10 de fev. de 2009

Exemplo a ser seguido: torcida do Inter

Arte: Manoel Freire Filho

O Internacional de Porto Alegre superou o River Plate e terminou o mês de janeiro como o clube com o maior número de sócios na América Latina. O colorado soma quase 83 mil associados, pouco mais que os 82 mil do clube argentino.

Segundo reportagem da revista Exame, o Inter através de uma intensa campanha de marketing, iniciada em 2002, conseguiu multiplicar por 12 o número de associados até então concentradas em vendas de cotas para a televisão e de jogadores.

A meta da diretoria é terminar 2009, ano em que o Inter comemora o centenário, com 100.000 sócios e uma receita de 41 milhões de reais por ano. O número significaria 30% do orçamento total do clube.

No ranking mundial, o Inter ocupa a sétima posição, atrás do líder Benfica (POR), Barcelona (ESP), Manchester United (ING) , Bayern de Munique (ALE), Porto (POR) , Sporting (POR) e Real Madrid (ESP), sexto colocado.

Fonte: UOL
Com você, o Mecão é ainda mais forte. Seja Sócio!

7 comentários:

Fernando Barbosa disse...

É um sonho de todo verdadeiro americano ter um número de sócios tão grande ou maior que o Inter, mas cadê nosso marketing? Só aquela propaganda(que é muito boa)? E enquanto tivermos uma organização futebolística que todo ano faça 3 ou 4 times diferentes, com 4 a 5 tecnicos também diferentes não chegaremos nem aos 5 mil sócios. O centenario está chegando e também ninguém está pensando nesta data tão importante.

Anônimo disse...

Impossível termos tantos sócios,com esses dirigentes no comando não dá para ser sócio.Depois que esse G4 for embora de vez do mecão,volto a ser sócio.

Homero Fernandes disse...

Concordo integralmente com o amigo Fernando ... o departamento de marketing do América tem que ser mais ativo e promover campanhas de marketing ao longo de todo o ano visando o engrandecimento do nosso clube de coração, mas para nós torcedores podermos confiar na nossa diretoria é preciso que as pessoas que estão no comando dêem lugar a profissionais que sejam mais capacitados para dirigir um Clube empresa, como é o Inter de Porto Alegre e como eu queria que se tornasse o Mecão, pois para sonhos se tornarem realidade, não basta só a paixão, como eu sei que todos que fazem o América tem, mas sim um planejamento bem traçado como metas a médio e longo prazo para serem alcançadas ...

Anônimo disse...

Caros amigos,

Para conquistar associados, não basta amor ao clube. É preciso respeito ao público que se pretende atingir. Sempre faço adesão ao sócio-torcedor, mas sempre vejo o descaso com o qual o torcedor do Mecão, sócio ou não, é tratado. O pessoal da Secretaria em regra atende mal, de cara amarrada, e isto há vários anos. A Diretoria, por sua vez, às vezes toma atitudes que irritam a torcida. Como exemplo, cite-se, no passado recente, a subserviência às vontades e caprichos do abc, ou a alteração do local de entrada do sócio, que hoje se dá pelo portão 4, não sendo possível o não sócio entrar por ali. Resultado: se levar meu filho, que tem apenas 12 anos, a um jogo, tenho que deixá-lo em um portão e entrar em outro. E mais. O hoje portão 4 era a entrada tradicional da torcida do Mecão. De uma hora para outra a restringiram aos sócios, sem prévio aviso aos demais torcedores. Além disso, os associados do Inter e de outros clubes tem outros motivos para se associar, além do futebol. E o América, o que tem a oferecer aos seus torcedores, associados ou não? A lojinha do América, por exemplo, passou anos à míngua, quase sem produtos com a marca do time. Hoje, pelo que soube, tem até alguns produtos interessantes, mas poucos sabem de sua existência. Eu mesmo, quando fui fazer o título deste ano, sequer fui informado que ela estava funcionando onde até o ano passado se fazia a adesão ao sócio-torcedor. Por fim, se pensarmos que o objetivo maior de quem pretende adquirir tal título é assistir a todos os jogos do Mecão, não é difícil descobrir porque poucos se empolgam. Os que dirigem o América há muito tempo, por mais difícil que seja a missão, devem (ou deveriam) deixar de lado questões pessoais em prol do clube. No entanto, não é isso que fazem. Como abrir mão de treinadores reconhecidamente competentes e que já conquistaram títulos pelo próprio América por questões pessoais, preferindo arriscar em alguém que até o momento não demonstrou estar preparado para assumir tal encargo? Lembremos que o atual treinador já passou por outros clubes e ainda não despontou (ou será que subir um time da 2ª ou 3ª divisão do RJ conta?). Este tipo de experiência tem sido repetido com treinadores e jogadores e já vamos para o 3º ano consecutivo de vexames. Como arrebanhar novos associados deste jeito?

Anônimo disse...

O America só obterá um número de associados significativo quando resolver ter um time, aliás, ter um treinador de verdade. Nunca conseguirá um elevado número de associados com essa Diretoria que contrata um técnico do nível que contratou: Fraquissimo.

Anônimo disse...

concordo com o sócio torcedo,mas deveriamos ter realmenete uma sede social onde podecemos levar nossa familia e amigos para conhecer nosso clube de coração,termos acesso a historia do america,pois o futebol do nosso estado so e conhecido la fora porque existe america futebol clube então deverimos ter uma equipe de markteing para divulgar o nosso america

Anônimo disse...

Estive em Porto Alegre, além do marketing, a facilidade de crédito do sócio torcedor do inter é enorme. Aqui no américa existe APENAS uma modalidade de sócio, pagando a vista, ou parcelado no cartão do CLUBE. Isto não existe, em PoA existem várias modalidades de sócios (sócio torcedor para estudante, sócio para mulheres, sócio para quem vai pouco ao estádio, sócio para quem vai muito ao estádio, sócio para quem mora fora da capital) e tudo é pago mensalmente através de boleto bancário, cartão de débito e crédito, débito automático e por aí vai...

Sem falar que quando eu fui ao beira-rio, peguei um sócio-torcedor emprestado, não tive que pegar fila e nem nada. Sócio do inter entra automaticamente no estádio sem ter que passar por bilheteria.

Postar um comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.