Alguns temas foram tratados ontem em Brasília, por ocasião do lançamento do Projeto Torcida Legal, dentre eles a compra de ingressos em lotérias, o cartão de acesso aos estádios, a Lei Pelé, etc. Veja abaixo os destaques:
Ingressos em casas lotéricas
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ministro do Esporte, Orlando Silva Jr., disseram ontem que o governo federal concluiu uma proposta para que os torcedores possam comprar ingressos de futebol em qualquer casa lotérica do país.Essa ideia será levada aos clubes na semana que vem. O ingresso seria então carregado eletronicamente, como ocorre com um telefone celular.
Cartão de identificação
Cada torcedor terá um cartão de identificação. Para comprar a entrada, ele levaria o documento a uma casa lotérica. O cartão, segundo o governo, será de uso obrigatório para todos aqueles que quiserem frequentar estádios -com capacidade superior a 10 mil pessoas- a partir do Brasileiro de 2010, valendo para as séries A e B. O cadastramento dos torcedores que quiserem adquirir o cartão deve começar em junho.
Monitoramento em vídeo
O monitoramento em vídeo dos estádios e de suas imediações também passará a valer em 2010, conforme acordo de cooperação técnica entre governo, CBF (Confederação Brasileira de Futebol), CNJ (Conselho Nacional de Justiça) e Conselho Nacional de Procuradores Gerais de Justiça. Essas medidas não precisam de aprovação do Congresso.
Mudança no Estatuto do Torcedor
O presidente Lula também anunciou ontem o envio de um projeto de lei ao Congresso que muda o Estatuto do Torcedor. O texto tipifica a violência em um raio de até 5 km das arenas.Além disso, a manipulação de resultados passa a ser punida com reclusão de até seis anos e multa. Cambistas poderão pegar de um a dois anos de prisão.
Laudos técnicos
Foi assinado ainda um decreto que cria a exigência de mais dois laudos técnicos, além dos três já exigidos, para liberar os estádios para abrigar jogos.
Mudança da Lei Pelé
O presidente Lula pediu aos clubes que lhe apresentem uma proposta de mudança da Lei Pelé, que extinguiu o passe."Do jeito que está a coisa, nós nunca mais teremos o prazer de saber a escalação de um time por dois anos", falou Lula, em discurso, diante de cartolas, técnicos e torcedores.
*com informações da Folha de São Paulo
0 comentários:
Postar um comentário
Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.