Lateral-direito Puerta, do Sevilla, faleceu em decorrência de problemas cardíacos em 2007
Um estudo desenvolvido na Espanha pretende demonstrar que o coração dos jogadores de futebol é diferente dos de atletas de outros esportes, o que poderia ter alguma relação com os casos de morte súbita nos gramados.
Segundo o laboratório Genetest, que promove o estudo, a causa mais frequente da morte de atletas durante a prática de futebol é um engrossamento que ocorre nas paredes do coração. "Trata-se de uma doença genética que, como consequência do exercício intenso, pode gerar arritmias letais", disse o documento fornecido pelo laboratório.
Um grupo de 30 jogadores dos clubes Cádiz e Xerez participou do estudo, que inclui eletrocardiograma, teste de esforço, ressonância magnética, entre outros procedimentos. "O futebol é um esporte muito dinâmico. Com o tempo, ele provoca o aumento da massa muscular cardíaca", disse o documento.
Já um dos médicos envolvidos na pesquisa não hesitou ao dizer que "o coração do jogador é diferente do coração do atleta".
Fonte: Agência Estado
0 comentários:
Postar um comentário
Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.