22 de mai. de 2013

Arena América x Arena das Dunas: o processo foi mal conduzido

A próxima reunião do Conselho Deliberativo do América vai literalmente ferver. Os ânimos não estão serenados e, pior, tivemos uma péssima condução do processo sobre o tema estádio. Hoje existe uma divisão - que deveria ter sido evitada - entre aqueles que são a favor da Arena América e os que defendem a assinatura de um contrato com a OAS. Esqueceram que tudo e todos são América. Faltou habilidade para construir uma proposta de conciliação. Faltou principalmente um líder, uma pessoa, digamos, neutra, com equilíbrio suficiente para aparar as arestas. Em certos momentos, por exemplo, a Arena do Dragão é tratada como se fosse uma obra particular, que tem como "donos" os doutores José Rocha e José de Medeiros. Isso foi um erro que veio à tona desnecessariamente. A Arena América é uma obra aprovada pelo Conselho Deliberativo do clube. E por falar em conselho, acho incrível se pensar em votar qualquer aprovação de um contrato com a OAS sem que os conselheiros tenham pelo menos recebido uma cópia do documento para leitura. 
Independente de tudo isso não me coloco intransigentemente contra atuar na Arena das Dunas. Apoio à iniciativa, porém penso que o contrato tem que ser analisado cuidadosamente, sob pena de derraparmos futuramente numa "casca de banana", como bem lembrou o vice-presidente de futebol Paulinho Freire. Precisamos, ainda, de garantias para a manutenção da construção da Arena América. Não podemos esquecer que vários camarotes foram adquiridos por torcedores e que este pessoal sequer foi consultado informalmente sobre qualquer possibilidade de ficar usando as cadeiras da Arena das Dunas até a conclusão da obra do estádio rubro. Quem arcará com pedidos de indenização? Com a insatisfação de quem sempre sonhou em ter o seu camarote? Isso não pode ser desconsiderado.
O América como instituição tem total responsabilidade sobre a conclusão do seu estádio e se isso não for feito correremos o risco de passarmos 100 anos sem conseguir vender um guardanapo. A credibilidade caminhará pelo ralo e ficará difícil resgatá-la.
Lembro e quero deixar bem claro que não existe discussão - é óbvio - sobre a qualidade, localização e modernidade do estádio da Copa do Mundo. Não existe aqui o interesse de manter o América atuando fora de Natal. Não há comparação entre Arena das Duas, Nazarenão ou Barrettão. O foco não é esse. O que precisamos analisar com cuidado é o futuro do América. Hoje o Grêmio reclama e tenta alterar os termos do contrato firmado com a construtora baiana. As despesas pularam das linhas do contrato e causaram um tremendo susto na diretoria do tricolor gaúcho.
Volto a dizer que sou favorável ao time usar a Arena das Dunas, mas precisamos ter a cautela necessária na hora de assinar qualquer contrato. Pensar em alguns reais de forma imediata pode até amenizar o hoje, mas poderá inviabilizar as próximas administrações.
  
Com você, o Mecão é ainda mais forte. Seja Sócio!

18 comentários:

Anônimo disse...

É isso aí Sérgio, perfeita a colocação, vejamos as vantagens do contrato da "oas" sem tirar o foco de construirmos a nossa Arena do Dragão.
Devemos antes de tudo respeitar aqueles que voluntariamente acreditaram e compraram as cadeiras e camarotes, esse pessoal tem que ser compensado de alguma forma, para a instituição América não cair no descrédito.

Rafael Borges disse...

É o fim do clube:
- Varios processos de compradores de Camarotes/Cadeiras
- Racha no Conselho do Clube

Me pergunto:
- Por que nao se juntaram para terminar o NOSSO ESTADIO
- Por que nao se juntaram a FNF/Ze Vanildo por aquele processo com um politico que esqueci, que garante aos clubes jogarem na Arena das Dunas exatamente da mesma forma que o Machadão???
10% e sem acordos sombrios???

Anônimo disse...

Caro Sérgio,

me permita colocar um opinião discordante da sua.

1) O Arenas das Dunas será entregue em novembro ou dezembro e, convenhamos, não podemos abrir mão de ter um estádio como ele pela localização, qualidade da construção, capacidade, possíveis rendas, etc, etc, etc.
2) Entendo que os as pessoas que compraram camarote no projeto do Arena Amériaca precisam ser respeitadas e, neste ponto, poderia haver uma negociação, concordo com você. Quem sabe negociar com a OAS para que as pessoas que compararm camarote no Arena América possam usar os do Arena das Dunas, mediante, obviamente, o pagamento de alguma compensação finaceira à OAS pois a qualiade dos camarotes deverá ser muito diferente.
3)Vejam o caso do Náutico, em Recife, troucou o seu estádio, que estava em Recife por um mais moderno que fica em um município próximo, em função da qualidade e capacidade do novo estádio. Aqui em Natal a situação é ainda melhor pois o Arena das Dunas fica em NATAL e o Arena América em Parnamirim.
4)O fato de termos começado a construir o Arena América e termos hoje o Barretão é um ponto positivo a nosso favor na negociação com a OAS
5)No contrato de construção do Arena das Dunnas o governo do estado colocou uma cláusula que o estádio deveria ser cedido aos cluber do RN a custos menores;
6)Entendo a chateação dos que comproram camarote no Arena América mas os recursos arrecadados só permitem a construção de um estádio para 4500 lugares e o restante para chegar aos 10000, vamos conseguir como? A não ser que começemos a torcer para o time ser rebaixado para a Série C e permancer lá até que possamos finalizar o Arena América...

Entendo que não podemos aceitar a primeira proposta da OAS, mas seria uma irresponsabilidade muito grande não querer jogar no Arena das Dunas a partir do próximo ano.

Para finalizar, em todas as cidades que estão construindo estádio para a copa e possuem time das Séries A ou B sem estádio, como o nosso caso, e alguns que já possuiam até estádio, como Grêmio e Náutico, esses trocaram seus estádios pelos novos. Por que que nós devemos ser diferente de todos?

Anônimo disse...

A Arena América já começou de um sentimento pequeno: Que alguns americanos se sentiam HUMILHADOS porque o rival tem um estádio e nós não.
Depois outro erro, foi que começaram a construir na hora totalmente errada. Se era para fazer, que tivesse sido construída antes do Machadão ter sido derrubado, para que a estivéssemos utilizando-a nestes anos que ficamos sem estádio.
Agora, porque alguns compraram camarotes, quando/se a arena ficar pronta, a maioria dos torcedores serão abrigados a assistir o América jogar em um estádio bem inferior e longe da cidade, só porque alguns se sentiam humilhados?

Outro fato que não estão atentando: O AMÉRICA NÃO TEM QUE ASSINAR NENHUM CONTRATO PARA JOGAR NO ARENA DAS DUNAS, existe uma lei Municipal que obriga ao estádio ser cedido a qualquer time de Natal, que queira jogar lá, deixando uma cota da renda.
Eu não sei porque tanta falação.

Carrasco disse...

A proposta inicial - que eu considerei rídícula e se não fosse a pressão do CD teria sido aprovada - eu era veementemente contra. Porém, com o andamento das negociações muita coisa certamente mudou e concordo que os detalhes não podem ser expostos sob pena de servir até como munição aos que são contra o progresso do América FC.
Que as novas condições contratuais sejam expostas na reunião do CD rubro, e detalhadamente conhecidas, analisadas e estudadas pelos conselheiros e corpo jurídico do clube. Mas que fique bem claro e como foi citado no post, que o América enquanto instituição, seja soberano na construção do seu estádio próprio, a Arena América!

Anônimo disse...

Parabéns pela matéria.

Anônimo disse...

A OAS tem que se ajoelhar aos pés do América se não quiser ficar com um elefante branco, ou no máximo fazer uma parceria. Mas, o certo seria o América se agarrar no documento da FNF e jogar normalmente no estádio como era no Machadão e pronto.
ARENA DAS DUNAS É NOSSO!!!!
Outra alternativa: pega parte de nosso patrimônio, que não é utilizado mesmo e troca em definitivo com essa Arena das Dunas e acabou-se. O estádio da Copa será nosso. DÊEM UM JEITO, MAS O MECÃO TEM QUE JOGAR NO ARENA DAS DUNAS E PRONTO.

Anônimo disse...

Isso mesmo, Sérgio. Parabéns pelo equilíbrio e pela lucidez na abordagem do tema.
Ricardo Procópio (Conselheiro)

Anônimo disse...

Caro Sérgio,

quanto a questão do custo da Arena do Grêmio, que você cita, a solução é simples. Basta que o estádio continue com a administração da OAS e que se faça valer as mesmas condições que tínhamos quando do machadão: Pagamento de percentual da renda dos jogos que, mesmo que aumente para digamos 20% ou 30%, será muito melhor que jogar no Barretão, pois além de dar uma renda bem maior, o torcedor ficará muito mais confortável.
A palavra é NEGOCIAR O MELHOR CONTRATO e passar a usar o Arena das Dunas o mais rápido possível.

Me parece que o temor maior de alguns é que o torcedor se acostume com a qualidade Arena das Dunas e, com excessão de quem já comprou camarote e cadeira do Arena América, e aí eu não tiro suas razões, pois pagaram, ninguém mais será favorável a continuação da construção de um estádio em Parnamirim que, sem dúvida, terá uma qualidade bem inferior.

Me desculpem mais a realidade precisa ser dita!

Anônimo disse...

Serrgio eu acredito que o america devera assina um contrato de apenas um ano do a ARENA DAS DUNAS e trabalha o mais rapido possivel a contrução do seu estadio para que no maximo em janeiro de 2015 a equipe esteja jogando no seu estadio o marketing do america poderia levanta dinheiro com o nome do estadio a comentarios que o grupo nordestão teria entereçe em compra o nome do estadio por 10 anos.

Anônimo disse...

Por que o América não pode jogar na Arena das Dunas e, ao mesmo tempo, continuar a construção da nossa Arena América? O que inviabiliza?
Por que nós torcedores americanos devemos aceitar, como "vaquinhas de presépio", qualquer tipo de estádio, a exemplo desse Barretão, sem oferecer nenhum tipo de conforto, aos que teimam em irem até lá?
Não acredito, que pessoas com visão empresarial, e bem sucedidos, que estão na Administração e no Conselho Deliberativo América se deixem levar
por Contratos "fantasiosos" que possam comprometer administrações futuras, e consequentemente o futuro do América.
Mais discernimento e menos radicalismo sobre o assunto.

Anônimo disse...

"O AMÉRICA NÃO TEM QUE ASSINAR NENHUM CONTRATO PARA JOGAR NO ARENA DAS DUNAS, existe uma lei Municipal que obriga ao estádio ser cedido a qualquer time de Natal, que queira jogar lá, deixando uma cota da renda."
Concordo com o que o anônimo acima falou. Minha gente, chama o presidente da FNF, advogados, políticos americanos e outra coisa, a OAS tem que se ajoelhar, como outro anônimo disse, para que o América jogue lá e aquilo não vire um elefante branco e uma batata quente no c.... deles.

Anônimo disse...

As ações na justiça não serão contra o América. Pelo que entendi, quando começaram a construir a tal Arena, o América não teria nada com a Arena América, até mesmo para que jogadores não processassem o clube e ficassem com parte ou com o patrimônio todo.

Anônimo disse...

Sérgio , parabéns pelo comentário lúcido e isento . Sou torcedor e sócio do América e comungo da idéia de jogarmos no Arena das Dunas (até que o nosso esteja 100 % concluído). Não acho inviável jogarmos lá e ao mesmo tempo continuarmos com a construção do nosso. Pena que não fizemos uma permuta com as aréas das piscinas e quadras da Rodrigues Alves com uma construtora de porte p/ que ela construísse o AA .
Capitão América - from Crhistmas City

JEAN CARLOS disse...

Jogar na Arena das Dunas será ótimo pra todos, mais sem deixar de lado o nosso estádio, que sinceramente da forma como vai, só vai sair daqui há uns 05 anos, (enquanto isso joga na Arena das Dunas).

Jean Carlos

sócio dragão 218 disse...

Eu comprei duas cadeiras vip e já paguei cinco parcelas e aí como é que fica, os dirigentes do clube tem que ser responsáveis.

Anônimo disse...

andré vermelho

com a palavra o senhor jussiê santos que poderia ter evitado tudo isso se ao invéis do ct tivesse construido um estadio, e ainda diz que o america nunca é pra subir a serié A.

Andierison Macedo disse...

ARENA DAS DUNAS JÁ. O resto é folclore. Arena América fica para um futuro.
Temos que jogar em Natal num estádio novo, pronto, em excelentes condições. Com o Arena das Dunas o sócio torcedor cresce, o dinheiro aparece e o nosso time merece isso.
Vamos pensar grande. Pensemos no Arena das Dunas.
Quem discordar por conta de revanchismo ou picuinha, não é América de Natal.

Postar um comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.