1 de dez. de 2011

Fifa quer evitar ‘elefantes brancos’ após a Copa

Arena das Dunas (imagem/divulgação)

A Fifa planeja realizar workshops com os futuros gestores dos estádios da Copa do Mundo de 2014 para tenta evitar o surgimento dos famosos "elefantes brancos" - obras faraônicas, mas que não se sustentam economicamente. O temor é de que as obras bilionárias acabem sendo pouco utilizadas em cidades como Brasília, Cuiabá e Natal, que têm pouca tradição futebolística e times de menor expressão nacional. A intenção é tratar os novos estádios como arenas multiuso, a exemplo do que já é feito na Europa e nos Estados Unidos.
A proposta foi informada pelo diretor de Responsabilidade Social Corporativa da Fifa, Federico Addiechi, em reunião da Câmara Temática de Sustentabilidade. O grupo reúne integrantes do governo federal e representantes das cidades-sede do Mundial para debater temas relacionados a questões como meio ambiente e mudanças climáticas no âmbito da Copa.
- A Fifa e o Comitê Organizador Local vão oferecer workshops para as doze cidades-sede com especialistas nacionais e internacionais. Os participantes ainda têm que ser definidos pelas cidades, e o conteúdo será uma combinação de práticas sustentáveis ambientais e econômicas.
Segundo Addiechi, a previsão é que os encontros comecem a ocorrer no segundo semestre de 2012, mas o modelo exato ainda não está completamente definido.
- Nós temos a ideia, temos os recursos e queremos fazer a nossa contribuição para os gestores dos estádios, para dar todas as ferramentas que conhecemos de outros países e de outras Copas do Mundo para que os estádios possam ter não só uma sustentabilidade ambiental, mas também econômica. É uma informação que já foi dada às cidades-sede, que a Fifa e o COL querem assumir mais como um legado para após a Copa.

Do Globo.com
Com você, o Mecão é ainda mais forte. Seja Sócio!

9 comentários:

Anônimo disse...

"O temor é de que as obras bilionárias acabem sendo pouco utilizadas em cidades como Brasília, Cuiabá e Natal, que têm pouca tradição futebolística e times de menor expressão nacional"

Essa é muito boa, a globo dizer que os nossos times são de pouca expresão é ruim em, pow o América Bi-campeão da Copa do Nordeste, duas vezes nos ultimos 12 anos jogando a serié A do brasileiro 32 titulos estaduais e sem contar com o outro time lá de preto que tem o titulo da serié C de 2010. Temos que abrir é os olhos a globo quer fazer com o Campeonato do Nordeste a mesma coisa que fez com o brasileirão, podem esperar que os jogos dos nossos times vão ser de 21h50 ou 22h10. Temos que ficar espertos para não sofremos ainda mais com o preconceito.

Fiquem atentos.


Felipe Fonseca - @lipemask

Anônimo disse...

...times com pouca tradição no cenário nacional...? tão de brincadeira com o Mecão . Concordo com o Felipe , temos que ficar espertos.E outra coisa , temos que "brigar" para que o América , mande seus jogos também na Arena das Dunas , pois lá é nosso por direito, jogavámos quando era Machadão e continuaremos quando for inaugurada .A respeito de times sem tradição , lembro do fato do CORINTHIANS ter sido chamado de SMALL CLUB pela imprensa inglesa. Temos sim uma cidade que tem clubes na série B do nacional e que possuem torcida muito mais apaixonada que muitos de estados maiores.
Marcos

Anônimo disse...

Time de menor expressão é a mãe.
e ainda tem gente que torce pra esses times
rj-sp

Silva disse...

A verdade é que a imprensa do " sul maravilha" nunca se conformou que tenham sidas escolhidas 4 cidades do nordeste para sediar a copa. Eles não se conformam que cidades "maiores" como Goiania e Florianópolis tenham sido excluídos. Apesar dos pesares, nosso estado está com dois clubes na série B, enquanto clubes como Santa Cruz, Remo Paysandu,Juventude, entre outros, ficam nas séries C e D ( ou mesmo ) fora de série.

paulo Vidal disse...

Esses "jornalistas" só falam besteira. Certa vez ouvi um dizer no programa "Arena SporTV": "não deveríamos ter quatro sedes no Nordeste, uma vez que são cidades muito próximas. No lugar de Natal,por exemplo, poderia ser Florianópolis".

Que dizer, 4 cidades no nordeste é perto, mas as três do sul, seriam longe ?

Anônimo disse...

PEDRO HENRIQUE disse...

A globosta não entende de nada,dizer que não temos tradiçao é brincadeira,DANE-SE A GLOBOSTA,DANE-SE O QUE ELA DIZ SOBRE NÓS.

"Ditadura da televisão ditando as regras, contaminando a nação!" Ponto de Equilibrio.

Anônimo disse...

Esse pessoal está por fora. Basta o América fazer uma campanha razoável em competições nacionais que o povão comparece em campo. É muita falta de informação.

Anônimo disse...

A globo não deveria nem comentar nada sobre o futebol do nordeste. Não é só o RN que sofre com esse preconceito, o Ceará, a Paraiba, Sergipe e Alagoas também sofrem com esses comentarios infelizes de imprens esportivas do Sul. Em nossos campeonatos, colocamos 30 mil torcedores em campo, coisa que muitos times do Sul não conseguem. Procurem ver no You tube o Clássico dos Maiorais na Paraiba, CRB e CSA em Alagoas, Ceará e Fortaleza e virão que eu tenho razão.Independente de série A, B,C e D, em nossos campeonatos, nossas torcidas dão espetáculos lindos.Sou Paraibano e moro a 12 anos em Natal e ja vi jogos lindos entre AMERICA E ABC como tambem ja vi lindos TREZE e CAMPINENSE. Com certeza esse estádio não será um elefante branco.Globo, te pesso um pouco mais de respeito com nossa casa para que possamos respeitar a sua casa. Rico ou pobre, essee o nosso futebol, NOSSA PAIXÃO. André Trezeano. Valu MECÃO

Anônimo disse...

Espero que a Globo um dia de apoio ao futebol do Nordeste, e não é o futebol de Pernambuco não porque quando a Globo fala do Nordeste, só fala de Pernambuco e Bahia e esquecem que os outros tambem torcem. Vejam no Youtube o jogo entre Treze e Fluminense do RJ e vejam quem tem maior torcida no estádio. Vão se assustar porque estão acostumados a ver os times do sul colocarem mais torcedoresmas, a algum tempo isso esta mudando. Se liguem nisso. VALEU MECÂO André trezeano

Postar um comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.