29 de mai. de 2010

Demolição ganha outro obstáculo

Enquanto trabalha para apresentar a FIFA, dentro dos próximos 30 dias, as garantias financeiras para construção da Arena das Dunas, que servirá de palco para os jogos da Copa de 2014, em Natal. O secretário especial de Assuntos da Copa no RN, Fernandes Fernandes, vai se deparar com um novo problema. É que o artista plástico Eduardo Alexandre deu entrada ontem na Fundação José Augusto (FJA) com um protocolo solicitando o tombamento do Machadão. Caso o processo seja aceito, impedirá a demolição do estádio.
O diretor-geral da FJA, Crispiniano Neto, disse que ainda não recebeu o processo e que só poderá se pronunciar sobre o mesmo depois de conhecer o teor do documento. Porém, ele informou que a solicitação de tombamento terá de obedecer alguns trâmites, ressaltando que por enquanto nada impede a continuação das obras no local.
“A proibição de realizar a demolição ou qualquer alteração no projeto do imóvel só passa a valer depois que a ordem do processo de tombamento é aceita. Esse ainda não é o caso, já que terei de cumprir os trâmites consultando a secretaria de Educação, o Conselho Estadual de Cultura e também alguns especialistas para saber se a justificativa apresentada no processo é pertinente”, explicou Crispiniano Neto.
Além disso, a FJA também é obrigada a comunicar ao proprietário do imóvel sobre o processo de tombamento para que o mesmo tenha oportunidade de se pronunciar a respeito. Caso se mostre contrário ao processo será aberto um período de debates, mas se ficar entendido o valor histórico do imóvel o tombamento pode ser tocado sem a concordância do dono. “Em alguns casos, como o da Ponte Velha de Igapó, pode corre até à revelia dos proprietários”, avisa Crispiniano.
Eduardo Alexandre disse ter protocolado o pedido de tombamento do Machadão por acreditar que o estádio faz parte do acervo histórico do estado e que não pode ser demolido pela simples vontade de uns poucos que estão dispostos a se render ao poder especulativo do capital.
“O Machadão guarda uma boa parte da história esportiva do RN, além de possuir um projeto arquitetônico de linhas curvas, único no país. Além do mais, o autor do projeto é um potiguar Moacir Gomes, que merece todo respeito da nossa gente. Ele vinha lutando sozinho contra os poderosos em defesa da manutenção do estádio e, agora, já não está mais sozinho nessa luta, tem muita gente ao lado dele”, argumentou o artista plástico.
Além de engajado na luta de Moacir Gomes, Eduardo Alexandre alega uma razão sentimental para brigar contra a demolição. “Não me importa o estado que o Machadão se encontra. É dever do poder público mantê-lo funcionando bem e preservar suas linhas arquitetônicas. Meu pai foi diretor administrativo da antiga FENAT na época em que o estádio estava sendo construído e quando criança acompanhei todo processo de evolução da obra. Por isso, o processo de tombamento também é sentimental”, disse.
Além do mais, o autor do protocolo alega não ser pertinente derrubar um monumento daqueles, sem ter garantias sobre a construção de um novo estádio. “Nada ainda garante que o processo em andamento, devido a crise mundial por exemplo, não possa sofrer problemas de continuidade e que no lugar do Machadão passe a existir apenas um monte de escombros”, questiona.
Da Tribuna do Norte
Com você, o Mecão é ainda mais forte. Seja Sócio!

7 comentários:

Ricardo disse...

Aposto que esse "artista plástico" nem sequer frequenta o Machadão.

Só pode ser "amiguinho" do arquiteto. Vai arrumar uma lavagem de roupa!!!!!!

É evidente que a maioria da população quer a Copa do Mundo em Natal, e a derrubada do Machadão já era pra ter sido feita a muito tempo.

Se isso não acontecer, vamos sofrer do mesmo mal que sofreu os torcedores do Bahia na Fonte Nova.

Anônimo disse...

PALHAÇADA.
Que valor sentimental que nada. Esse cidadão talvez nem goste de futebol para solicitar uma aberração dessa: Pedir o Tombamento de um bem somente porque não quer que o nosso Estado seja palco de um Mundial. Será que ele também pidiu o tombamento do Juvenal Lamartine? Que também foi palco de grandes partidas e tem um valor sentimental muito grande, principalmente para os mais idosos.

Anônimo disse...

Isso é uma vergonha,esse bando de gente que não tem o que fazer ficar fazendo de tudo para Natal ficar de fora da copa de 2014 no brasil,mas não vão conseguir não porque oRN tem um dos secretarios mais COMPETENTES.

Anônimo disse...

DERRUBAR O MACHADÃO PERDER A SEDE DA COPA E FICA SEM PORRA NENHUMA. É ISSO QUE VCS QUEREM?????. CBF JA AVISOU QUE A GRANA QUEM VAI ARCAR É O RN. SOU TOTALMENTE CONTRA DERRUBADA DO MACHADÃO E ENTRAREI NA JUSTIÇA COMUM PARA IMPEDIR ESSA TRAGÉDIA. AFINAL O PATRIMONIO É DE TODOS E NÃO DE MEIA DÚZIA DE CAPITALISTA SELVAGEM, BANDO DE HOMEM PRIMATA. KKKKKKKKKKKKK

Anônimo disse...

Esses caras que querem preservar o Machadão são uns desocupados.
Aquele estádio velho e acabado não merece ficar de pé. Está uma sucata ambulante.
Não precisamos daquela velharia...
Essa do artista plástico é uma verdadeira piada.
Quem quiser viver de saudosismo basta adquirir uma máquina fotográfica e registrar os últimos momentos desse monte de cimento armado.

Até lá.
Andierison Macedo

Anônimo disse...

TORCEDOR DO AMÉRICA QUE É TORCEDOR , NÃO QUER A DERRUBADA DO MACHADÃO. ATÉ A EX GOVERDADORA NÃO SE PRONUNCIA MAIS, PQ ELA VIU QUE A COISA NÃO ANDA MAIS, JÁ TA FORA DO PRAZO. DERRUBAR E REFAZER DEMORA 2X MAIS QUE UMA REFORMA. MICARLA, TERTULUTANO, ZÉ VANILDO SÃO TUDO DA FUNERÁRIA, NA VERDADE ELES QUEREM DERRUBAR O MACHADÃO E FAZER UMA PRAÇA DE EVENTOS E DEIXAR O AMÉRICA A VER NAVIO. É ISSO QUE ELES QUEREM. COMO ELA JA FALOU EM OFF, REFORMA O JUVENALDERRUBA O MACAHADÃO E VAMO FAZER UM MEGA PROJETO PARA EVENTOS LUNÁTICO. PORQUE TUDO DA PREFEITA É LUNÁTICO, ELA COMEÇA UMA OBRA E NUNCA TERMINA. PQ? É INCOMPETENTE E DEMAGOGA DE PRIMEIRA MANO !!!!

panchovila disse...

esse cara deve ser da funeraria, tem q derrubar sim, quem vive de passado é museu, e o mecão precisa de um estádio a sua altura pra disputar grandes jogos com os times da primeira divisão.
Esse senhor deveria era tombar a casa dele e deixar as traças comerem o resto.

Postar um comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.