um memorial com o troféu e reportagens daquele time. Até hoje, eu tenho amigos por conta do América - critica Paulinho.
Após três anos, a Copa do Nordeste voltou a ser disputada em 2013, com a participação de 16 clubes. Para o ex-jogador, a competição mostra que a região é forte produtora de jogadores.
- Eu considero a Copa do Nordeste uma competição muito importante, tanto para os clubes quanto para os jogadores. O Nordeste tem muitos atletas de qualidade. É um torneio com grande visibilidade para o todo o país, porque tem clubes com grande destaque no cenário nacional - conclui.

Do Globoesporte.com
Com você, o Mecão é ainda mais forte. Seja Sócio!

1 comentários:

Anônimo disse...

Tenho 40 anos, Paulinho Kobayashi é um dos maiores que vi jogar no América. Ganhou quase tudo, foi artilheiro e além do maior título da História do clube (Copa do Nordeste) também estava no ultimo acesso a 1ª Divisão. SEM DÚVIDA É VERGONHOSA e UMA VERDADEIRA INJUSTIÇA O AMÉRICA SEQUER TER FEITO UMA ESTÁTUA DE KOBAYASHI. Uma pena que a diretoria e todos os que fazem o clube não valorizem seus ídolos. Tales Barbalho

Postar um comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.