29 de ago. de 2009

Carta para Lúcio

Caro Lúcio,
Sinceramente, você está sendo muito ingrato com a torcida do América. Saiba que a ingratidão é um defeito terrível. Nós não merecemos isso. Lembro, como se fosse hoje, que você chegou aqui como um mero desconhecido, trazendo na bagagem apenas uma passagem apagada e meteórica pelo Sport Club do Recife. Ninguém lhe conhecia. Depois de marcar vários gols, você passou a ser o troféu que a diretoria exibia com orgulho. Todos perguntavam: como acharam um atacante tão bom e barato? Afirmo, sem medo de errar, que você foi uma das melhores aquisições do América nos últimos anos. Você foi a aposta que deu certo. Logicamente, que o mérito é todo seu. Marcou inúmeros gols e caiu nas graças da torcida. Eu mesmo aqui no blog o chamei várias vezes de "certeza de gol". Quase todo jogo você deixava o "seu", lembra? Quando não marcava, corria, era valente, suava a camisa, era exemplo para os demais. Quantas vezes você ouviu a torcida cantar "o terror, o Lúcio é matador". Pois é. Estamos com saudade do "Lúcio Matador". Você agora virou sinônimo de displicência. Incrível como erra passes. Não tem mais disposição. Arrisca até alguns piques, mas a apatia parece que lhe domina por inteiro. De longe, parece que vestir a camisa do América passou a ser um castigo. Lúcio, hoje você ultrapassou todos os limites. Na descida para o intervalo, ao perceber as vaias da torcida, teve disposição para encarar e encaixou a mão sobre a orelha numa clara postura de provocação. Você não foi correto. A torcida estava coberta de razão. No seu lugar, eu teria sido humilde e aceitaria a vaia. Agora, uma coisa você precisa esclarecer: quer sair do Mecão? que ir embora? tem uma proposta tentadora de uma grande clube? Se tiver, Lúcio, faça como Fábio Neves. Acerte a rescisão e siga a sua vida. Não existe ninguém insubistituível. Se você sair, vai chegar outro. Pode acreditar. Para finalizar, lembro agora de um que pode ser considerado insubstituível aqui no América. Souza. Ele mesmo. Só que esse, acima de tudo é americano de coração. Tem uma carreira vitoriosa, com títulos nacionais. Já vestiu até a "amarelinha". E, se você não sabe, jogou de graça pelo América. Diferente, né? Torço que você volte a ser o Lúcio do campeonato estadual. Queremos voltar a vibrar com seus gols. Só depende de você e de mais ninguém.
Atenciosamente,
Sérgio
Com você, o Mecão é ainda mais forte. Seja Sócio!

12 comentários:

Anônimo disse...

realmente lucio pisou na bola com aquela atitude.

mais em relação a carta discordo quando voce diz que souza é insubistituivel,nada disso.

souza é idolo,mais ninguem é insubistituivel,nem souza.

alguns jogadores como moura,vescio,baica,kobaishi ganharam muito mais coisas pelo America do que souza e nao são insubistituiveis,imagine souza.

sou torcedor fanatico do mecão desde os 10 anos de idade,e posso dizer que existe jogadores muitos mais vencedores na historia do América do que souza,como o proprio moura e baica.

e lucio devia decidir logo se fica ou sai, se fiar que jogue com vontade,pois a torcida quer ver raça.

Anônimo disse...

Caro Sérgio,

Só tibe oportunidade de comversar cpm vc uma vez, foi no aeroporto de Brasilia, na oportunidade, o Mecão estava na Série A e haviperdido pera o Juventude por 3X0, por isso me acho isento para falar, sua carta ao Lúcio foi perfeita. Se ele não quis vestir a camisa do nosso MECÃO, que pague a multa e vá embora. Já tivenos grandes jogadores e um dia resolveram nos deixar e continuemos vivos, para os de mais idade, o SILVA e para os mais jovens SANDRO GAÚCHO. Eles se foram e o MECÃO continua firme. Nenhum jogador, torcedor ou dirigente é insubistituível no nosso time. Apesar de toda palhaçada que fez, acho que LÚCIO merece uam segunda chance, caso ela queira.
OSMAR

Stephenson Junior disse...

Sua carta diz tudo, Parabéns!!!

Anônimo disse...

Pega leve, Sérgio, não é fácil aceitar vaias de uma torcida inteira, sendo tão jovem, e tendo sido o nome do jogo, contra o Vasco. Tendo feito tão boas partidas no ano. O reflexo pode ter sido de raiva, impensado, de cabeça quente. Lúcio ainda tem muito crédito comigo. Tomara que peça desculpas e volte à boa fase. Nós, torcida, também não somos frequentemente explosivos e às vezes injustos? Se fizesse um gol no segundo tempo, não passaria do inferno ao céu? E para Lúcio, que tire uma lição: não se briga com torcida nem imprensa, nos dias ruins, ignora-se. E nos dias muito bons ou muito ruins, pense na frase de Confúcio: "Isso também passará!" Ajuda a ficar menos eufórico ou menos triste.

João Olímpio disse...

Alguns pontos a comentar;
a um, Lúcio! " a gratidão é a forma de expressão mais eloquente em que, um homem digno, exterioriza o bem que recebe". In casu, o bem que você recebeu de nós torcedores foi confiança, carinho e um sentimento de vê-lo brilhar a cada vez que deixou a sua marca.
a dois, caro torcedor que disse que Souza não é insubstituivel, é imperioso lembrar que qualquer um pode ser eterno, desde que deixe obras ou legados que permaneçam e sejam lembrados pelos pósteres. O que Sérgio quis dizer foi: SOUZA será sempre lembrado, pois num mundo futebolístico tão arraigado ao dinheiro, ele teve a grandeza de jogar de graça pelo américa e, por esse gesto, será eterno. Se ele é eterno, é, portanto, pelo menos como torcedor-jogador, INSUBSTITUÍVEL.
a três, nao adianta ficar criticando o Lúcio e o vaiando, pois se é visível a sua falta de vontade, que passe duas ou tres rodadas sem ser relacionado sequer para o banco. Essa é a melhor forma de puní-lo e mostrar que ele é apenas mais um jogador-empregado do clube.
Por fim, Lúcio! Respeite a torcida do América e seja homem para suportar as críticas!!!

CLOVIS EMIDIO disse...

A ATITUDE DE LÚCIO É PRÓPRIA DA MAIORIA DOS BOLEIROS DO BRASIL, CARCTERIZADOS PELA FALTA DE FORMAÇÃO INTELECTUAL E EDUCAÇÃO.
O CARA ESTAVA, HÁ SEIS MESES, NO ANONIMATO. CHEGA O AMÉRICA (ATRAVÉS DE PAULINHO FREIRE) DESCOBRE O CARA, LHE DÁ A OPORTUNIDADE DE JOGAR NUM DOS PRINCIPAIS CLUBES DO BRASIL, DE APARECER PARA TODO O PAÍS POR MEIO DA NOSSA CAMISA; UM SALÁRIO MUITAS VEZES SUPERIOR À MAIORIA DA POPULAÇÃO, SUPERIOR À ABSOLUTA MAIORIA DOS PROFISSIONAIS DE NÍVEL SUPERIOR DA NAÇÃO (SEJAM MÉDICOS, ENGENHEIROS, ADVOGADOS, ETC.).
DAÍ O CARA COMPRA UM CARRO ZERO, ESQUECE TUDO O QUE FICOU PARA TRÁS (ORIGEM POBRE, FAMÍLIA CARENTE, DIFICULDADE DE SOBREVIVÊNCIA) E DESPREZA QUEM TUDO LHE DEU.
É SINISTRO!
É MUITO INJUSTA A ATITUDE DE LÚCIO, EMBORA NÃO SE POSSA ESPERAR NADA ALÉM DE UM CARA COM A SUA FORMAÇÃO.
UMA COISA PORÉM ELE JAMAIS PODE OUSAR SER, GANHANDO FORTUNAS, SE TORNANDO RICO E ABSOLUTO.
SEJA HONESTO, POIS O CRIADOR PUNE AQUELES QUE OUSAM SER DESONESTOS. UM DIA O CARA PAGA!
SE TEM PROPOSTA DA CORÉIA, ATRAVÉS DE NADAI OU HIROSHI, CHEGUE PARA A DIRETORIA E PEÇA PARA SAIR (INDENIZANDO O CLUBE 0PELO TUDO QUE LHE DEU)E SIGA A SUA VIDA. SE É DO VASCO OU DA "CASA DE CHAPÉU", AJA DA MESMA FORMA.
SEJA HOMEM E RESOLVA AS SUAS COISAS COM ALTIVEZ E CORREÇÃO.
SE NÃO TEM PROPOSTA, PROCURE AJUDA JUNTO À COMISSÃO PARA RESOLVER O PROBLEMA QUE LHE AFLIGE. JOGAR MAIS BOLA DO QUE ESTÁ JOGANDO, TODOS SABEMOS QUE VOCÊ SABE.
ENTÃO CARA, SE RESOLVA E SEJA HONESTO.
NUNCA, JAMAIS OUSE FALTAR COM O RESPEITO COM UMA NAÇÃO QUE PAGA A VOCÊ E A TODOS OS SEUS COMPANHEIROS DE ELENCO.
A TORCIDA, NO ESTÁDIO, PAGANDO O SEU INGRESSO, AINDA QUE ERRADA, ESTÁ CERTA.
ALI ESTÃO CIDADÃOS DE BEM QUE, COMO VOCÊ ANTES DE CHEGAR AO AMÉRICA, VIVEM EM DIFICULDADE E SE SACRIFICAM PARA PAGAR O INGRESSO, QUE SE TRANSFORMA NO SEU ALTO SALÁRIO DE HOJE.
RESPEITE A TORCIDA CARA!
OU O SEU FUTURO SERÁ DE VIDA CURTA NO FUTEBOL.
E AÍ, QUANDO A BOLA ACABAR, SEU DESTINO SERÁ O DA VOLTA À GUARABIRA E A DIFICULDADE DE SEMPRE, COMUM À MAIORIA DOS SEUS CONTERRÂNEOS, NORDESTINOS, POBRES.
SÓ QUE A MAIORIA DELES É COMPOSTA DE HOMENS HONESTOS, QUE RESOLVEM OS SEUS PROBLEMAS OLHANDO NO OLHO, COM DIGNIDADE, SEM ENCENAÇÃO, SEM CORPO MOLE, SEM "MIGUÉ".

Anônimo disse...

Tudo já passou!!
Esqueçam o Lúcio e pensem no Paraná Club.
Valeu!!!

VICTOR UCHOA disse...

JOAO OLIMPIO DISSE TUDO!

Anônimo disse...

CLOVIS EMIDIO disse...

A ATITUDE DE LÚCIO É PRÓPRIA DA MAIORIA DOS BOLEIROS DO BRASIL,CARCTERIZADOS PELA FALTA DE """FORMAÇÃO INTELECTUAL E EDUCAÇÃO""".

É MUITO INJUSTA A ATITUDE DE LÚCIO, EMBORA NÃO SE POSSA ESPERAR NADA ALÉM DE """UM CARA COM A SUA FORMAÇÃO""".

CARO CLOVIS, CONCORDO COM ALGUMAS COISA Q CITOU, SÓ ACHO Q FOI INFELIZ NESSES DOIS TRECHO Q CITEI, POIS ACHO Q NEM UM CIDADÃO POSSA SER CRITICADO POR SUA FORMAÇÃO... MESMO Q VC REALMENTE VENHA DE FATO CONHECER TODA ORIGEM DO LÚCIO. SEI Q NÃO JUSTIFICA A ATITUDE DO LÚCIO, MAS COM CERTEZA ISSO PODE ACONTECER COM QUALQUER UM DE NÓS... MESMO TENDO UMA BOA FORMAÇÃO E EDUCAÇÃO...

GRANDE ABRAÇO AMIGO.

SOUZA

Anônimo disse...

Calma pessoal! Já ví muita coisa pior que isso e nem por isso o jogador foi crucificado. Tá certo que ninguém gosta de ser desrespeitado, o torcedor tem todo o direito de vaiar. Mas, quem de nós já não cometeu um ato impensado??? Lúcio também é ser humano e, portanto, passível de erro.
Lúcio, cabeça fria e canja de galinha, não fazem mal à ninguém.
Confio em você e no seu futebol.(Por mim, tá perdoado). Forte abraço.

Paulo Trigueiro disse...

Li que Lucio já pediu desculpas a torcida, colegas de trabalho, dirigente e comissão técnica. Se foi de coração então parabéns ao jogador, jovem e sem muita experiência na vida e principalmente no mundo do futebol profissional.
Vejo em Lucio um bom jogador e com um futuro brilhante, caso não venha a cometer muitos erros, como o último na partida contra o Guarani.
Vamos tocar a bola para frente, pois teremos muitos adversários pela frente e até onde eu sei o jogdor Lucio é nosso aliado.

Anônimo disse...

galera, vermelha e branca acabou-se o que passo-se.portanto vamos á luta neste sb. gritar,pular,cantar. mais uma vez pelo vaqueiro est bom atleta que vai nós ajudar. o nosso mecão. que com os gols. deste domador de zagueiros e goleiros, com certeza este vai nós dar alegria balaçando o barbante do povo,páranaense ai sim. hu terror o vaqueiro e goleador hu terror o lucio e matador.o mesmo e consiente do erro. ao lado de andre vamos ter muitas alegrias.

Postar um comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.