6 de fev. de 2013

O dinheiro de todos financiará o lucro de poucos

Aquilo que os pessimistas previram está mais uma vez demonstrado pela reportagem de Bárbara Macri e Bernardo Itri: a Copa do Mundo no Brasil, que foi anunciada como a da iniciativa privada pelo governo e pelo comitê que a organiza, é pornograficamente pública.
Orlando Silva disse o que disse, e Ricardo Teixeira escreveu o que escreveu na página 2 desta Folha: "Tenho repetido inúmeras vezes que defendo um modelo para a Copa no Brasil com viés predominantemente privado".
Tudo bem que ambos tiveram que se demitir dos respectivos postos e nem foi por mentir, mas por acusações, e provas, ainda mais comprometedoras. Um virou suplente de vereador em São Paulo e o outro vive na Flórida.
O que a reportagem revela cabalmente, com 97% dos investimentos nos estádios via dinheiro público, além de 85,5% do total empregado para a realização do megaevento, seria um escândalo em qualquer país sério.
Estamos vendo o que se sabia desde que o Brasil ganhou o direito de receber a Copa: o dinheiro de todos financiará o lucro de poucos, como aconteceu na África do Sul, que ficou com uma dívida de US$ 4 bilhões, os mesmos US$ 4 bilhões que a Fifa anunciou de lucro. Mas lembremos: a Fifa não pede a ninguém que sedie seu evento.
Sim, o Brasil terá novos estádios, como na ditadura, ao menos quatro deles fadados a virar elefantes brancos -Cuiabá, Brasília, Natal e Manaus-, sem se dizer que praças de esportes nunca foram polos de progresso.
O pior é que já se anuncia a desistência de boa parte dos legados em infraestrutura e mobilidade urbana.
Mas não há de ser nada: sempre terá quem transforme espírito crítico e cidadão em pessimismo ou desprezível campanha publicitária. 

Por Juca Kfouri, colunista da Folha de São Paulo
Com você, o Mecão é ainda mais forte. Seja Sócio!

1 comentários:

Anônimo disse...

CONCORDO COM TUDO QUE DISSE O RENOMADO JORNALISTA ESPORTIVO; O QUE É GASTO PELOS PAÍSES QUE SEDIAM ESTE EVENTO PARTICULAR, É UMA FÁBULA, ANTES MESMO DA REALIZAÇÃO DO MESMO, JÁ TEM MUITOS QUE FICAM RICOS, SÓ COM OS PREPARATIVOS, E NÃO É SÓ AQUI QUE ISTO ACONTESCE, MAS EM TODOS OS PAÍSES;
MAS O NOSSO RENOMADO CRÍTICO ESQUESCEU DE CITAR O ITAQUERÃO, SERA QUE NÃO TEM VERBAS PUBLICAS?. E NÃO RECEBE CRÍTICAS PORQUE É DO SEU TIME DO CORAÇÃO?
PARA SER CRÍTICO TEM OBRIGATORIAMENTE QUE SER HONESTO.
JOSE CARLOS Cj.JIQUI

Postar um comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.