19 de out. de 2010

A carta do presidente José Maria Figueiredo

Meus caríssimos companheiros, sócios e torcedores americanos,

No início deste ano assumi a presidência do América. Não foi este um gesto ambicioso de quem deseja se projetar socialmente, mas de um torcedor abnegado que deseja ver o seu clube do coração crescer e vencer.
Natal me conhece como administrador de uma Instituição Educacional que tem se destacado por sua qualidade. Ser um educador vitorioso sempre foi um sentimento que me fez compartilhar com o sentimento muito profundo de torcedor rubro.
Facex e América são paixões que dominam o meu coração. Por esta razão, resolvi aceitar o convite de amigos que me convocaram para contribuir de uma forma mais intensa com o nosso clube: assumi a presidência. Este ato representou para mim uma doação, servir com toda dedicação ao América.
Administrar não é coisa fácil, principalmente quando colocamos sonhos de vitórias como pontos prioritários em nossas vidas. Quando colocamos metas que desejamos atingi-las a qualquer custo.
Era meu pensamento formar uma equipe de gestores que juntos trilhássemos um caminho de crescimento do América em todos os aspéctos: reestruturar a nossa sede social, criar um grupo consistente de jovens capazes de formar a equipe do futuro em todas as áreas de esporte, principalmente no futebol, fazer campanhas de associados e lutar para vencer o Campeonato Estadual e permanecer na segunda divisão. Foi uma luta intensa.
Contava ter a meu lado todos aqueles que se comprometeram na minha posse. Tive decepções amargas.
Posso ter errado, o que é próprio do ser humano, mas encontrei ao meu redor forças antagônicas, empecilhos e pedras em meu caminho. Não contava encontrar tantos obstáculos.
Hoje vejo o América sucumbindo por forças que desejam ver o meu clube tomando atitudes paternalistas e idéias ultrapassadas.
Muitas vezes deixei de impor a minha autoridade de presidente para evitar desunião no grupo. Vãs foram as minhas pretensões de união, de congregar a todos.
Afastei-me freqüentemente da minha empresa, apesar do protesto de meus filhos, para dedicar-me ao América de corpo e alma.
Revolta-me o comportamento de pessoas que não reconheceram nunca o meu esforço e tripudiam de minha honestidade e dedicação.
Eu não pedi para ser presidente do América, mas acolhi o convite com o intuito único de ser útil ao meu clube. Resta-me a consciência tranqüila de ter feito o que estava ao meu alcance.
Se não consegui unir também não desejo desagregar. Por isto deixo a presidência. Esta é uma decisão triste, amarga e dolorosa, mas necessária.
Não deixo o América; continuarei americano como sempre fui, amando o América, sofrendo com seus fracassos e sendo feliz com suas vitórias americano de coração, amigo dos americanos sinceros.
Não atirarei pedras naqueles que procurem levantar bem alto as cores rubras do meu clube, que aprendi a amar desde adolescente.
Mas amaldiçôo aqueles que tentarem destruí-lo ou dele se servirem em proveito próprio.
SAlve o América! Deus abençoe o América hoje e sempre.

José Maria Barreto de Figueiredo
Com você, o Mecão é ainda mais forte. Seja Sócio!

5 comentários:

Valdy freire disse...

Toda renuncia é um ato no minimo discutivel, mas, seria uma atitude corajosa e coerente se o Ex presidente José Maria desse una nota esclarecedora, especificando quais ações, de pessoas ou grupos, são atualmente malefica ao America(sem nominar a pessoa ou grupo), para que a a futura direção podesse tomar as decisões mais corretas, eliminando a banda podre da laranja (2º o presidente do America) e tirar o America da situação lamentavel em que se encontra.
Outro ponto que deveria ser esclarecido é se a direção anterior entregou o America sem dividas (afirmação dos Rochas) ou se entregou atolado em débitos, inclusive com cheques sem fundos (afirmação do presidente)

Anônimo disse...

Seja feliz... O sr. como Presidente sinceramente não devia tentar explicar o inesplicavel e ainda tentar justificar "Muitas vezes deixei de impor a minha autoridade de presidente para evitar desunião no grupo" Torcemos, cobramos, gritamos com uma diretoria que ficou de camarote assistindo um desastre de resultados pifios no estadual,serie B e copa do nordeste, so trocando tecnicos fracos por fracassados, sempre a espera de um milagre. Me perdoe Sr. EX PRESIDENTE DO AMERICA FUTEBOL CLUBE, mais no minimo faltou ATITUDE.Estamos vendo times muito menores que o Améria e sem a menor estrutura com excelentes resultados Serie B e C e copa do Nordeste.
Mv

Anônimo disse...

Espero e torço para o José Maria contribuir com o América fora da presidência, já que como tal, sua atuação deixou muito a desejar, não conseguiu fazer a tal falada união e nem apontar rumos na adiministração que nos levasse a acreditar que seria diferente. Também não adianta os últimos modelos de administrar que passaram pelo clube. É necessário uma gestão que moralize e profissionalize o clube, chega de amadorismo.
Walsil.

Andierison Macedo disse...

Chega de tratar o América com amadorismo.
Gestão Profissional já.
É a única saída.

Anônimo disse...

O PROBLEMA DE DR.JOSE MARIA É QUE ELE QUIZ ADMINISTRAR O AMERICA PENSANDO QUE AINDA ESTAVA NOS ANOS NOVENTA,SÓ QUE OS TEMPOS HOJE SÃO OUTROS.O AMERICA ESTA PRECISANDO MESMO É DE UNIÃO E PROFISSIONALISMO QUE AINDA NÃO CHEGOU PELA RODRIGUES ALVES.ESPERAMOS QUE DEPOIS DE TRES ANOS DE FRACAS CAMPANHAS NA SERIE B,SE RESSICLEM E SE PLANEJEM PARA QUNDO VOLTAR-MOS A MESMA SEJA COM UMA EQUIPE QUE NOS DER CONFIANÇA E PERMANECAMOS NELA POR MUITOS ANOS.

Postar um comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.