O ministro do Esporte, Orlando Silva Jr., sugeriu que a melhor opção para clássicos disputados na capital paulista, pelo menos no momento, é contar exclusivamente com a torcida do mandante, como já ocorre em alguns países. Silva Jr. expressou a ideia a Lula após o episódio envolvendo a torcida do Corinthians no fim de semana no Morumbi. Segundo o ministro, o presidente lembrou seus tempos de torcedor e disse que gostaria de ver palmeirenses, são-paulinos e corintianos sentados lado a lado assistindo às partidas. ""No momento atual, talvez a melhor solução seja, em clássicos na capital, só o mandante ocupar as arquibancadas. Ser jogo de uma torcida só, como acontece na Argentina entre River Plate e Boca Juniors", afirmou Silva Jr.
O ministro, que estava presente no Morumbi no domingo, argumenta que o sistema de porcentagem de ingressos provoca muita tensão, e isso foi o que viu na torcida corintiana. ""Por conta da tensão criada pela restrição do acesso, que foi o que vi domingo, a melhor solução seria termos uma torcida única, do mandante. Estou certo de que muitos são-paulinos não foram ao estádio temerosos de algum risco ou tensão." ""Na impossibilidade de haver liberdade para os torcedores comprarem com liberdade os ingressos, estou simpático à ideia da torcida única neste momento. Quem sabe, mais para a frente, com outro ambiente, possamos voltar ao que o presidente Lula falou, com todas as torcidas juntas." A limitação, na opinião do ministro, no entanto, valeria somente para a capital, já que ""no interior o clima é outro". No ano passado, houve incidentes na compra de ingressos para um duelo entre Palmeiras e São Paulo em Ribeirão Preto. Um novo teste para a tese do ministro acontecerá no próximo mês, quando Corinthians e Palmeiras irão se enfrentar em Presidente Prudente. Um outro defensor da redução da percentagem de ingressos para os visitantes discorda da sugestão do ministro. ""Acho que o pouco brilho que o futebol brasileiro tem hoje acabará se adotarmos clássicos com apenas uma torcida. Continuarei trabalhando para que o percentual de 10% caia para 5%", afirma o promotor criminal Paulo Castilho. ""Eliminar uma das torcidas não é a solução. Lembre-se de que um dos piores confrontos entre torcedores na história recente em São Paulo foi entre a Mancha Verde e a TUP. E as duas torcidas organizadas são da mesma equipe, o Palmeiras", complementou Castilho. O ministro do Esporte afirmou que não teme que episódio similar ao de domingo aconteça durante o Mundial de futebol de 2014 no Brasil ou que isso prejudique a imagem do país no exterior. ""Copa do Mundo e um clássico são coisas bastante diferentes", declarou Silva Jr.
Fonte: Folha de São Paulo
0 comentários:
Postar um comentário
Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.