7 de set. de 2010

Para TCU, Arena das Dunas vai virar elefante branco

Pelo menos quatro dos 12 estádios da Copa do Mundo de 2014 correm risco de virar "elefantes brancos", segundo avaliação do TCU (Tribunal de Contas da União). O Vivaldão, estádio do Amazonas, o Mané Garrincha (em Brasília), o Verdão (em Mato Grosso) e a Arena das Dunas (no Rio Grande do Norte) são citados no relatório do TCU como obras que dificilmente cobrirão os custos de manutenção depois da realização do segundo Mundial de futebol no Brasil. As quatro obras somadas chegam a R$ 1,94 bilhão. No documento de 28 páginas, técnicos do tribunal de contas fazem o alerta ao declarar que "o risco associado à construção de "elefantes brancos" nas quatro cidades pode ser considerado alto". Eles alegam que o quadro se agrava nessas obras ""não somente em virtude de serem locais com pouca tradição no futebol mas também pela relação histórica entre público pagante e valor do ingresso". Os clubes dos três Estados citados e também os do Distrito Federal estão fora da primeira divisão do Brasileiro de 2010 e raramente chegam à elite do futebol nacional. No relatório elaborado para avaliar os riscos envolvendo as obras do Mundial, o TCU também dividiu as futuras arenas em três grupos. Rio, Belo Horizonte e São Paulo, que ainda não tem estádio aprovado pela Fifa, e Rio Grande do Sul estão fora do grupo tido como de risco. Paraná, Ceará, Pernambuco e Bahia vêm a seguir, listados num nível intermediário.

Da Folha de São Paulo
Com você, o Mecão é ainda mais forte. Seja Sócio!

8 comentários:

Bruno disse...

É a pura verdade.
Por falar nisso, é dada a hora de o América pensar em seu próprio estádio... já pra se livrar de dependência de estádio público.

Magno Helder disse...

A manchete da matéria por si só é tendenciosa. A Arena das Dunas não vai ser um elefante branco, pois terá mais, ou a mesma utilização (na pior hipótese), que o Machadão tem hoje. Temos que ter cuidado, porque tem muito interesse nos bastidores para tirar de Natal a condição de sede da Copa 2014. Tem capitais querendo o que já somos (sede da copa). Some-se a isso, as vantagens que teremos com as melhorias nos serviços oferecidos à população. Por isso Sérgio, é preciso cuidado nas matérias e nos interesses intrínsecos de quem as escreve. Outros riscos que sempre suspeitam-se, devem ter acompanhamento por órgãos competentes e com credibilidade. Afora isso, NATAL SEDE DA COPA 2014!!!

Fernando disse...

EU DUVIDO QUE NATAL RECEBA JOGOS DO MUNDIAL DE 2014. É SÓ A ELEIÇÃO PASSAR E TODA VERDADE IRÁ APARECER.
NÃO TORÇO CONTRA, APENAS SOU REALISTA E NOSSOS POLÍTICOS SÃO VENDIDOS MUITO FACIL.

Ricardo disse...

Com a construção de um estádio moderno e confortável, com praça de alimentação com franquias de qualidade, segurança e somado a investimentos em bons jogadores, ir a Arena da Dunas assistir jogos do Mecão será 1000 vezes mais atrativo do que ir ao Machadão hoje em dia.

Se virar elefante branco será por culpa da má administração do estádio e dos dirigentes dos clubes.

Natal precisa desse estádio e o América e sua torcida serão os maiores beneficiados.

Ano passado, o América teve ÓTIMA média de público, se levarmos em consideração:
* que o time quase foi rebaixado;
* num estádio com iluminação precária (dentro e fora);
* sem placar (por incrível que pareça);
* com uma bilheteria mal planejada;
* com lanchonetes sem estruturas e sem controle de qualidade;
* com segurança precária dentro e fora do estádio na maioria dos jogos, ;
* estacionamento precário que concorre com circos e parques;
* gramado ruim que contribui para a baixa qualidade dos jogos;


....ou seja, tudo para afastar o torcedor. Na minha opinião, o novo estádio poderá ser a salvação do América, que terá todo o potencial para atrair e aumentar o número de torcedores e patrocinadores.

Ricardo disse...

....E não precisamos de estádio próprio em local afastado.

A localização da Arena das Dunas é perfeita.

Para resolver o problema dos próximos 4 anos sem estádio, precisamos exigir reformas no Juvenal Lamartine.

Anônimo disse...

Muito bom os argumentos de Ricardo e vou um pouco mais além em dizer que a Arena poderia muito bem se valer da cultura da classe média em frequentar shoping centers, pois, com a localização e a estrutura que tem, a Arena poderia se auto sustentar através de um mix de lojas, bares, restaurantes e tudo mais que atrai essa grande parcela da população, sem falar em grandes espetáculos artísticos e porque não futebolisticos como um próprio estadual enxuto, uma copa do nordeste revitalizada e um campeonato brasileiro seja em que série for com uma boa média de público. acredito na viabilidade do estádio dessa forma, por que só pelo futebol realmente não terá a mínima condição. Portanto Arena "das dunas" das compras e também do futebol.

Ever Cunha disse...

Rpz já perdemos a Refinaria de petroleo, esse aeroporto de São Gonçalo que não sai (virou uma novela mexicana), não temos um porto compatível com a grandesa do RN, o aeroporto augusto severo é medilcre para o potencial turístico e econômico que o estado operece, não temos mais prefeito na cidade, natal parou de crescer. Não me causará espanto se Natal deixar escapar de ser uma das sede para a copa do mundo 2014.

carrasco disse...

A turma aí só está esquecendo que a "Arena das dunas" não vai abrir as portas pro América por qualquer mixaria não...Se pra jogar no Machadão o América PAGA pra jogar,imagine na tal arena!

Postar um comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.