15 de dez. de 2012

Entrevista de RF ao site Justiça Desportiva

Eleito o melhor técnico do Rio Grande do Norte de 2012, Roberto Fernandes está feliz com o trabalho realizado no América/RN desde a sua chegada, em março deste ano. Após oito anos, o comandante conseguiu dar ao clube o título de campeão estadual e o deixou entre os dez primeiros colocados na disputa da Série B do Campeonato Brasileiro.
Em entrevista ao Justicadesportiva.com.br, o treinador exaltou o bom ano do time e lamentou a falta de investimento financeiro aos clubes do Estado. Em sua opinião, a Copa do Nordeste, que voltará a ser realizada pela CBF no ano que vem, dará uma alavancada na questão.
Sobre os reforços para a próxima temporada, Roberto Fernandes diz que o assunto está sendo tratado internamente devido à concorrência do mercado, mas admitiu que o América está defasado no setor de ataque.
 
Site JD: Você chegou em março no comando do América e pegou o time um pouco desacreditado, mas conseguiu conquistar o Estadual e deixar o clube entre os dez primeiros colocados da Série B do Brasileiro. Qual o balanço que você faz dessa temporada?
Roberto Fernandes: "É um balanço extremamente positivo. O América não vencia um título estadual há oito anos. Isso é muito tempo para um Estado aonde duas equipes efetivamente brigam pelo título, que é o América e o ABC. Então foi bom. Conquistando esse título já ganhamos crédito com o torcedor e fizemos uma Série B absolutamente segura. Em nenhuma rodada ficamos abaixo dos dez primeiros colocados e ficamos 14 rodadas no G-4".
 
Site JD: Foi realmente um bom período entre os primeiros colocados. O que acha que faltou ao América para a conquista do acesso?
Roberto Fernandes: "Talvez com um pouquinho mais de investimento e, principalmente, jogando na nossa própria casa. O América está jogando a 70km fora de Natal em função da construção do estádio que vai para a Copa do Mundo (em 2014), a Arena das Dunas. Então, tenho certeza que a gente poderia ter tido um final de ano ainda mais feliz".
 
Site JD: Você foi eleito o melhor técnico do Rio Grande do Norte de 2012. A que você atribui isso? Tem algo de especial na sua forma de trabalhar?
Roberto Fernandes: "Isso é um conjunto. É fruto, primeiro de tudo, da dedicação dos atletas, de compreenderem a filosofia de trabalho, acreditarem e se comprometerem com ela. Da credibilidade da diretoria e do apoio do torcedor. O futebol não tem erro. Nem na vitória, nem da derrota".
 
Site JD: A CBF voltará a realizar a Copa do Nordeste em 2013. Qual a sua opinião sobre o retorno da competição?
Roberto Fernandes: "Essa é uma competição que acho que tem tudo para pegar. No Nordeste não temos o mesmo handicap (termo em inglês que significa vantagem ou desvantagem) de outros Estados, como em São Paulo e Rio de Janeiro. Então são sempre competições deficitárias. Acho que a Copa do Nordeste vem para dar um up aí na questão financeira dos clubes do Nordeste".
 
Site JD: E, na sua opinião, quais serão os principais adversários do América na competição? E os mais fortes candidatos ao título?
Roberto Fernandes: "Pela diferença estupenda de cota, as equipes que estão na Série A são as principais favoritas. Acho que hoje o Vitória e o Bahia saem na frente, e não podemos esquecer da força das equipes do Ceará, o Ceará e o Fortaleza. Recife vem com o Santa Cruz, bicampeão, e o Sport. E tem as equipes que correm por fora. Acho que o futebol do Rio Grande do Norte vem crescendo e evoluindo, mas, principalmente no que diz respeito à questão financeira, não tem a condição de concorrer com as equipes de Pernambuco, Ceará e Bahia". 
 
Site JD: Já há alguma definição de novas contratações e dispensas do elenco para a temporada de 2013?
Roberto Fernandes: "O clube já definiu. Aqueles atletas que tinham contrato e que irão permanecer e aqueles que serão liberados. E agora estamos trabalhando, junto com a diretoria, na contratação. Essa é uma parte complicada porque a concorrência de início de temporada é grande e, por isso, esse assunto está sendo tratado a sete chaves".
 
Site JD: E qual o setor que você, como técnico, vê mais defasado no momento?
Roberto Fernandes: "O ataque. Foi o setor que a gente mais perdeu jogadores. Estamos perdendo os dois titulares e os dois reservas praticamente. É um setor que, nesse início de temporada, a gente vai ter que reforçar bem".
 
Com você, o Mecão é ainda mais forte. Seja Sócio!

0 comentários:

Postar um comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.