A presença do torcedor do Coritiba
no estádio Couto Pereira é a grande aposta do clube para competir em
receita com os grandes clubes de São Paulo e Rio de Janeiro. O
superintendente de futebol Felipe Ximenes afirma que o programa de
sócio-torcedor é o grande caminho para diminuir a distância de
faturamento e, assim, ter equipes competitivas.
- A única maneira de diminuir o orçamento do eixo Rio-São Paulo é o
trabalho de sócio-torcedor. Demos um salto de 2.500 sócios em janeiro de
2010 para quase 31 mil sócios em 2011. Essa receita faz a gente brigar
um pouco mais igual. Precisamos ainda fazer um trabalho de médio e longo
prazo para um crescimento sustentável. Eu acredito que estamos em um
caminho bastante interessante - disse o dirigente, convidado do programa Redação SporTV de ontem.
Felipe Ximenes afirmou que os associados representam, hoje, 40% de toda
a receita do clube e que 80% do farturamento não depende do calendário
oficial de jogos. Apesar de o ingresso mais barato para a partida contra
o Botafogo, no domingo, ter custado R$ 95, o superintendente afirma que o clube continua acessível às camadas mais populares.
- A mensalidade média de um sócio-torcedor do Coritiba é de R$ 80. Se
ele assistir a quatro jogos por mês, vai custar só R$ 20 por jogo.
Acredito que seja um preço acessível. Nós temos também plano de R$ 9,90,
que podem escolher os jogos que querem e pagar meio ingresso. Temos um
projeto de levar de 300 a 400 torcedores, que não podem pagar o
ingresso, para o jogo.
No entanto, para Felipe Ximenes, mesmo com a arrecadação do plano
sócio-torcedor, seria impossível para o clube manter um elenco
competitivo com os ingressos baratos.
Em 2011, o Coritiba ficou em 12º lugar entre os clubes que mais arrecadam no Brasil, segundo estudo da empresa de auditoria e consultoria BDO.
2 comentários:
Lendo essa reportagem vejo que o sócio do América está indo pelo caminho certo. Acho q só falta ampliar um pouco mais o leque de opções. Incluir uma opção como essa de pagar meia entrar custando 10, 15 reais por mês. O clube arrecada mais sem gastar praticamente nada e e´uma forma d quem não pode pagar 40 por Mês participar.
Sem dúvidas, o programa de sócio torcedor é importante para qualquer clube que não tenha receitas maiores de televisão. Mesmo as tendo, o Corinthians também tem um grupo grande de associados.
Porém, o que não se falou na matéria foi que o Coritiba tem uma parceria com um grupo de empresários conhecidos como "L.A. Sports", que são responsáveis por colocar jogadores no elenco alviverde.
Dessa forma, praticamente todos os jogadores importantes que hoje estão no Coxa são advindos dessa parceria, independente do número de sócio torcedores e da renda do clube.
Ponderando, o que faz o Coritiba disputar títulos da Copa do Brasil e boas posições na Série A do Brasileirão é a possibilidade de contar com esses jogadores (Lincoln, Everton Ribeiro, Anderson Aquinho e mais vários titulares e reservas) e não tanto o programa de sócio torcedor.
Postar um comentário
Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.